Como configurar o Sistema de Referência Espacial no Kosmo SIG

Alterando o Sistema de Referência Espacial no Kosmo

Alterando o Sistema de Referência Espacial no Kosmo: O presente tutorial tem por objetivo expor de forma simples como iniciar um projeto no Kosmo SIG, versão 1.1, focalizaremos como selecionar o sistema de referência geoespacial. No fim desta postagem você encontrará um link para baixar a versão em PDF.

CONHEÇA O KOSMO SIG

O Kosmo é um software livre voltado para a gestão de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), construído sob a linguagem Java. O programa foi desenvolvido inicialmente pela empresa espanhola Sistema Aberto de Informação Geográfica (SAIG).

Para fazer o download da versão mais recente do Kosmo, acesse o site da OpenGIS.

INICIANDO O KOSMO

Ao iniciar o Kosmo SIG surge uma janela semelhante a mostrada abaixo onde podemos escolher entre criar um projeto novo através de uma “Nova visualização” ou de um projeto vazio. Além disso, pode-se abrir um arquivo de projeto já existente.

Neste exemplo vamos aceitar a opção padrão. Será aberta a nova área de trabalho e uma nova caixa de diálogo onde poderemos definir o sistema de referência a ser utilizado durante o trabalho.

Por default, o Kosmo traz como sistema de referência espacial ED50/UTMzone30N, que tem como código 23030. Para fazer a alteração de acordo com as necessidades do usuário devem-se seguir os procedimentos detalhados no próximo tópico.

SELECIONANDO O SISTEMA DE REFERÊNCIA ESPACIAL

Clique no botão com as reticências para que seja aberta a janela seguinte, na qual será realizada a busca do sistema mais apropriado.

Como exemplo, iremos buscar a opção SAD69/UTMzone25S. No campo Search criterion (Critério de busca) podemos optar entre buscar pelo código da projeção, pelo nome ou pela zona.

No nosso exemplo, escolhemos a opção By name (Por nome) e digitamos SAD69 e clique em Search (Buscar) – Será aberta uma lista com as projeções que incluem o DATUM SAD69.

Escolha a opção desejada (No nosso exemplo, SAD69/UTM zone 25S).

Ao iniciar o Kosmo em outras ocasiões você poderá perceber que clicando no botão com as reticências haverá alistado entre os sistemas de referência usados recentemente, o que você escolheu anteriormente.

Sendo assim, basta apenas selecioná-lo com um clique e confirmá-lo em “Aceitar”.

Após selecionarmos o sistema de referência espacial desejado, basta aceitar a nova projeção definida.

Agora sim, o Kosmo 1.1 estará no ponto de Você usá-lo como o que ele realmente é: Uma poderosa ferramenta para aplicações de Geoprocessamento.

Espero que este tutorial como os demais que serão publicados possam servir para disseminação de conhecimento, o qual não deve ser escondido, mas compartilhado.

DOWNLOAD DO TUTORIAL SOBRE KOSMO

Para baixar a versão original deste tutorial, publicado em 30 de janeiro de 2008, na versão PDF, clique no link a seguir:

Temos outros materiais sobre utilização do Kosmo SIG. Veja alguns exemplos:

Aguardamos seus valiosos comentários sobre este material digital.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Anne Schimidt disse:

    Anderson, parabéns! Este foi um excelente começo de uma carreira que hoje vemos ser brilhante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *