Apostila: Geodatabases e ArcGIS Spatial Analyst

ArcGIS - Apostila

O ArcGIS Spatial Analyst é uma extensão do programa de SIG da Esri que oferece ferramentas poderosas para analisar e modelar fenômenos, com base em imagens raster. O emprego desta extensão pode introduzir novas informações a partir de dados existentes, analisar relações espaciais, construir modelos espaciais e realizar operações complexas com rasters. E Geodatabases? Você sabe qual o objetivo desse tipo de estrutura?

O QUE É UM GEODATABASE?

Um Geodatabase (GDB) é um banco de dados relacional que armazena dados geográficos. O Geodatabase funciona como um container para armazenar dados espaciais e de atributo e relacionamentos que existem entre eles.  Um GDB pode ser classificado como Pessoal ou Multi usuários.

Geodatabases

No primeiro caso possui a extensão .mdb (um formato usado pelo Microsoft Access) e pode ser lido por múltiplas pessoas ao mesmo tempo, mas editado por somente uma pessoa por vez. Um geodatabase pessoal tem um tamanho máximo de 2 GB e armazena dados vetoriais.

Já no caso dos geodatabases multi usuários são adequados para implementações em aplicações SIG para grandes grupos de trabalhos e empresas. Eles podem ser lidos e editados por múltiplos usuários ao mesmo tempo, e podem armazenar tanto dados vetoriais como raster. GDB multiusuários são compreendidos pelo software ArcSDE e um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) tal como IBM DB2, Informix, Oracle, ou SQL Server. Os dados espaciais são armazenados no SGBD e o ArcSDE permite você visualizar e trabalhar com os dados a partir de seus aplicativos de SIG. Se você está trabalhando com um SGBD Oracle ou SQL Server, você pode se conectar diretamente a seus dados a partir do ArcCatalog ou ArcMap. Para outros SGBDs, o ArcSDE gerencia a conexão.

Livros sobre Geotecnologias

Entre as vantagens de usar um Geodatabase em comparação com a utilização de arquivos individuais como o shapefile podemos citar: Gerenciamento de dados espaciais de forma centralizada; conjuntos de feições contínuos; geometria de feições avançadas; suporte COGO; subtipos de feições; topologia flexível, baseada em regras; edição de dados mais precisa; anotações ligadas a feições; feições personalizadas; redes geométricas; referenciamento linear; controle de versões; edição desconectada; suporte a UML e ferramentas CASE.

ARCGIS SPATIAL ANALYST

Esta não é a primeira vez que abordamos em nosso site o uso do módulo ArcGIS Spatial Analyst. Você poderá encontrar um rico material sobre ele no link abaixo:

Entre as inúmeras funcionalidades desta extensão do ArcGIS podemos enumerar: Conversão de feições vetoriais (ponto, linha, ou polígono) para grades; cálculo distância de cada célula para objetos de interesse (similar a buffers); geração de mapas de densidade de feições de ponto; criação de superfícies contínuas de feições de ponto espalhadas; derivação de curvas de nível, declividade, mapas de aspecto, e relevo sombreado para essas feições; análises discretas célula por célula e mapas baseados em células; execução simultâneas de consultas booleanas e cálculos algébricos em múltiplas camadas raster; realização de análises de vizinhança e de zona e muito mais.

Apostila: Geodatabases e ArcGIS Spatial Analyst

A maioria das operações do Spatial Analyst resulta na criação de um novo raster de saída, geralmente uma grade.

DOWNLOAD SOBRE ARCGIS SPATIAL ANALYST E GEODATABASE

Esta apostila de ArcGIS que estamos indicando para download foi preparada por uma equipe da Universidade Federal do Espírito Santo (Laboratório de Topografia e Cartografia). No total são 159 páginas no arquivo PDF de 4,8 MB. Baixe sua cópia a partir do link:

Entre as páginas 3 e 83 o tema tratado é o uso e aplicação dos Geodatabases (feições simples e feições de anotação; comportamento do Geodatabase; redes geométricas.). A partir da página 84 o foco é na utilização da extensão Spatial Analyst (analisando superfícies; algebra de mapas; interpolação e distância e densidade).

Curso Online de AutoCAD

Outras dicas populares sobre a tecnologia Esri publicadas anteriormente:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo. Atualmente trabalha como pesquisador no Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Cursos de Linux - 100% Online

2 Responses to Apostila: Geodatabases e ArcGIS Spatial Analyst

  1. Renaldy oliveira disse:

    quero aprender muito sobre o arc gis. como faço para baixar as apostilas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo