Apostila: Introdução aos SIG

Apostila: Introdução aos Sistemas de Informação Geográficos (SIG)

Quer aprender os principais conceitos relacionados com os Sistemas de Informações Geográficas (SIG)? Há um excelente material publicado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), elaborado por professores renomados e que é utilizado para as aulas na Especialização em Geoprocessamento. Ele está disponível para download gratuito. Veja mais detalhes sobre este material.

MATERIAL DIDÁTICO SOBRE SIG

A apostila Introdução aos Sistemas de Informação Geográficos foi elaborada pelos professores Clodoveu Davis e Frederico Fonseca. O material foi editado em março/2001.

Entre os conceitos apresentados ao longo do material estão: Metodologia de criação de bancos de dados geográficos, características de um SIG, algoritmos e estrutura de dados geográficos, arquitetura de SIG, interoperabilidade e critérios para a escolha de um SIG.

Apostila: Introdução ao SIG

Se você quer entender melhor conceitos relacionados com tipos de representação de dados, algoritmos geométricos, topologia e indexação de dados, esta publicação é uma excelente opção.

DOWNLOAD DA APOSTILA DE SIG

A apostila tem um total de 261 páginas. Para fazer o download do arquivo, acesse o link abaixo:

Como você pode conferir por si mesmo, o material é bem detalhado e de grande qualidade. No início de meus estudos em Geotecnologias esta apostila foi de grande utilidade.

Outras dicas que vão ampliar seus conhecimentos sobre Geoinformação:

Espero que tenham gostado desta dica. Deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *