Apostila de Geoprocessamento do ICMBio

ICMBio: Apostila de Geoprocessamento

Nunca é demais termos acesso a materiais de qualidade sobre conceitos e aplicações práticas do Geoprocessamento. Nesta matéria vamos indicar uma apostila gratuita que foi elaborada por parte da equipe do Instituto Chico Mendes (ICMBio). O conteúdo da publicação fornece uma boa introdução ao ArcGIS e gvSIG.

APOSTILA DE CURSO DE GEOPROCESSAMENTO

O ICMBio disponibilizou para download, já há algum tempo, o material instrucional de um curso ministrado de introdução ao Geoprocessamento. O conteúdo abrange vários aspectos das Geotecnologias.

Os autores da publicação são Christian Berlinck, Guilherme Santos Júnior, Leonardo Figueiredo, Patrícia Rizzi, Ricardo Brochado, Mariana Fava Cheade, Adriana Rodrigues de Azevedo e Sheila Rancura. A apostila é de novembro de 2010.

Apostila de Geoprocessamento do ICMBio

Entre os itens apresentados no sumário da apostila estão: Cartografia, conceitos em SIG e Sensoriamento Remoto, Infraestrutura de Dados Espaciais, apresentando o ArcGIS, análise espacial, Google Earth, Noções de gvSIG.

DOWNLOAD DA APOSTILA DO ICMBIO

A apostila tem um total de mais de 130 páginas. Para obter sua cópia deste arquivo, clique no link abaixo:

São apresentadas explicações sobre edições de vetores, manipulação de dados alfanuméricos, geração de layout para impressão e muito mais.

Nos links a seguir você encontra outros materiais conceituais e para aplicações das Geotecnologias, todos gratuitos para download.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *