Acabo de ser infomado, através do Grupo MapServer Brasil sobre uma solução opensource bem interessante. Trata-se do wxGIS. O que ele tem de tão especial?

Se você trabalha ou pelo menos já estudou um pouco as funcionalidades do software proprietário ArcGIS, da ESRI, sabe que integrados a ele estão o ArcToolBox e o ArcCatalog, que reunem uma abrangente coleção de funções para Geoprocessamento incluindo ferramentas para gerenciamento e conversão de dados, processamento de coverages, análises vetoriais, geocodificação, análises estatísticas.

Ai é que vem a boa notícia: o wxGIS, que como já falei, é um projeto Open Source, agora possui as extensões wxGIS Catalog e o wxGIS ToolBox, que são análogos aos mencionados acima, ou seja, possuem as mesmas características.

O wxGIS está disponível para Windows (inluindo versão Portable) e Linux. Na imagem abaixo você vê um screenshot do wxGISCatalog no Linux.

Abaixo você pode conferir a interface do wxGIS Toolbox no Windows. Mais imagens do programa podem ser acessadas neste endereço. Você também pode ler mais sobre o wxGIS no blog do Marcello Benigno.

Atualmente o projeto wxGIS está na sua versão 0.2.0, você pode baixar o programa acessando a página oficial, ou através dos links abaixo:

Uma observação importante. Para instalar o wxGIS no Ubuntu é necessário alguns procedimentos que são detalhados neste link.

Agora é testar o programa de todas as formas imagináveis! Deixe seu comentário sobre o wxGIS! :D

_________________________________________________________________________________

UPDATE: Vários usuários questionaram o fato da versão stadalone do wxGIS estar em russo. De acordo com informações fornecidas pelo Esdras Andrade, o desenvolvedor do programa, o russo Barishnikov Dimitry informa que “o motivo pelo qual a versão Windows está em Russo é devido a uma lei russa que exige que programas desenvolvidos no país tem de estar na língua nativa. Caso seja em outra, o programa terá de ser registrado como uma produção estrangeira. Este problema não é verificado nas versões Linux e Portable por que já são colaborações de terceiros”

_____________________________________________________________

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo. Atualmente trabalha como pesquisador no Instituto Nacional do Semiárido (INSA)