Comparação entre ArcGIS e gvSIG na Elaboração de Mapas

Comparacao - ArcGIS X gvSIGNo processo de escolha do software de Geoprocessamento mais adequado para seu projeto é significativo que se façam testes e pesquisas sobre comparações de desempenhos entre diferentes programas. Nesta matéria você terá a indicação de um interessante artigo, publicado recentemente, e que ilustra um comparativo entre dois dos aplicativos para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) mais utilizados no mundo: gvSIG e ArcGIS.

Leia também: Artigos sobre Uso Prático do Quantum GIS

GVSIG X ARCGIS

Nos anais do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, realizado em abril de 2013, foi publicado um artigo de autoria de Talita Peixoto de Oliveira Sátiro e Silvio Jorge C. Simões, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) onde é apresentada uma relevante comparação entre os softwares gvSIG e ArcGIS.

O título completo do trabalho é: Comparação entre dois Sistemas de Informação Geográfica (ArcGIS e gvSIG) na elaboração de um mapa de potencialidade para a silvicultura baseado em elementos do meio físico – a bacia do rio Paraíba do Sul (Porção Paulista).

A metodologia adotada baseou-se na suposição de que é possível identificar e avaliar as potencialidades regionais para a silvicultura partindo da interação entre elementos do meio físico. Desta forma, utilizando-se os mesmos critérios que foram aplicados para produzir o mapa de potencialidade do ArcGIS se procurou elabora o mapa de potencialidade com o gvSIG no sentido de comparar os resultados.

A partir dos procedimentos empregados anteriormente foi possível produzir e comparar os dois mapas de potencialidade possibilitando comparar os resultados alcançados com os dois programas.

COMPARANDO MAPAS FEITOS COM ARCGIS E GVSIG

As imagens abaixo foram extraídas do artigo já citado, página 4, e ilustram o resultado obtido em ambos os softwares. O primeiro foi construído no ArcGIS e o segundo no gvSIG.

Deve-se destacar que o processo realizado no ambiente do ArcGIS foi em formato matricial e, no ambiente do gvSIG, em formato vetorial.

Mapa de Potencialidade a Silvicultura com ArcGIS
Mapa de Potencialidade a Silvicultura com ArcGIS
Mapa de Potencialidade a Silvicultura com gvSIG
Mapa de Potencialidade a Silvicultura com gvSIG

Conforme explicado em detalhes no trabalho, os mapas finais obtidos pelos dois métodos, de uma forma geral, têm as mesmas características e indicaram como áreas potenciais regiões parcialmente semelhantes. Assim, pode-se afirmar que os procedimentos metodológicos para a definição das áreas potenciais para a silvicultura do eucalipto, em escala regional, estão relativamente coerentes indicando uma correspondência parcial dos resultados.

DOWNLOAD DE ARTIGO COMPARANDO ARCGIS E GVSIG

Nosso objetivo nessa matéria é apenas de divulgar o trabalho de excelente qualidade desenvolvido pelo Sílvio e pela Talita. Recomendo fortemente que leia o trabalho na íntegra para compreender plenamente a metodologia utilizada, bem como tirar proveito das discussões realizadas pelos autores. Tire você mesmo suas conclusões sobre este comparativo:

Como é mencionado nas considerações finais do artigo, deve-se atentar ao fato de que a comparação feita entre os dois programas pode ser considerada como preliminar e necessita de maior aprofundamento, como por exemplo, por meio da exploração das ferramentas de manipulação de dados raster do software gvSIG e que não estão disponíveis de forma nativa no programa, mas apenas em extensões específicas.

Recomendo ainda que leia os seguintes itens publicados em nosso site sobre comparativo entre ferramentas de Geotecnologias:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

3 respostas

  1. Boa tarde, gostei do título do artigo. Mas foi só isso o que tenho pena.
    Tenho que pedir desculpas mas o artigo é à partida um exercício mal feito ou mal intencionado.
    Em primeiro lugar porque parte do princípio que comparar análise matricial com análise vectorial é a mesma coisa. Errado.
    Em segundo lugar porque diz que são dois dos aplicativos mais usados no mundo. Errado. Nem o gvSIG é dos mais usados no mundo, nem a extensão de análise matricial (ArcGIS Spatial Analyst) do ARCGIS é a mais usado no mundo. Existem muitos outros softwares comerciais ou livres com as mesmas ou superiores capacidades. GeoMedia (Intergraph), ERDAS Imagine (Intergraph)QGIS, etc.
    Em terceiro lugar porque o artigo fala em testes de comparação de desempenho. São testes de desempenho ou de funcionalidades? Uma coisa é fazer bem e depressa outra coisa é ter muitas e distintas opções para dar resposta às perguntas dos utilizadores.

    Just my opinion.
    GIS Senior Applications Engineer
    Portugal

    1. Prezado Jorge,
      Agradeço ao seu comentário. Primeiramente quero lhe garantir que não houve má intenção, de forma alguma, nem teria motivo para haver.
      Observe que o artigo disponível para download não é meu. Estou apenas divulgando um artigo publicado nos anais do maior evento de Geoprocessamento do Brasil. É o título desse artigo que fala em comparação. Caso tenha dúvidas, o autor do trabalho original pode lhe dar mais detalhes sobre o artigo.
      Procuro evitar publicar os posts com títulos muito longos. Veja ainda que não mencionei que foram realizados “testes de comparação de desempenho” entre estes programas. O que eu citei no início do post foi:
      “No processo de escolha do software de Geoprocessamento mais adequado para seu projeto é significativo que se façam testes e pesquisas sobre comparações de desempenhos entre diferentes programas”
      Não citei nem o ArcGIS, nem gvSIG, nem outro programa nesse trecho. Depois disso, o que eu disse foi:
      “Nesta matéria você terá a indicação de um interessante artigo… que ilustra um comparativo entre dois dos aplicativos para SIG mais utilizados no mundo: gvSIG e ArcGIS” Aqui não falo de comparação de desempenho, mais uma vez. Nem digo que eles são os mais usados no mundo. Lembre que uma lista deste tipo poderia conter, por exemplo, os 50 mais usados ao redor do globo.
      Por sim, note que eu escrevo: “Deve-se destacar que o processo realizado no ambiente do ArcGIS foi em formato matricial e, no ambiente do gvSIG, em formato vetorial.” Ou seja, não afirmo que as operações são a mesma coisa, destaco que foram processos diferentes.
      Mais uma vez, obrigado pela visita e comentário.

    2. Prezado Jorge Lopes,

      Talvez o conveniente para que entenda o que o Anderson queria dizer com esse artigo seja necessário uma leitura mais profunda do artigo a que ele se refere, de minha autoria.
      Caso tenha alguma dúvida quanto ao estudado no meu artigo fico a disposição para conversarmos a respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: