Como fazer Mosaico de Imagens no ArcGIS

Tutorial: Como fazer Mosaico de Imagens no ArcGIS

Este tutorial ensina de forma simples como realizar mosaico de dados matriciais no ArcGIS. A metodologia é válida para imagens de satélite, dados de aerofotogrametria e outros dados raster que precisem ser mosaicados.

CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS NO ARCGIS

Para o exemplo que será apresentado neste tutorial vamos construir um mosaico que abrange duas cenas de imagens orbitais de uma determinada região do estado do Pará.

As imagens a seguir ilustram a visualização destes dados no ambiente do ArcMap.

Imagens de Satélite no ArcGIS

Imagens de Satélite no ArcMap

Para geração do mosaico é importante que as cenas possuam uma área em comum (interseção) entre si.

Note que inicialmente as imagens estão com os valores NoData visíveis (bordas pretas). Vamos removê-las da visualização.

Dados Raster - Imagens de Satélite no ArcGIS

Acesse o menu Windows → Image Analysis.

Image Analysis no ArcGIS

Para ocultar as áreas pretas das imagens, clique no nome das imagens e em seguida marque a quadricula da opção “Background”. Repita o processo para cada uma das cenas. Na figura a seguir este processo já foi realizado para ambos os arquivos.

Image Analysis no ArcGIS - Ocultar Background

Abra o ArcToolBox. Ele está disponível através de um ícone na barra de ferramentas ou pelo menu Geoprocessing → ArcToolBox.

ArcGIS: Iniciar ArcToolBox

Quando o ArcToolBox for aberto, navegue pelo seguinte caminho para encontrar a ferramenta que usaremos para geração do mosaico das imagens:

  • ArcToolBox → Data Management Tools → Raster → Raster Dataset → Mosaic to New Raster

ArcGIS: ArcToolBox - Dados Raster

Na janela que será aberta vamos selecionar, em Input Raster, quais as imagens que serão mosaicadas. Em Output Location indique a pasta onde o novo dado gerado será gravado.

Em Raster Dataset Name with Extension informamos o nome do arquivo e a extensão desejada. É possível ainda nesta janela fornecer parâmetros para o sistema de referência espacial, informações radiométricas, entre outros aspectos. Por fim, clique em OK.

Fazer Mosaico de Imagens no ArcGIS

O resultado final está exemplificado na imagem abaixo.

Como fazer Mosaico de Imagens no ArcGIS

Vale lembrar que não há alteração na resolução espacial das imagens geradas através deste processo. Agora seu mosaico está pronto para ser explorado em seus projetos.

Como fazer um Mosaico de Imagens no ArcMap

O que achou deste tutorial? Ficou com alguma dúvida? Deixe suas perguntas na seção de comentários.

Canecas sobre Temas GeográficosConfira também as seguintes dicas sobre a tecnologia de SIG da Esri:

Logo teremos mais tutoriais. Aguardem!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. miqueas brito disse:

    anderson, tem como fazer um mosaico com imagens de drone no arcgis ?

  2. Diogo disse:

    to com o mesmo problema do Aldani

  3. Carolina Campos disse:

    Obrigada pela ajuda, exposta de modo objetivo é simples, garantindo o resultado. Anderson, vc poderia nos explicar sobre o significado das opções contidas em pixel tipes? Grata!

  4. Aldani disse:

    Parabéns pelo tutorial, muito didático e tranquilo. Anderson quando eu desligo o blackground ele continua preto na imagem (apenas uma das duas imagens) tentei pelo caminho: Windows-Image Analysis- clicar na imagem e delisgar o blackground; tentei direto na imagem com o botão direito-properties-symbology-ligar”display blackground value”.. Quando gera o mosaico esse blackground justamente onde as imagens se cruzam fica sem informação..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *