Análise Geoestatística de Casos de Dengue

Download: Análise Geoestatística de Casos de Dengue

Em tempos de epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus é oportuno falar sobre como as Geotecnologias podem ser úteis em análises para este nicho. Vamos divulgar aqui um artigo recente que aborda esta temática ligada ao Geoprocessamento.

ESTIMADOR DE DENSIDADE KERNEL E EPIDEMIAS

O trabalho que vamos divulgar aqui foi elaborado por Luana Ramos de Almeida e consiste em um interessante artigo com o tema Análise Geoestatística da distribuição de Casos de Dengue em Governador Valadares (MG) e sua Relação com variáveis sociais e ambientais.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasA publicação traz uma pesquisa sobre os padrões de distribuição espacial da dengue na cidade por meio do uso do estimador de densidade Kernel.

Análise de Densidade Kernel de Casos de Dengue

Os resultados sugerem a existência de várias áreas críticas (hots spots) distribuídos de maneira irregular nos bairros, podendo sofrer influência de áreas propensas à proliferação de criadouros.

DOWNLOAD SOBRE ANÁLISE GEOESTATÍSTICA

No artigo há todos os detalhes da análise realizada a partir do mapa gerado. Certamente vale a leitura deste material de 27 páginas. Para baixar, clique no link:




No artigo há os contatos de e-mail da autora e de sua orientadora. Aproveitamos para parabenizar pelo trabalho produzido.

Nos links a seguir você poderá obter mais informações conceituais e práticas relacionadas com o tema deste artigo que divulgamos.

Logo divulgaremos outros artigos relacionados com Geotecnologias aplicadas à questões de saúde pública. Aguardem e deixem seus comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Billyshelby Fequis dos Santos disse:

    Bacana Anderson e Parabéns Luana pelo trabalho.

  2. Luana Ramos disse:

    Que honra meu artigo sendo divulgado! Obrigada.

    • Luana, nós é que agradecemos por esta sua excelente contribuição.
      Até o momento, desde que publicamos este post, seu artigo já foi baixado mais de 600 vezes.
      Abraço! Parabéns!

      • Luana Ramos disse:

        Isso tudo??? Caramba, nem acredito! Que felicidade, sabia que meu esforço não ia ser em vão, Meu amigo, professor e orientar Fábio Cruz tem grande parcela nisso. Ele está orgulhoso e eu Imensamente feliz.

    • Alex Arruda disse:

      parabéns luana, sou graduando em engenharia ambiental e seu estudo vai me auxiliar em um outro parecido com o seu, muito obrigado pelo belo estudo.

  3. William disse:

    Eu estou tentando fazer uma mapa geoestatistico, mas estou enfrentado diversas dificuldades inclusive com o Qgis, teriam outros materiais ?

    • William, faça uma busca em nossa caixa de pesquisa pelos termos “Geoestatística” e “Sistema R”.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *