Cadastre-se no Grupo QGIS Brasil

Você sabia que os usuários do Quantum GIS (QGIS) podem contar com uma ampla rede de suporte gratuito? Em uma ocasião anterior comentei em uma publicação sobre como colaborar com a comunidade Quantum GIS Brasil, agora destacaremos a importância de se cadastrar e participar de forma ativa do Grupo QGIS Brasil e assim ampliar seus conhecimentos sobre este robusto e completo programa open source para SIG.

GRUPOS SOBRE GEOTECNOLOGIAS

Outros softwares livres para Geoprocessamento como gvSIG, MapServer, GeoServer e outros já têm suas listas e/ou grupos específicos já bem definidos e com ativa participação da comunidade.

A lista brasileira do QGIS, que em março de 2011 estava com apenas 14 membros registrados passou para 300 membros em setembro de 2012 e depois para a marca significativa de 660 membros em agosto de 2013.

COMO SE CADASTRAR NO GRUPO QGIS BRASIL?

Para se cadastrar no grupo QGIS Brasil, acesse: https://groups.google.com/forum/#!forum/qgisbrasil

Após fazer o login acesse a opção “Entrar no grupo para postar“.

Cadastre-se no Grupo QGIS Brasil

Escolha qual será seu nome de exibição (neste exemplo, usei “ClickGeo“) e informe como acessará as informações do grupo (se receberá algo por e-mail e com que frequência). Depois clique em Entrar neste grupo.

Cadastre-se no Grupo QGIS Brasil

Pronto! Agora você faz parte dessa comunidade que está entre as mais ativas da área de Geoinformação.

Dica adicional: Antes de postar um novo tópico no grupo, use sempre a ferramenta de busca para verificar se aquela sua dúvida já não foi respondida anteriormente. Assim evitamos duplicação de mensagens com assuntos já abordados.

Quer conhecer outros canais de aprendizado sobre Geoprocessamento? Acesse as seguintes matérias:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

20 respostas

  1. PARABENS PELA FORMAÇAO DESTE GRUPO , POIS ACHO MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL.

  2. Anderson sabes como posso encontrar tutorial das ferramentas do Mapinfo, GraphMap,e GeoChm em portugues

  3. Gostaria de saber como importar um mapa feito no Autocad (DWG) para o Qgis Quantum “Lisboa” e depois relacionar dados com uma tabela. Alguém pode me ajudar? Jabour@uai.com.br

  4. Boa tarde gostaria se alguém pudesse me ajudar no seguinte, recentemente a demanda de mapas aqui no meu trabalho aumentou e a pessoa responsável por isso não esta mais aqui, ai sobrou pra mim, ate achei muito legal em aprender sobre esse assunto, pois e muito interessante, só que a demanda esta grande de mais e não consigo fazer uma coisa:

    Tudo vem e Excel e sei que não da ai baixei o BR office para poder transformar em DBF , mas não consigo pegar o arquivo em Excel e transformar em BDF de maneira que consiga abrir em camada no QGiz…

    Aguem pode me ajudar estou muito preocupado com isso, pois a demanda só aumenta a as cobranças também.

    1. Olá Javan, você poderia explicar como fez a conversão para o DBF? Pode ter errado algo no meio do caminho. Envie também sua dúvida diretamente para o grupo QGIS Brasil.
      Abraço!

  5. Ótimo esse grupo de discussão do QGis.
    Esse é software que eu mais gosto de usar. Estou divulgando ele no curso de Geografia da UFG. Lá o software oficial é o ArcGIS. A maioria dos alunos detestam o arcgis! Ontem apresentando um seminário eu apresentei pra eles como fazer seus próprios mapas para utilizar como recurso didático em suas aulas (no caso é o curso de licenciatura). Para a minha grata surpresa o pessoal gostou muito do programa. Pela interface e por ser leve. Em breve vou divulgar também o grupo. Só não o farei agora pra ter mais tempo para fazê-los se apaixonar por esse software tb.

    Abraços

  6. como entrono grupom anderson medeiros como fasso para com prar p xex box360
    em eu nem consigo entrar no grupom

  7. Blz, não conhecia o grupo, mas agora estou participando.

    Uma pena que os feeds Atom e RSS estão com problemas, porque se não fosse o Google Reader, eu não conseguiria acompanhar tantos sites e blogs – e ficaria desatualizado certamente.

    Valeu, Anderson!

  8. Parabéns Anderson, só numa tacada foram agregados mais oito membros na comunidade.
    Quem sabe não está aí uma grande comunidade se formando.
    Até a volta.

  9. Viva Anderson,

    Acabei de me juntar ao grupo. Nunca é demais promover estas iniciativas. Na minha opinião, e nos dias que correm, o conhecimento é cada vez mais adquirido com a troca de informação, ideias e sugestões. A partilha de conhecimento, através dos meios digitais, tem cada vez mais expressão.

    Abraço

    1. Viva Madeira,
      Concordo com você, cada palavra.
      Obrigado por também se cadastrar. Fique à vontade se desejar divulgar em seu blog o grupo (seria muito bom). Creio que será excelente trocar experiência sobre o QGis com os usuários portugueses.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: