ArcGIS – Criando Model Builder

Model Builder

Às vezes nos deparamos com situações em que necessitamos realizar a mesma rotina de trabalho no ArcGIS, utilizando as mesmas ferramentas e seguindo os mesmos procedimentos, só que com o uso de base de dados diferentes.

Na tentativa de agilizar mais ainda esses procedimentos no software, podemos criar um modelo automatizado que realize essas funções.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é Analista GIS e ministra cursos GIS. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

COMO UTILIZAR A FUNÇÃO MODEL BUILDER NO ARCGIS

O ArcGIS apresenta a função Model Builder que permite criar modelos (representação simplificada e gerenciável da realidade) a partir de fluxos que unem uma sequência de ferramentas necessariamente presentes no ArcToolbox e base de dados. O Model Builder permite tanto criar fluxos de rotina de trabalho quanto criar novas ferramentas.

Compre Livros sobre Geoprocessamento, SIG e Sensoriamento Remoto

Neste exemplo, será criado um modelo para plotar pontos de coordenadas presentes em uma tabela do Excel, exportando-os diretamente como um arquivo definitivo.

Uma das maneiras de realizar esse procedimento no ArcGIS, sem utilizar um modelo, é inserindo a tabela com os pontos > Display XY Data e exportando o arquivo para criá-lo em definitivo, uma vez que ao aplicar essa função, os pontos são plotados temporariamente. Com o Model Builder, podemos criar uma ferramenta para o ArcToolbox que permitirá realizar apenas um procedimento, agilizando assim o processo.

O primeiro passo é criar uma caixa de ferramentas (Toolbox) no ArcToolbox, para isso:

Abrir o ArcToolbox > clicar com direito na parte branca > Add Toolbox > New Toolbox. Clicar em Open e o Toolbox será inserido:

Toolbox

Clicar com direito no Toolbox > New > Model e a janela Model, para criar o modelo será aberta:

Model

O Model Builder apresenta diversos comandos com diferentes funcionalidades. Para conhecê-los e saber usá-los melhor, recomenda-se ler os tutoriais explicativos do site da ESRI.

Na janela Model em interface com a do ArcMap, localizar e arrastar as ferramentas do ArcToolbox para o Model (neste caso, as ferramentas Make XY Event Layer e Feature Class To Shapefile (multiple)).

Model Builder

É possível criar dois tipos de modelos no Model Builder: os fechados e os abertos. De maneira geral, nos fechados, o usuário já adiciona e configura ao fluxo os arquivos de entrada e saída, nos abertos, podem-se utilizar os comandos do fluxo para base de dados diferente, sendo assim, devem-se criar parâmetros, o que exige a interação do usuário para adicionar e manipular a base de dados e as ferramentas.

Os parâmetros permitem ao usuário manipular e incorporar arquivos de entrada e dão a possibilidade de executar o modelo mediante um quadro de diálogo (igual a todas as ferramentas do ArcToolbox).

É importante definir os parâmetros apenas das opções de ferramentas que o usuário queira que apareçam no quadro de diálogo. Para isso, basta clicar com direito na ferramenta (janela Model) > Make Variable > From Parameter e escolher as seguintes opções:

  • Make XY Event Layer: X e Y Field, Spatial Reference, XY Table, Layer Name.
  • Feature Class To Shapefile: Output Folder.

Pode-se renomear as ferramentas, clicando com o direito e Rename, assim, facilita na hora que a caixa de diálogos se abre.

Clicar na opção Auto Layout Auto Layoutpara a organização automática do fluxograma, e em Menu Principal > Model > Save, para salvar o modelo. Feito isso, fechar a janela Model e voltar para o ArcMap (clique na imagem para ampliar).

Salvar o modelo

No ArcMap, abrir o ArcToolbox, localizar o Toolbox criado e dar duplo clique no Model e a janela com os parâmetros definidos será aberta, basta preencher as informações com os dados a serem aplicados:

Clique no Model

Resumindo, para criar um model buider no ArcGIS temos o seguinte procedimento:

Criando Model Builder - ESRI

O que acharam deste material? Deixem seus comentários e façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:

Este tutorial é participante do Concurso Cultural de Tutoriais sobre Softwares de Geoprocessamento.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

12 Responses to ArcGIS – Criando Model Builder

  1. Carlos Ribeiro disse:

    Vanessa e Anderson, Bom dia. Parabéns pela iniciativa, o Model Biulder tem a capacidade de otimizar processos em sequencia, sem duvidas é um ferramenta muito preciosa do ArcGIS.

    Quanto ao tutorial tenho uma observação. A pagina 3 surge com um figura, lá já aparecem as conexões das ferramentas, com o Layout já ajustado de forma automática. Mas, não aparece nenhum menção que esclareça como as conexões foram feitas.

  2. Lucrencio Silvestre Macarringue disse:

    Caro Anderson e usuários deste site.
    Gostaria de expor a seguinte questão:

    Tenho uma serie temporal de imagens (cerca de 230 imagens) e gostaria de fazer o recorte da área de interesse (mask) no ArcGIS.. Tem como fazer isso automaticamente usando o modelbuilder? isso para evitar o trabalho de fazer manualmente uma a uma. Se a resposta for sim, quais são os passos?

    Atenciosamente.
    Lucrencio

  3. SILVANA RIBEIRO LIPORACI disse:

    EXCELENTE MATERIAL ANDERSON E AOS DEMAIS COLABORADORES. Grata

  4. Cila disse:

    Excelente tutorial! Muito bem escrito e explicado.

  5. Jorge Santos disse:

    Tutorial excelente. Esse assunto é raramente mencionado nos blogs. O Construtor de Modelos (Model Builder) é umm recurso que, sem sombra alguma de dúvida, aumenta a produtividade durante as análises espaciais no ArcGIS.

    Como sempre, parabéns Anderson Medeiros!

    • Agradeço o comentário Jorge. O mérito dessa vez é todo da Vanessa! :)
      Realmente ela foi muito feliz no tema escolhido para este tutorial.
      Abraço forte.

      • Vanessa Cecília disse:

        Jorge, realmente encontramos pouco material em português sobre Model Builder, e ele é uma ferramenta muito boa para agilizar rotinas.

        -

        Valeu Anderson =)!

  6. Excelente tutorial. Está muito bem explicado. Parabéns Vanessa.

    • Realmente Luiz, a Vanessa está de parabéns.
      Por sinal ela enviou outros três tutoriais muito bons e que serão publicados em breve no site.
      Abraço!

    • Vanessa Cecília disse:

      Obrigada Luiz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo