12 Comments

ArcGIS – Criando Model Builder

Model BuilderÀs vezes nos deparamos com situações em que necessitamos realizar a mesma rotina de trabalho no ArcGIS, utilizando as mesmas ferramentas e seguindo os mesmos procedimentos, só que com o uso de base de dados diferentes.

Na tentativa de agilizar mais ainda esses procedimentos no software, podemos criar um modelo automatizado que realize essas funções.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é Analista GIS e ministra cursos GIS. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

COMO UTILIZAR A FUNÇÃO MODEL BUILDER NO ARCGIS

O ArcGIS apresenta a função Model Builder que permite criar modelos (representação simplificada e gerenciável da realidade) a partir de fluxos que unem uma sequência de ferramentas necessariamente presentes no ArcToolbox e base de dados. O Model Builder permite tanto criar fluxos de rotina de trabalho quanto criar novas ferramentas.

Neste exemplo, será criado um modelo para plotar pontos de coordenadas presentes em uma tabela do Excel, exportando-os diretamente como um arquivo definitivo.

Uma das maneiras de realizar esse procedimento no ArcGIS, sem utilizar um modelo, é inserindo a tabela com os pontos > Display XY Data e exportando o arquivo para criá-lo em definitivo, uma vez que ao aplicar essa função, os pontos são plotados temporariamente. Com o Model Builder, podemos criar uma ferramenta para o ArcToolbox que permitirá realizar apenas um procedimento, agilizando assim o processo.

O primeiro passo é criar uma caixa de ferramentas (Toolbox) no ArcToolbox, para isso:

Abrir o ArcToolbox > clicar com direito na parte branca > Add Toolbox > New Toolbox. Clicar em Open e o Toolbox será inserido:

Toolbox

Clicar com direito no Toolbox > New > Model e a janela Model, para criar o modelo será aberta:

Model

O Model Builder apresenta diversos comandos com diferentes funcionalidades. Para conhecê-los e saber usá-los melhor, recomenda-se ler os tutoriais explicativos do site da ESRI.

Na janela Model em interface com a do ArcMap, localizar e arrastar as ferramentas do ArcToolbox para o Model (neste caso, as ferramentas Make XY Event Layer e Feature Class To Shapefile (multiple)).

Model Builder

É possível criar dois tipos de modelos no Model Builder: os fechados e os abertos. De maneira geral, nos fechados, o usuário já adiciona e configura ao fluxo os arquivos de entrada e saída, nos abertos, podem-se utilizar os comandos do fluxo para base de dados diferente, sendo assim, devem-se criar parâmetros, o que exige a interação do usuário para adicionar e manipular a base de dados e as ferramentas.

Os parâmetros permitem ao usuário manipular e incorporar arquivos de entrada e dão a possibilidade de executar o modelo mediante um quadro de diálogo (igual a todas as ferramentas do ArcToolbox).

É importante definir os parâmetros apenas das opções de ferramentas que o usuário queira que apareçam no quadro de diálogo. Para isso, basta clicar com direito na ferramenta (janela Model) > Make Variable > From Parameter e escolher as seguintes opções:

  • Make XY Event Layer: X e Y Field, Spatial Reference, XY Table, Layer Name.
  • Feature Class To Shapefile: Output Folder.

Pode-se renomear as ferramentas, clicando com o direito e Rename, assim, facilita na hora que a caixa de diálogos se abre.

Clicar na opção Auto Layout Auto Layoutpara a organização automática do fluxograma, e em Menu Principal > Model > Save, para salvar o modelo. Feito isso, fechar a janela Model e voltar para o ArcMap (clique na imagem para ampliar).

Salvar o modelo

No ArcMap, abrir o ArcToolbox, localizar o Toolbox criado e dar duplo clique no Model e a janela com os parâmetros definidos será aberta, basta preencher as informações com os dados a serem aplicados:

Clique no Model

Resumindo, para criar um model buider no ArcGIS temos o seguinte procedimento:

Criando Model Builder - ESRI

O que acharam deste material? Deixem seus comentários e façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:

Este tutorial é participante do Concurso Cultural de Tutoriais sobre Softwares de Geoprocessamento.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

12 comments on “ArcGIS – Criando Model Builder

  1. Vanessa e Anderson, Bom dia. Parabéns pela iniciativa, o Model Biulder tem a capacidade de otimizar processos em sequencia, sem duvidas é um ferramenta muito preciosa do ArcGIS.

    Quanto ao tutorial tenho uma observação. A pagina 3 surge com um figura, lá já aparecem as conexões das ferramentas, com o Layout já ajustado de forma automática. Mas, não aparece nenhum menção que esclareça como as conexões foram feitas.

  2. Caro Anderson e usuários deste site.
    Gostaria de expor a seguinte questão:

    Tenho uma serie temporal de imagens (cerca de 230 imagens) e gostaria de fazer o recorte da área de interesse (mask) no ArcGIS.. Tem como fazer isso automaticamente usando o modelbuilder? isso para evitar o trabalho de fazer manualmente uma a uma. Se a resposta for sim, quais são os passos?

    Atenciosamente.
    Lucrencio

  3. EXCELENTE MATERIAL ANDERSON E AOS DEMAIS COLABORADORES. Grata

  4. Excelente tutorial! Muito bem escrito e explicado.

  5. Tutorial excelente. Esse assunto é raramente mencionado nos blogs. O Construtor de Modelos (Model Builder) é umm recurso que, sem sombra alguma de dúvida, aumenta a produtividade durante as análises espaciais no ArcGIS.

    Como sempre, parabéns Anderson Medeiros!

    • Agradeço o comentário Jorge. O mérito dessa vez é todo da Vanessa! :)
      Realmente ela foi muito feliz no tema escolhido para este tutorial.
      Abraço forte.

      • Jorge, realmente encontramos pouco material em português sobre Model Builder, e ele é uma ferramenta muito boa para agilizar rotinas.

        Valeu Anderson =)!

  6. Excelente tutorial. Está muito bem explicado. Parabéns Vanessa.

    • Realmente Luiz, a Vanessa está de parabéns.
      Por sinal ela enviou outros três tutoriais muito bons e que serão publicados em breve no site.
      Abraço!

    • Obrigada Luiz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo