Dica para Recuperar arquivos de Projetos no QGIS

Dica para Recuperar arquivos de Projetos no QGIS

Já aconteceu de você ao tentar abrir um arquivo de projeto do QGIS ser surpreendido com uma mensagem de erro indicando que, para seu “desespero” o arquivo estava de alguma forma corrompido? Neste tutorial iremos fornecer uma dica rápida para recuperar estes arquivos.

ARQUIVOS DE EXTENSÃO *.QGS

Como você talvez já saiba bem, os arquivos de projeto do QGIS são gravados com a extensão *.qgs. Estes arquivos não são bancos de dados nem gravam dentro de si os dados geográficos utilizados em seus projetos.

Estes arquivos armazenam metadados do projeto tais como: Sistema de referência de coordenadas, retângulo envolvente do projeto e de cada camada, caminho até cada um dos arquivos, cores utilizadas nos layers, entre vários outros parâmetros.

Para observar a estrutura (interna) completa de um arquivo de projeto gerado no QGIS, basta clicar com o botão direito no arquivo e escolher a opção de abri-lo usando um editor de textos como o bloco de notas ou WordPad.

Veja um exemplo ilustrativo de um trecho de um arquivo chamado Projeto01.qgs (clique para ampliar):

QGIS: Como Recuperar arquivos de Projetos

Mas, o que fazer quando o projeto é de alguma forma corrompido? Veja como proceder.

Este tutorial também está disponível em formato de vídeo em nosso Canal no Youtube. Você já se inscreveu nele? É gratuito!

COMO RECUPERAR PROJETOS NO QGIS

Já observou que quando salvamos nosso projeto, além de criar um arquivo como nome_do_projeto.qgs o QGIS gera automaticamente um arquivo com um nome bem semelhante, mas com um sinal de ~ (til).

Recuperar arquivos de Projetos no QGIS

Neste exemplo, caso o arquivo Projeto01.qgs seja corrompido, basta renomear o outro (que serve de backup automático), removendo o sinal de til do fim do nome. Seu projeto estará preservado!

Na imagem abaixo, renomeamos o arquivo que apresentou problemas para Arq_Corrompido_Projeto01.qgs e fizemos uso do arquivo reserva.

Dica para Recuperar arquivos de Projetos no QGIS

Feito isso, abra o projeto e realize todas as operações que forem de seu interesse.

Tutorial: Dica para Recuperar arquivos de Projetos no QGIS

O que acharam deste tutorial? Já conheciam esta dica? Leia mais sobre este poderoso software livre de SIG:

Aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Giovanni disse:

    Interessante dica, no AutoCAD funciona da mesma forma, com os arquivos .bak

  2. Excelente dica Anderson. Recentemente tive um problema com um arquivo de projeto corrompido. Por sorte tinha um backup desse projeto, mas ainda sim perdi algumas alterações. Grande abraço.

    • Sei bem como é isso Narcélio. Já sofri com a perda de alguns arquivos de projeto até o dia que descobri essa possibilidade.
      Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *