Como Extrair Curvas de Nível de um MDE com ArcGIS

Como Extrair Curvas de Nível de um MDE com ArcGISComo obter curvas de nível a partir de um modelo digital de elevação (MDE)? Esta pergunta será respondida neste nosso tutorial. O processo envolve uma atividade bastante comum em projetos de Geoprocessamento, pois engloba dados geográficos com grande aplicabilidade em vários ramos (gestão urbana, meio ambiente, construção civil, etc). Este material ilustra o exemplo de uma das inúmeras ferramentas do ArcToolBox, do ArcGIS.

COMO GERAR CURVAS DE NÍVEL NO ARCGIS

Neste exemplo vamos gerar as curvas de nível a partir de um MDE visualizado no ArcGIS, conforme está ilustrado na imagem abaixo.

MDE com ArcGIS

Acesse o menu GeoprocessingArcToolBox, como na imagem, ou clique diretamente no ícone correspondente na barra de ferramentas.

ArcToolBox, do ArcGIS

Após abrir o ArcToolBox, navegue pelo seguinte caminho: Spatial Analyst ToolsSurfaceContour (dê um clique duplo sobre esta opção).

ArcToolBox - ArcGIS

Na janela Contour, informe em Input raster informe a camada correspondente ao MDE, que neste nosso exemplo se chama DEM. Em Output polyline features indique o diretório onde serão salvos os vetores das curvas de nível.

Indique em Contour interval a equidistância entre os valores das curvas a ser processadas (neste exemplo estamos trabalhando com 0,1 m = 10 cm). Por fim, clique em OK para que se inicie o processo.

Extrair Curvas de Nível de um MDE com ArcGIS

As imagens abaixo exemplificam o resultado que podemos obter seguindo os passos anteriores.

Como Extrair Curvas de Nível de um MDE com ArcGIS

Aplicando certo nível de zoom podemos verificar melhor o vetor gerado.

Curvas de Nível de um MDE

O que acharam do processo? Imaginavam que era algo tão simples?

Aguardamos seus comentários sobre este tutorial e deixamos a recomendação que leia também as seguintes matérias:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Comentários via Facebook

comments

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

7 Responses

  1. Tatiana disse:

    Ola,
    gostaria de saber se funciona também para curvas em shp do ibge que vem sem valor. No arc 10
    obrigada

  2. Felix disse:

    Bom Dia
    Bem legal o passo a passo, só queria saber como que se gera curvas de nível no ArcGis a partir de pontos cotados de uma tabela externa (já executei o “join” da planilha xls com o ArcGis).

  3. Oseias Valiejus disse:

    Bom dia !
    Muito bom esse passo a passo ! Tenho uma dúvida, consegui fazer exatamente como está aqui no tutorial, mas porém meu MDE é uma imagem SRTM com resolução espacial de 90m, e quando preciso representar as curvas de nível em escala de até 1:50.000 ou ainda o resultado visualmente não fica legal. Gostaria de saber, qual a melhor maneira de suavizar as curvas, deixá-las mais apresentável para um produto final ?

    Obrigado !

    • Olá Oseias, como vai?
      No caso, qual a distância entre as curvas que você está gerando para este SRTM?
      Abraço!

      • Oseias Valiejus disse:

        São com equidistância de 1m, pois preciso mostrar em propriedades de até 1.000 ha, sei que não é o MDE mais indicado pra essa situação, mas é o que tenho no momento.

  1. […] Como obter curvas de nível a partir de um modelo digital de elevação (MDE)? O processo envolve uma atividade bastante comum em projetos de Geoprocessamento,  […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos de Geotecnologias com inscrições abertas para Natal/RN