Como Extrair Curvas de Nível de um MDE com ArcGIS

Como Extrair Curvas de Nível de um MDE com ArcGISComo obter curvas de nível a partir de um modelo digital de elevação (MDE)? Esta pergunta será respondida neste nosso tutorial. O processo envolve uma atividade bastante comum em projetos de Geoprocessamento, pois engloba dados geográficos com grande aplicabilidade em vários ramos (gestão urbana, meio ambiente, construção civil, etc). Este material ilustra o exemplo de uma das inúmeras ferramentas do ArcToolBox, do ArcGIS.

COMO GERAR CURVAS DE NÍVEL NO ARCGIS

Este tutorial está disponível também em vídeo. Aproveito para convidar você para se inscrever gratuitamente em nosso Canal no Youtube:

Neste exemplo vamos gerar as curvas de nível a partir de um MDE visualizado no ArcGIS, conforme está ilustrado na imagem abaixo.

MDE com ArcGIS

Acesse o menu GeoprocessingArcToolBox, como na imagem, ou clique diretamente no ícone correspondente na barra de ferramentas.

ArcToolBox, do ArcGIS

Após abrir o ArcToolBox, navegue pelo seguinte caminho: Spatial Analyst ToolsSurfaceContour (dê um clique duplo sobre esta opção).

ArcToolBox - ArcGIS

Na janela Contour, informe em Input raster informe a camada correspondente ao MDE, que neste nosso exemplo se chama DEM. Em Output polyline features indique o diretório onde serão salvos os vetores das curvas de nível.

Indique em Contour interval a equidistância entre os valores das curvas a ser processadas (neste exemplo estamos trabalhando com 0,1 m = 10 cm). Por fim, clique em OK para que se inicie o processo.

Extrair Curvas de Nível de um MDE com ArcGIS

As imagens abaixo exemplificam o resultado que podemos obter seguindo os passos anteriores.

Como Extrair Curvas de Nível de um MDE com ArcGIS

Aplicando certo nível de zoom podemos verificar melhor o vetor gerado.

Curvas de Nível de um MDE

O que acharam do processo? Imaginavam que era algo tão simples?

Aguardamos seus comentários sobre este tutorial e deixamos a recomendação que leia também as seguintes matérias:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Comentários via Facebook

comments

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

11 Resultados

  1. Lucas disse:

    Bom dia,
    Em qual local você conseguiu a imagem com 1m de resolução?

  2. Polyane disse:

    Anderson, eu consigo puxar as coordenas UTM do Excel para gerar as curvas de nivel? Estou precisando demonstrar no mapa as curvas de nível junto com os dados de uma sondagem.. Obrigado!

  3. Juliana disse:

    Se eu traçar uma linha em cima dessas curvas de nível ela já vem com as informações altimétricas na tabela? Obrigada

    • Juliana, poderia explicar melhor o que você deseja fazer?
      A curvas geradas no ArcGIS já terão anexadas a elas as cotas.
      Abraço!

  4. Tatiana disse:

    Ola,
    gostaria de saber se funciona também para curvas em shp do ibge que vem sem valor. No arc 10
    obrigada

  5. Felix disse:

    Bom Dia
    Bem legal o passo a passo, só queria saber como que se gera curvas de nível no ArcGis a partir de pontos cotados de uma tabela externa (já executei o “join” da planilha xls com o ArcGis).

  6. Oseias Valiejus disse:

    Bom dia !
    Muito bom esse passo a passo ! Tenho uma dúvida, consegui fazer exatamente como está aqui no tutorial, mas porém meu MDE é uma imagem SRTM com resolução espacial de 90m, e quando preciso representar as curvas de nível em escala de até 1:50.000 ou ainda o resultado visualmente não fica legal. Gostaria de saber, qual a melhor maneira de suavizar as curvas, deixá-las mais apresentável para um produto final ?

    Obrigado !

    • Olá Oseias, como vai?
      No caso, qual a distância entre as curvas que você está gerando para este SRTM?
      Abraço!

      • Oseias Valiejus disse:

        São com equidistância de 1m, pois preciso mostrar em propriedades de até 1.000 ha, sei que não é o MDE mais indicado pra essa situação, mas é o que tenho no momento.

  1. […] Como obter curvas de nível a partir de um modelo digital de elevação (MDE)? O processo envolve uma atividade bastante comum em projetos de Geoprocessamento,  […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

news_ebook