Você já conhece o OpenStreetMap (OSM)? Este projeto já se tornou um dos mais completos da área de mapeamento colaborativo. Como descrito em seu próprio site oficial, ele é “um mapa livre e editável do mundo todo”, permitindo visualizar, editar e usar dados geográficos de inúmeras partes do globo. Sabia que é possível obter esses dados em formato geográfico vetorial do tipo shapefile?

DADOS OPENSTREETMAP E SHAPEFILE

A dica de hoje sobre o OSM é a seguinte: Na wiki do projeto há informações sobre como fazer o download de dados do OpenStreetMap no formato shapefile de inúmeras partes do mundo, inclusive do território nacional brasileiro!

Conforme explicado em uma matéria no blog Mapeando o Brasil (MB), para fazer uso destes dados há dois requisitos a ser atendidos: Converter os dados para seu banco de dados e recortar a região de interesse.

A notícia melhor ainda é que, ainda de acordo com o blog MB, algumas iniciativas deixam este trabalho pronto. Um exemplo disso é o portal cloudmade.com, que disponibiliza recorte por países.

Para acessar a página de download dos dados referentes ao Brasil, clique no link abaixo ou na imagem nesta postagem.

A imagem abaixo ilustra uma amostra dos dados disponíveis no link acima, visualizados no software livre Kosmo GIS.

Dados OpenStreetMap do Brasil no Formato Shapefile no Kosmo GIS

Percebeu a poderosa informação disponibilizada por eles? É possível baixar os dados do OpenStreetMaps, no formato shapefile, de todo o Brasil, em um arquivo com cerca de apenas 100 MB.

É importante lembrar que como estes mapas são construídos com levantamento por GPS de navegação, a base cartográfica está sujeita a erros que variam na ordem de 3 a 15 metros, em média.

E-BOOK SOBRE OPENSTREETMAP

Recentemente publiquei uma matéria sobre um livro digital que aborda como tema o OSM. A publicação está disponível para download gratuito. Você já baixou sua cópia?

E vocês? Que uso têm feito dos dados do projeto OpenStreetMap?

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo. Atualmente trabalha como pesquisador no Instituto Nacional do Semiárido (INSA)