3 Super Dicas para Usar Melhor o Software QGIS

Dicas para Usar Melhor o Software QGIS

O QGIS é um software simplesmente fantástico, com um crescente leque de recursos para atividades de Geoprocessamento. As dicas que vamos fornecer neste artigo serão úteis para quem deseja usar este programa de forma mais eficiente.

1. NOME DE USUÁRIO DO SISTEMA OPERACIONAL

Fique atento ao nome do usuário, em especial no Sistema Operacional (SO) Windows. Muita gente já quebrou a cabeça com várias mensagens de erro por conta desse detalhe que muitas vezes é totalmente ignorado pelos utilizadores iniciantes do QGIS.

A experiência da comunidade ao longo do tempo já deixou claro que usar nome de conta usuário que sejam compostos apresentando espaços, caracteres especiais ou acentos pode prejudicar o desempenho do QGIS em operações que envolvam funções Python e outros recursos do programa.

3 Dicas Valiosas para Usar Melhor o Software QGIS

Em resumo evite nomes de usuário como: Anderson Medeiros (com espaço), JoãoSilva (com acento), José-Souza (com acentuação e caractere especial) ou Maria Conceição (com espaço e acentuação), etc.

Em vez disso, procure usar nomes como por exemplo: Anderson, AndesonMedeiros, JoaoSilva, JoseSouza, mariaconceicao, etc.

2. CAMINHO PARA OS ARQUIVOS DE DADOS

Seja organizado! Essa dica tem relação com a anterior pois também envolve algo que pode perturbar o desempenho do QGIS.

Com todas as suas forças evite criar pastas com arquivos e dados diversos em sua área de trabalho (comumente chamado de Desktop) ou em outros locais que tornem o caminho absoluto até eles muito longo ou com espaços ou acentuação nos nomes dos diretórios.

Qual seria uma forma adequada de organizar nossos dados para serem acessados e processados pelo QGIS? Veja a sugestão indicada abaixo, que é a que utilizamos nos cursos que ministramos (clique para ampliar a imagem):

Organização de Dados para Uso no QGISNote na imagem acima que criamos uma pasta chamada CursoQGIS (sem espaços) no diretório raiz. Dentro delas temos várias pastas, uma para cada tipo de arquivo, sempre sem caracteres especiais, acentos ou acentuação.

Além disso, em cada pasta seguimos este padrão nos subdiretórios. Por exemplo, dentro da pasta vetores há subpastas com shapefiles (shapes), arquivos CAD (DXF, DWG, DGN, etc), Google (KML, KMZ) e assim por diante.

3. OS DOIS TIPOS DE INSTALAÇÃO DO QGIS

Você sabia que há dois tipos de instalação do QGIS e que em uma delas são habilitados mais funcionalidades do programa que na outra?

Primeiramente existe a instalação básica, chamada também de Expressa ou Standalone é indicada para usuários iniciantes. Ela é muito simples de ser realizada, sendo do tipo “Avançar, Avançar, …, Avançar, Concluir“. Entretanto, nem todos os recursos ficam disponíveis ou devidamente configurados por este método.

3 Super Dicas para Usar Melhor o Software QGIS

Já a instalação avançada ou completa exige conexão com a internet e é mais detalhada, exigindo uma maior compreensão do processo por parte do usuário que está instalando o programa. Por este método você poderá ter em suas mãos ainda mais do poder que o QGIS tem a oferecer.

Quer ter acesso a um vídeo exclusivo onde ensinamos como fazer a instalação avançada do QGIS? Veja como conseguir isso:

Envie um e-mail com o assunto “Instalação do QGIS” através de nosso formulário de contato informando sobre seu interesse em ver este conteúdo especial. Logo enviaremos os dados de acesso gratuitamente para você!

Em nosso curso de uso avançado do QGIS exploramos diversas possibilidades oferecidas através da instalação completa.


DICA COMPLEMENTAR SOBRE SOFTWARE QGIS

Recomendamos que você faça o download e leia na íntegra o interessante documento disponibilizado no site Processamento Digital onde são dadas outras preciosas dicas sobre utilização do QGIS. Você poderá acessar o artigo no link abaixo:

Não deixe de conferir também as seguintes dicas relacionadas com o QGIS e suas aplicações:

O que acharam deste artigo? Deixem seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 respostas

  1. Oi professor Anderson! Obrigada pelas dicas. Vou ter em conta para organizar as pastas de dados para serem acessados e processados pelo QGIS. O padrão é muito útil também quando muitos usuários trabalham no mismo projeto e não há forma de esquecer o caminho dos dados Input e dos dados Output.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: