Diferença entre Merge do Editor e do ArcToolbox

ArcGIS MergeNem todas as ferramentas do ArcToolbox são encontradas fora dessa caixa de ferramentas, entretanto, outras são encontradas porém, com alguma diferença. É o caso da ferramenta Merge que existe dentro do ArcToolbox e dentro da barra de ferramentas do Editor. Quando aberta no ArcToolbox, ela apresenta a função de combinar vários arquivos de entrada da mesma geometria (só polígonos, só linhas ou só pontos), criando um único novo arquivo.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é pesquisadora e consultora autônoma nas áreas de Geoprocessamento e análise ambiental. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

OBSERVAÇÕES SOBRE MERGE NO ARCGIS

Tome em consideração o seguinte exemplo: Têm-se dois shapefiles de Drenagem (linha), sendo um correspondente ao Rio Principal e o outro aos Afluentes. Utilizando-se o Merge do ArcToolbox, esses dois shapefiles são unidos, gerando um novo shapefile de linha com as duas informações.

Abra o ArcToolbox → Data Management Tools  General → Merge. Na janela aberta:

  • Input Datasets: Inserir os shapefiles que serão unidos;
  • Output Dataset: Pasta e nome para o arquivo de saída.

Merge

Rio Principal

Afluentes

Já o Merge do Editor tem a função de unir feições dentro de um mesmo shapefile, mais claramente, une linhas da tabela de atributos. Por exemplo:

  • Têm-se um shapefile de Drenagem (linha), com o Rio Principal e os Afluentes (o resultante do procedimento anterior), aonde cada segmento vetorizado recebe essa diferenciação na tabela de atributos.
  • Caso o usuário precise/queira simplificar as informações da tabela de atributos mantendo apenas duas colunas, uma com todos os Rios Principais e outra com todos os Afluentes, deve utilizar o Merge do Editor. Para isso:

Merge do Editor

  • Habilite a barra de ferramentas do Editor, clicando em: Customize  Toolbars Editor;

Clique em Editor  Start Editing, abrir a tabela de atributos do shapefile, selecionar todas as linhas que tenham a informação que se queira unir (ex: Afluentes), clicar em Editor  Merge:

Diferença entre Merge do Editor e do ArcToolbox

A janela que se abre solicita que o usuário selecione qual segmento/linha da tabela de atributos deve ter as informações mantidas para o dado final.

Caso todos os seguimentos apresentem as mesmas informações, pode-se selecionar qualquer um. Repita o procedimento para todas as opções que se queira unir na tabela de atributos.

Merge

O resultado é a obtenção de informações mais simplificadas, como se pode verificar na diferença das tabelas de atributos antes e depois do Merge:

ArcGIS: Diferença entre Merge do Editor e do ArcToolbox

Resumindo este processo exposto no tutorial, temos:

Diferença entre Merge do Editor e do ArcToolbox

O que acharam deste material? Deixem seus comentários e façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Comentários via Facebook

comments

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

11 Resultados

  1. Ricardo Araujo disse:

    Tenho um arquivo SHP de linhas de estradas e caminhos, pórem ele tem várias linhas cruzando o mesmo caminho e trajetória; algumas há sobreposição outras apenas deslocamentos centimétricos. Como faço para gerar um novo arquivo SHP aonde elimine e não contenha os traçados sobrepostos e os deslocados; fique apenas um.

  2. Camile disse:

    Bom dia Anderson. Tenho um shape com vários objetos e respectivos atributos formados de uma segmentação. Depois de classificar a imagem, gostaria de juntar os objetos pertencentes a mesma classe em um só objeto, porém sempre que tento mesclar no QGIS o programa trava. Teria outra alternativa?
    Obrigada e parabens pelo site.

  3. Aline Andrade disse:

    Bom dia!
    Preciso fazer merge de atributos de um mesmo shapefile, porém são vários registros. Existe alguma funcionalidade onde passo o parâmetro para unir os registros?

  4. David Mbangui Dacosta disse:

    O hábito que se tem é do uso do Merge Editor… Valeu a aplicação … já a venho experimentando durante a manhã. Esta muito facilitadora nas operação! Maravilha resplendida!

  5. Maíra disse:

    Olá Anderson!
    Sou iniciante no arcGIS e precisava de uma ajuda….
    Eu tenho uma imagem de satélite das baías de Florianópolis, nela eu tenho um polígono do continente e um da ilha já unidos, ou seja, tem um “vazio” que representa a área da baía entre os polígonos. Sabes como eu faço pra transformar esse “vazio” em outro polígono?
    Obrigada!

  6. Paulo disse:

    Como faço para voltar o comando MERGE (Ex: tenho 5 linhas juntas, quero deixar cada linha individual). Obrigado

  7. pablo penido disse:

    alguem poderia me ajudar, meu arc gis 9.3 já esta intalado, so que quando vou mecher em algumas ferramentas do arc toobox esta dando acesso negado pedindo lincessa pra ultilizar, como posso resolver esse problema?

  8. Rafhael disse:

    Diferença simples que faz toda diferença, e que não é encontrado na toolbox.

  9. Rafhael disse:

    Valeu, me ajudou muito.

  10. Kaio Allan Cruz Gasparini disse:

    Muito bacana Anderson parabéns, o Dissolve tb é uma excelente ferramenta para o caso do merge do editor, porém essa ferramenta vai criar um outro shapefile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *