Diferença entre Merge do Editor e do ArcToolbox

ArcGIS Merge

Nem todas as ferramentas do ArcToolbox são encontradas fora dessa caixa de ferramentas, entretanto, outras são encontradas porém, com alguma diferença. É o caso da ferramenta Merge que existe dentro do ArcToolbox e dentro da barra de ferramentas do Editor. Quando aberta no ArcToolbox, ela apresenta a função de combinar vários arquivos de entrada da mesma geometria (só polígonos, só linhas ou só pontos), criando um único novo arquivo.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é pesquisadora e consultora autônoma nas áreas de Geoprocessamento e análise ambiental. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

OBSERVAÇÕES SOBRE MERGE NO ARCGIS

Tome em consideração o seguinte exemplo: Têm-se dois shapefiles de Drenagem (linha), sendo um correspondente ao Rio Principal e o outro aos Afluentes. Utilizando-se o Merge do ArcToolbox, esses dois shapefiles são unidos, gerando um novo shapefile de linha com as duas informações.

Abra o ArcToolbox → Data Management Tools  General → Merge. Na janela aberta:

  • Input Datasets: Inserir os shapefiles que serão unidos;
  • Output Dataset: Pasta e nome para o arquivo de saída.

Merge

Rio Principal

Afluentes

Já o Merge do Editor tem a função de unir feições dentro de um mesmo shapefile, mais claramente, une linhas da tabela de atributos. Por exemplo:

  • Têm-se um shapefile de Drenagem (linha), com o Rio Principal e os Afluentes (o resultante do procedimento anterior), aonde cada segmento vetorizado recebe essa diferenciação na tabela de atributos.
  • Caso o usuário precise/queira simplificar as informações da tabela de atributos mantendo apenas duas colunas, uma com todos os Rios Principais e outra com todos os Afluentes, deve utilizar o Merge do Editor. Para isso:

Merge do Editor

  • Habilite a barra de ferramentas do Editor, clicando em: Customize  Toolbars Editor;

Clique em Editor  Start Editing, abrir a tabela de atributos do shapefile, selecionar todas as linhas que tenham a informação que se queira unir (ex: Afluentes), clicar em Editor  Merge:

Diferença entre Merge do Editor e do ArcToolbox

A janela que se abre solicita que o usuário selecione qual segmento/linha da tabela de atributos deve ter as informações mantidas para o dado final.

Caso todos os seguimentos apresentem as mesmas informações, pode-se selecionar qualquer um. Repita o procedimento para todas as opções que se queira unir na tabela de atributos.

Merge

O resultado é a obtenção de informações mais simplificadas, como se pode verificar na diferença das tabelas de atributos antes e depois do Merge:

ArcGIS: Diferença entre Merge do Editor e do ArcToolbox

Resumindo este processo exposto no tutorial, temos:

Diferença entre Merge do Editor e do ArcToolbox

O que acharam deste material? Deixem seus comentários e façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

4 Responses to Diferença entre Merge do Editor e do ArcToolbox

  1. Rafhael disse:

    Diferença simples que faz toda diferença, e que não é encontrado na toolbox.

  2. Rafhael disse:

    Valeu, me ajudou muito.

  3. Kaio Allan Cruz Gasparini disse:

    Muito bacana Anderson parabéns, o Dissolve tb é uma excelente ferramenta para o caso do merge do editor, porém essa ferramenta vai criar um outro shapefile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo