Trabalhando com Direção e Mergulho de Camada no ArcGIS

Direção e Mergulho de Camada no ArcGIS

De acordo com o Glossário Geológico do IBGE (1999), fratura é a descontinuidade que aparece isoladamente em uma massa rochosa, não correspondendo nem a uma junta nem a uma falha. As fraturas são espacialmente identificadas através das informações de sua direção e mergulho de camada, que constituem a altitude do plano de fratura.Você já conhecia estes conceitos? Veremos neste tutorial como utilizá-los no ambiente do ArcGIS.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é Analista GIS e ministra cursos GIS. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

CONCEITOS TÉCNICOS IMPORTANTES

Leia Também: 100 Tutoriais em Português sobre o Software ArcGIS

É importante que tenhamos bem claros na mente os seguintes conceitos:

  • Direção: Orientação em relação ao norte, de uma linha resultante da interseção da superfície ou plano de uma camada com um plano horizontal imaginário;
  • Mergulho: Ângulo diedro entre o plano de uma camada e um plano horizontal. O mergulho é medido em um plano vertical imaginário perpendicular à direção da camada (Glossário Geológico IBGE, 1999).

As camadas horizontais apresentam inclinação (ou mergulho) de 0º e as verticais de 90º. O mergulho é perpendicular à direção da camada.

A maneira de enunciar a direção é: “N” (Norte), seguido do ângulo formado entre a linha de interseção e a linha que aponta o norte, e seguido de “E” (Lestes) ou “W” (Oeste), conforme o quadrante para o qual essa linha está voltada. O mergulho é enunciado pelo ângulo seguido do quadrante. Ex.: 45 SW (PERONI, Rodrigo. Geologia Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2003).

Direção e Mergulho

(Fonte: http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/Geologia-Cap9.pdf)

As informações de estruturas geológicas podem ser representadas tanto como pontos quanto linhas.

Geoestatística: conceitos e aplicações

No caso dos pontos, a informação de direção e mergulho da camada deve ser representada considerando seu ângulo, de maneira que a informação seja corretamente interpretada.

PROCEDIMENTOS NO ARCGIS

Adicione o arquivo de ponto das estruturas no ArcMap e alterar a simbologia conforme padrão de geologia;

Observe que todos os pontos encontram-se na mesma direção.

Adicionar o arquivo de ponto das estruturas no ArcMap e alterar a simbologia conforme padrão de geologia

Verifique se as informações de Mergulho e Direção de Mergulho encontram-se na tabela de atributos:

Mergulho e Direção de Mergulho

Para alteração a direção dos pontos de acordo com as informações da tabela de atributos, é necessário rotacionar os pontos, para isso:

Abrir as propriedades do shapefile, clique com o direito no nome da camada em:

  • Table Of Contents > Properties > Symbology > Features/Categories > Advanced > Rotation

Na janela que se abre, na opção Rotation Points byAngle in this Field, marcar a opção da tabela de atributos que apresenta as informações de direção de mergulho (0º a 360º).

Rotation Points by Angle in this Field

Os pontos serão rotacionados, cabe ao usuário inserir o Label correspondente à coluna com os dados de ângulo de mergulho (0º a 90º) e o dado será corretamente especializado no ArcGIS:

Label correspondente à coluna com os dados de ângulo de mergulho

Corretamente especializado no ArcGIS

Resumindo o procedimento, temos:

Trabalhando com Direção e Mergulho de Camada no ArcGIS

O que vocês acharam deste material? Gostaria de pedir que deixassem seus comentários e, se desejarem, façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:

Leia outras dicas sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIG):

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo. Atualmente trabalha como pesquisador no Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Cursos de Linux - 100% Online

8 Responses to Trabalhando com Direção e Mergulho de Camada no ArcGIS

  1. Bruno Rigon disse:

    Olá Anderson…

    Utilizei a técnica para orientação de fotografias de relatório de campo, deu certinho.

    Abraços.
    Bruno.

  2. Edgar Pinto disse:

    Adorei os tutoriais, eles de facto sao uma maravilha para quem trabalha com sigs. Parabens

  3. Vanessa Cecília disse:

    Obrigada Bernardo!
    :)

  4. Bernardo C C Cunha disse:

    Muito Bom!
    Parabéns à autora. Compartilhar conhecimentos faz parte do viver cidadão.

    • Agradeço pelo comentário Bernardo.
      Abraço!

      • Ruben Mamani disse:

        Aprezado Bernardo.

        obrigado por a informacao feitano site, mais tenho uma comsulta, a posicao do numero e correito quando ela tem so direcao, o sempre o requerimento no Arc Gis es sempre obter na tabela primero no direcao do mergulho…

        muito obrigado

        Ruben

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo