Como Dissolver Geometrias no ArcGIS

Operação Dissolve no ArcGIS

A operação conhecida por Dissolve, também chamada de Agregação, consiste em um procedimento sobre dados vetoriais onde as fronteiras entre feições são eliminadas de modo a formarem uma única entidade. Esta união das geometrias é feita com base num campo de valor em comum entre os registros da tabela. Como fazer isso no ArcGIS?

USANDO A OPERAÇÃO DISSOLVE NO ARCMAP

Este tutorial é sobre um processo realmente simples, mas muito usual em projetos de Geoprocessamento. Os dados que iremos utilizar é o mesmo de outros de nossos materiais. Trata-se de um shapefile com a divisão municipal da Paraíba (223 feições). Para baixar o arquivo, clique aqui.

Note na imagem a seguir que na tabela de atributos há um campo chamado Nome_Meso. Esta coluna possui quatro classes temáticas (valores diferentes): Sertão Paraibano, Mata Paraibana, Borborema e Agreste Paraibano. A ideia é dissolver as centenas de polígonos em apenas 4 entidades.

Como Dissolver Geometrias no ArcGIS

Acesse o menu Geoprocessing e escolha a opção Dissolve. Note que, como mostrado na imagem a seguir, o próprio ArcMap já indique a utilidade da ferramenta ao dizer que ela é usada para agregar feições tendo por base um atributo específico.

Dissolve no ArcGIS

Quando a janela Dissolve for aberta, indique em Input Features qual é a camada que deseja trabalhar. Em Output Feature Class indique o nome da nova camada e o local onde ela deve ser armazenada.

Não esqueça de marcar o campo que será usado para o processamento das geometrias. Vale lembrar que neste exemplo estamos interessados em usar como referência o campo Nome_Meso. Por fim, clique em OK.

Tutorial: Operação Dissolve no ArcGIS

A figura que apresentamos na sequência exemplifica o resultado obtido. É importante ressaltar que a qualidade do produto gerado está diretamente relacionada com os dados de entrada. Se seu arquivo inicial possuir falhas de topologia (ilhas topológicas, por exemplo), isso afetará a operação.

Como Usar a Operação Dissolve no ArcGIS

Antes de concluir, é interessante recordar que este não é o único meio para dissolvermos geometrias no ArcGIS. As outras formas poderemos apresentar em tutoriais futuros.


ARTIGOS, TUTORIAIS E E-BOOK SOBRE USO DO ARCGIS

Gostaria de saber qual desses conteúdos você mais gosta de consumir em nosso site sobre ArcGIS: Tutoriais, dicas de leitura de artigos sobre aplicação prática ou manuais e e-books sobre o programa?

ClickGeo: Treinamentos em GeotecnologiasAgradecemos desde já seus comentários sobre este questão acima e aproveitamos para recomendar o acesso e consulta aos seguintes materiais:

Fiquem à vontade também para dar suas sugestões de tema para futuros tutoriais e outras postagens!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *