Documento Técnico sobre SIG e Agricultura de Precisão

Documento Técnico sobre SIG e Agricultura de Precisão

O Laboratório de Agricultura de Precisão (LAP) da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou um documento técnico que comenta sobre o potencial dos softwares livres de SIG para neste nicho de aplicação tão importante que é a agricultura de precisão.

SIG NA AGRICULTURA DE PRECISÃO

Em geral, a maioria dos dados coletados para utilização na Agricultura de Precisão são baseados em pontos, como a amostragem de solo em grade e mesmo mapas de produtividade. Apesar disso, as decisões e operações aplicadas, como as recomendações de aplicação de fertilizantes em taxa variável e o delineamento de unidades de gestão diferenciada são baseadas em polígonos.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasAssim, existe se torna necessário estimar os valores de determinadas características em locais que não se tem dados conhecidos. Esse processo é feito através do uso de diferentes métodos de interpolação, que utilizam a informação dos lugares com dados e a distância de separação dos pontos para estimar o valor nos locais desconhecidos.

Download: Documento Técnico sobre SIG e Agricultura de Precisão

Os programas de SIG, o que inclui os open source, oferecem opções para interpolação de forma simplificada, para facilitar o seu uso, mas ao mesmo tempo usando ferramentas avançadas, que permitam a comparação de diferentes modelos através de técnicas estatísticas como a validação cruzada, a fim de que o resultado da interpolação melhor represente a distribuição espacial do atributo em estudo.

O material em questão menciona como indicação para este tipo de estudo, bem como para operações de Processamento Digital de Imagens (PDI) e álgebra de mapas, os softwares QGIS, Spring e outros disponíveis inclusive para dispositivos móveis.

DOWNLOAD SOBRE AGRICULTURA DE PRECISÃO E SIG

O documento Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para Agricultura de Precisão está disponível para download no link abaixo:




Os autores do boletim técnico são Rodrigo G. Trevisan e José P. Molin. Não deixe de ler estes materiais relacionados com o tema aqui tratado:

Logo teremos outras dicas de materiais e outros conteúdos sobre Geoprocessamento e aplicações práticas na agricultura.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *