Manual sobre gvSIG no Manejo de Modelos Digitais do Terreno

Manual sobre gvSIG no Manejo de Modelos Digitais do Terreno

O Instituto Geográfico Nacional da Espanha disponibilizou um manual gratuito sobre uso do software gvSIG para manipulação de Modelos Digitais do Terreno (MDT). Este conteúdo certamente é de interesse para quem deseja compreender melhor esta fonte de informação geoespacial.

GVSIG E MODELOS DIGITAIS DO TERRENO

Este material é um verdadeiro guia detalhado sobre manipulação de MDT usando o programa gvSIG. Seu autor é Juan Carlos Ojeda Manrique.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasDiversos tópicos deste manual apresentam os passos necessários para a análise de modelos digitais usando os recursos do módulo Sextante abordando itens como extração de curvas de nível, geração de perfil longitudinal e criação de secções transversais.

Manual sobre gvSIG no Manejo de Modelos Digitais do Terreno

O e-book trata ainda da preparação de relevo sombreado, análise de visibilidade e de relevo, cálculo de orientações e gerenciamento de dados LIDAR no gvSIG. O material é todo muito bem ilustrado com dezenas de imagens que detalham cada passo dos processos.

DOWNLOAD DE MANUAL SOBRE GVSIG E MDT

Para efetuar o download deste material em PDF, com 31 páginas, basta clicar no link abaixo:



Embora este guia não seja baseado nas versões mais recentes do gvSIG ele ainda é plenamente funcional. Recomendamos fortemente sua leitura.

Não deixe de conferir também:

Logo teremos novos tutoriais sobre o gvSIG e suas várias aplicações.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *