10 Comments

Explorando o Site do Projeto Spring

Vocês trabalham, em nível acadêmico ou profissional, com o Spring (Sistema para Processamento de Informações Georreferenciadas)? Sei que não é notícia de hoje, mas não quero deixar de documentar aqui o lançamento do Spring. A nova versão está disponível para Windows e Linux, 32 e 64 Bits. Para fazer o download é necessário fazer um cadastro gratuito. Por falar no Spring, vocês já exploraram ao máximo o que o site do projeto tem a oferecer?

Você sabia que ele pode ser exatamente o que você precisa para aprender importantes conceitos sobre Geoprocessamento, além, claro, da operação do próprio software?

Vou comentar a partir de agora algumas seções da página oficial do Spring que merecem nossa atenção especial.

SPRING: TUTORIAL DE GEOPROCESSAMENTO

Link: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/tutorial/

Durante minha formação acadêmica esta seção me ajudou muito a entender detalhes significativos sobre diferentes conceitos estudados em Geotecnologias. Alguns dos tópicos abordados:

MANUAIS INTERATIVOS

Link: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/manuais.html

Nesta seção você encontrará um instalador de um tutorial para o Spring 5.1 em 10 (dez) aulas, um mini curso realizado no LatinoWare2008 e o material de um curso de Geoestatística com laboratórios no Spring para download, apenas este último material é em inglês. Há também outros links interessantes nesta página.

PUBLICAÇÕES

Link: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/publicacoes.php

É uma lista de projetos e trabalhos acadêmicos que apresentam a produção científica elaborada a partir da utilização do Spring  buscando mostrar aos usuários de Geotecnologias a aplicabilidade deste software. Periodicamente o INPE disponibiliza novas versões com melhorias e correções.

DADOS RELACIONADOS AO SPRING

Link: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/dados.html

Esta seção é de visita obrigatória para quem deseja entender melhor as características dos dados com os quais o Spring trabalha. Por exemplo, você poderá obter a descrição completa do formato de intercâmbio de dados do ASCII-SPRING, sobre o formato de dados do SPRINGWeb e muito mais.

LINKS DE SUPORTE

Link: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/suporte.html

Neste espaço você encontrará o link para páginas de suporte ao usuário tais como a Comunidade Virtual Spring. Também é nesta página que você obterá informação sobre como dar sua sugestão de melhorias ou de implementação de novas funções.

Vocês já tinham analisado mais a fundo estas páginas do site do Spring? Leia também o artigo publicado na 4a. edição da Revista FOSSGIS Brasil:

Conhece algum GeoLink que merece receber um maior destaque? O que achou desta postagem? Deixem seus comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

10 comments on “Explorando o Site do Projeto Spring

  1. Pessoal,

    estou desenvolvendo minha dissertação, na UFPE, sobre o uso de sensoriamento remoto no ensino de Geografia física.

    Estou com uma pequena grande dificuldade em recortar uma imagem de modo que ela fique apenas com a área de um determinado município.

    Será que alguém poderia me dá uma dica?

    Grato.

    Gustavo Borges
    Recife.

  2. Olá Anderson,
    Eu gostaria de fazer uma distribuição espacial com dados de chuva para o estado do Ceará, no perído de 2000 a 2010, nos meses de janeiro a maio. Fiz uma divisão em 3 intervalos nesses dados 80 a 99 mm, de 100 a 149 mm e acima de 150mm. Seria possivel eu fazer essa distribuição espacial usando o spring? Eu gostaria de fazer um mapa para cada ano e para cada intevalo desse citado acima. Isso é possivel no spring? Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Gláucia, tudo bem?
      Sim, é possível com certeza. Você já tem os dados cartográficos ou apenas tabulares? Já trabalha com o Spring ou está ainda escolhendo o software?
      Abraço!

      • Oi Anderson,

        Eu na verdade ainda estou escolhendo o software, entrei em contato com um amigo meu que já trabalha com o spring e ele me sugeriu esse software ( ele me sugeriu fazer um mapeamento vetorial) e lendo algumas informações gostei muito, e gostaria de trabalhar com o spring. Eu tenho só dados tabulares como: data, preciptação, municipios atingidos. Seria preciso eu ter a Latitude e Longitude de todos os municipios do Ceará? Eu estou fazendo um trabalho na área de eventos extremos e desastres naturais e queria fazer esse mapeamento espacial das chuvas intensas dentro do período de 2000 a 2010, no estado do Ceará (com esse dados que tenho). Depois também se possivel, fazer um mapeamento dos sistemas atmosféricos que atigiram esses municipios onde ocorreram chuvas intensas. Isso é possivel também fazer no spring?
        Mais uma vez obrigada pela atenção.
        Glaucia.

  3. Caro,

    Sou usuário do Spring, para fins acadêmicos. Fico a disposição para qualquer tipo de ajuda, mesmo que ainda não saiba tudo sobre o software.

  4. Olá Anderson.

    Como vai na vida nova? Espero que tudo bem.

    Gostaria de te pedir um favor, se possível. Gostaria de saber se você pode desenvolver um desenho com os símbolos do SPRING e do TerraView, como este que você criou aqui nesta postagem. Acho que devemos divulgar mais esses dois programas, e um desenho bacana, que os integre seria uma opção de divulgação.

    Não o faço eu mesmo pois não domino ferramentas de edição vetorial como você, o Sadeck e o JpSantos.

    Desde já agradeço.

    Um abraço.

    • A nova vida está maravilhosa, graças a Deus.
      Na verdade eu não domino este tipo de programa. Estas ilustrações eu monto usando um programa gratuito para geração de logomarcas (Logo Maker) ai combino de forma simples imagens de licença livre. Mas vou ver o que posso fazer para ajudar. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo