14 Comments

GeoLISTA: Saiba onde encontrar dados Geoespaciais

GEOLISTA - GeoprocessamentoNão há como falar em Geotecnologias sem pensar em dados geoespaciais. Concordam? Conforme já expliquei na série como desenvolver um GIS, a etapa de coleta de dados geográficos em geral envolve considerável investimento financeiro. Algo que muitos ainda não sabem é que a internet está cheia de repositórios destes dados, onde bases cartográficas de qualidade aceitável para determinadas aplicações são disponibilizados gratuitamente.

Você sabe onde encontrar estes dados? Agora esta tarefa de busca ficou bem mais fácil, com o lançamento da segunda edição da GeoLISTA!

LISTA DE SITES COM DADOS GEOGRÁFICOS GRATUITOS

Elaborada por Marcus Carvalho e revisada por Angelica Maio, a GeoLISTA é um documento de mais de cinquenta páginas que apresenta uma relação de páginas da internet que disponibilizam gratuitamente dados e informações geoespaciais.

GeoLISTA: Saiba onde encontrar dados Geoespaciais

Além de terem tido o cuidado de selecionar os links onde poderemos encontrar os dados, eles ainda classificaram os endereços em três categorias: Dados vetoriais, dados matriciais (raster) e dados tabulares.

A GeoLISTA foi publicada numa edição anterior do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR).

DOWNLOAD DA GEOLISTA

Faça já o download da GeoLISTA (7,7 MB) a partir do link oficial abaixo:

Deixem seus comentários pessoal com impressões e sugestões.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

14 comments on “GeoLISTA: Saiba onde encontrar dados Geoespaciais

  1. Anderson,
    Excelente trabalho! Um documento que resume esses links facilitam bastante as nossas buscas na internet e diminuem o nosso tempo de pesquisa.
    Eu sou especialista em geoprocessamento e trabalho atualmente com desenvolvimento de aplicações web que utilizam informações geográficas. Atualmente estou usando a biblioteca javascript jVectorMap. O pessoal aqui na comunidade conhece alguma outra biblioteca similar para sugerir?
    Abrcs

  2. Ola poderia me ajudar em um trabalho? Gostaria de saber dados geograficos do Aterro do Flamengo e sua extensao exata. Grata.

  3. Faltou o http://geosisemanet.meioambiente.mg.gov.br/ daqui de Minas, onde encontra o ZEE também…

  4. Esqueceram de um dos mais interessantes SIGWEB do mundo!

    http://geoportal.cascavel.pr.gov.br

    E logo vai sair a versão 2.0.

    Acessem!!!

  5. O link está quebrado. Teria como postar novamente essa lista!

    Muito Obrigado

    • Caio,
      Falei com um dos autores da lista, ele disse que o site da UFF que está fora do ar, mas deve ser restabelecido ainda hoje. Ok?
      Abraço!

  6. [...] Não há como falar em Geotecnologias sem pensar em dados geoespaciais. Concordam? A etapa de coleta de dados geográficos em geral envolve considerável investimento financeiro.  [...]

  7. Caros colegas,

    fico realmente MUITO feliz em ler estas críticas sobre a GeoLISTA!!!

    Elas nos motivam a prosseguir!!!

    Anderson, MUITO obrigado pela divulgação.

    Tenho recebido por e-mail sugestões, “cobranças” para incluir mais sites, críticas, informes sobre a divulgação (fiquei sabendo que foi divulgada na DGC do IBGE onde estagiei), entre outros. Em breve irei atualizar a GeoLISTA e divulgar mais novidades (tô meio enrolado com o mestrado agora).

    Abraço, meu amigo!!!

    P.S.: mais uma vez, parabéns pelo ótimo blog!!!

    • Marcus,
      Mais do que bem merecida toda esta divulgação. Em breve teremos uma divulgação ainda maior da GeoLISTA, não se preocupe! :D
      Abraço!

  8. Incrível.
    As coisas assim ficam bem mais fáceis.
    Valeu.

  9. Excelente iniciativa. Para nós, alunos de graduação, isso tem grande valor.
    As maiores dificuldades que vejo dentre meus colegas é onde encontrar os dados. Vou divulgar isso.

    Abraços Anderson

    • Pode divulgar à vontade Murilo.
      O trabalho é realmente muito bom. Obrigado por seus comentários.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo