Dados SRTM: Uso do Geoprocessamento na Análise Ambiental

Uso do Geoprocessamento na Análise Ambiental

A utilização de dados SRTM é muito usual em projetos de Geotecnologias que envolvem aplicação para o Meio Ambiente. Nesta matéria vamos indicar um artigo que exemplifica isso utilizando com software de SIG o ArcGIS.

GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE AMBIENTAL

O artigo em questão tem o título Uso do Geoprocessamento como subsídio à Análise Ambiental: Imagem SRTM na Geração dos Mapas Hipsométricos e de Declividade das Bacias Difusas da Barragem Boa Esperança no Estado do Piauí. O trabalho foi publicado em 2012.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasA publicação procurou  demonstrar a importância do uso dos Sistemas de Informações Geográfica (SIG) como subsídio para a analise ambiental, a junção de dados georreferenciados e a proposição de alternativas para diminuição de impactos identificados no ambiente.

Uso do Geoprocessamento como subsídio à Análise Ambiental: Imagem SRTM na Geração dos Mapas Hipsométricos e de Declividade

O artigo procurou caracterizar a utilização de imagem SRTM como base para a geração de mapa hipsométrico e de declividade das bacias difusas mencionadas em seu título.

A metodologia utilizada para confecção dos mapas baseia-se na triangulação de Delaunay, em qual utiliza os valores das cotas para geração da classificação do relevo. Foi empregada a extensão 3D Analyst do ArcGIS.

DOWNLOAD DE ARTIGO SOBRE USO DO ARCGIS

Os resultados alcançados na geração dos mapas demonstram a eficácia da metodologia aplicada. Para fazer o download do artigo completo, acesse o link abaixo:

Como comentado pelos autores, os produtos gerados podem subsidiar os estudos ambientais, permitindo maior integração dos resultados e contribuindo para o planejamento.

Recomendamos que leia também os seguintes conteúdos:

Não deixe de comentar sobre o que você achou deste post.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *