Geoprocessamento x Geotecnologias: Sacadas de GEO – N° 1

Geoprocessamento x Geotecnologias: Sacadas de GEO - N° 1

Qual é a diferença entre Geoprocessamento e Geotecnologias? Esta dúvida é muito comum e gera bastante confusão na mente em especial de quem está começando a estudar sobre o tema. No primeiro vídeo da série Sacadas de GEO procuramos esclarecer este assunto.

DIFERENÇA ENTRE GEOTECNOLOGIAS E GEOPROCESSAMENTO

Como este é o primeiro vídeo da série decidimos “começar pelo começo” por explicar a diferença conceitual entre os termos Geotecnologias e Geoprocessamento de forma simples e direta. O vídeo tem apenas 3 minutos e 20 segundos.

Nosso objetivo não é sermos dogmáticos, querendo impor uma definição como sendo a única válida. Mas deixar claro para nosso público estas definições fundamentais de nosso nicho de atuação.

Caso não esteja visualizando o vídeo nesta página, clique nos links a seguir para assistir direito no Youtube ou Facebook:



Por favor, se você não concorda com a explicação dada no vídeo, fique à vontade para comentar sobre sua visão referente a estes conceitos. Este é um espaço aberto para discussão.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasEm um futuro conteúdo desta série vamos conversar sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Caso você tenha alguma sugestão de tema para os vídeos, envie uma mensagem para o e-mail contato@clickgeo.com.br.

Dicas extras relacionadas com o assunto que abordamos hoje:

Se você gostou do vídeo não deixe de compartilhar nas redes sociais, dar seu “like” e comentar. O feedback de vocês é muito importante para nosso trabalho.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. cynthia disse:

    Parabéns Anderson!
    Sou professora de SR e SIG na UFC e sempre acompanho e uso suas sugestões de material.
    Gosto muito do ClickGEO!!!

  2. Luiz Henrique disse:

    Parabéns Anderson pela iniciativa!
    Saiba que muito dos meus “primeiros passos” em Geoprocessamento foi através das suas postagens e dicas!
    Um abraço.

  3. Caio Sérgio disse:

    Gostei muito dessa série Sacadas de GEO que iniciou. Sempre acompanho suas postagens e você está de parabéns !!!!
    Quero sugerir algumas outras perguntas que alguns colegas sempre faziam:
    SIG é o software para se fazer Geoprocessamento ???
    O que é datum, sistema de projeção e georreferenciamento ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *