Extração de Curvas de Nível no QGIS com GRASS

Extração de Curvas de Nível no QGIS com GRASS

Como extrair curvas de nível a partir de um Modelo Digital de Elevação (MDE)? Neste tutorial vamos explicar como fazer isso usando o QGIS. Este processo tem grande aplicabilidade em vários ramos como planejamento urbano, meio ambiente e vários outros.

COMO GERAR CURVAS DE NÍVEL NO QGIS

Em dois tutoriais publicados anteriormente tratamos da geração de curvas de nível usando a ferramenta disponível no menu raster do QGIS e também falamos sobre como realizar o procedimento inverso, ou seja, construir um MDE a partir de isolinhas.

Nos links abaixo você pode conferir estes dois tutorais:




Para o presente tutorial vamos usar um MDE de excelente resolução espacial, 1 metro. A imagem abaixo ilustra a visualização do dado no ambiente do software QGIS.

Tutorial: Extração de Curvas de Nível no QGIS com GRASS

Vamos usar o módulo do GRASS que vem integrado ao conjunto de ferramentas do menu Processar. Assim, acesse a opção indicada na imagem a seguir.

Extração de Curvas de Nível no QGIS: Caixa de Processamento

Quando a Caixa de ferramentas de processamento for aberta usa a opção de busca para digitar um termo em inglês relacionado com o que você deseja fazer. Neste exemplo, usamos a palavra contour (contorno).

Execute a ferramenta r.contour.step dando um duplo clique sobre ela. Ela serve para criação de isolinhas com base em intervalos pré definidos pelo usuário.

Extração de Curvas de Nível no QGIS: Módulo r.contour.step

Explicando os principais parâmetros desta janela do r.contour.step:

Em input raster indicamos a camada do MDE de entrada, que por sinal não necessariamente precisa estar carregada no QGIS. Podemos apenas indicar onde ela está localizada buscando pelo arquivo após clicar no ícone em forma de reticências.

Os parâmetros Minimum contour level e Maximum contour level trabalham em conjunto de uma forma bem interessante. Se mantivermos os valores default (0 e 10.000, respectivamente) o QGIS vai gerar curvas de nível para a inteira extensão do MDE. Mas se alterarmos estes números podemos filtrar as curvas que serão criadas.

Se sua área abrangida pelo MDE tem cotas que variam entre 100 e 300 metros, se for necessário ou desejado por algum motivo, o usuário pode indicar, por exemplo para o programa gerar as curvas apenas para as cotas entre 150 e 280 metros (ou outro intervalo de sua demanda).

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasEm Increment between contours levels você deve indicar o intervalo (ou equidistância) das suas curvas de nível. Esse valor sempre deve respeitar como limite a resolução espacial do seu dado matricial, que neste nosso exemplo é de 1 metro.

Extração de Curvas de Nível no QGIS usando o Módulo GRASS

Depois de escolher o local onde seu arquivo vetorial das isolinhas será gerado (pode também salvar apenas em memória temporária se assim desejar), basta clicar em Run para iniciar o processamento.

A imagem a seguir ilustra o resultado da geração de curvas de nível com 1 metro de equidistância em toda a extensão da camada do MDE.

Como gerar Curvas de Nível no QGIS

Para facilitar a visualização do resultado aplicamos um certo nível de zoom na camada criada e habilitamos a visualização do valor da cota nos rótulos.

Como fazer a Extração de Curvas de Nível no QGIS com GRASS

A vantagem deste método em comparação de quando extraímos as curvas através do recurso disponível no menu raster é a possibilidade mostrada aqui de filtrarmos os valores de cotas que queremos que sejam consideradas na geração do vetor.

O que acharam desta dica? Já conhecia este meio para realizar esta atividade?

Nos links abaixo selecionamos alguns dos nossos tutoriais mais acessados sobre o QGIS:

Deixem seus comentários e compartilhem este conteúdo nas redes sociais.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Schelive disse:

    Muito bom seu trabalho! Acompanho bastante seu site e te desejo muito sucesso!
    Minha pergunta é: estou usando imagem TOPODATA para fazer minha curva de nível e não sei no final do proceso como fazer para sair os valores na curva de nivel.. a imagem que uso é de altitude porém não é colorida igual a da ilustração.. é em preto e branco.. minhas curvas saem ok mas sem os valores.. o que devo fazer? abraços

    • Schelive disse:

      Consegui!
      Muito obrigado!
      Como faço para achar uma imagem normal da gleba e comprar com a curva de nivel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *