Diagnóstico Ambiental e Delimitação de APP com gvSIG

gvSIG - AmbientalA mata ciliar ou Área de Preservação Permanente (APP) é um tipo de vegetação localizada na beira dos corpos hídricos que garante a estabilidade das margens contra a ação dos ventos, sol e da água das chuvas. O que pode acontecer se ela não for preservada? Como o software livre gvSIG pode ser utilizado de maneira eficaz para este nicho de aplicação, na área ambiental?

SIG PARA MEIO AMBIENTE

Quando a APP não é preservada, a tendência é que o corpo hídrico da região fique cada vez mais raso, diminua a qualidade da água e que ocorra o desequilíbrio das relações ecológicas do local. Aqui iremos indicar para leitura um artigo sobre como diagnosticar e delimitar as APP de uma micro bacia hidrográfica.

O título do trabalho é: Diagnóstico Ambiental e Delimitação de Áreas de Preservação Permanente – APP da micro bacia do Arroio Califórnia – Foz Do Iguaçu/PR, com a utilização do Software de Geoprocessamento gvSIG.

Foi utilizado o gvSIG para demarcação das áreas de vegetação ciliar existentes e das que necessitam ser restauradas. Note que este trabalho, publicado em 2011, tomou como referência legislação vigente na época, a versão anterior do Código Florestal Brasileiro (Lei 7.803/89).

USO DO GVSIG PARA DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

Diagnóstico ambiental da micro bacia

O diagnóstico ambiental foi realizado com levantamento bibliográfico da área de estudo, visita in loco, manipulação de imagens de satélite e geração de mapas.

A análise e a manipulação de imagens de satélite foram essenciais para a coleta de dados, tanto para os aspectos ambientais, quanto para a geração do mapa temático. O software gvSIG foi utilizado para a manipulação dos dados e o software Google Earth para a elaboração do mapa de uso e ocupação do solo.

Com a elaboração do mapa de uso do solo (usando o gvSIG), foi possível identificar as áreas destinadas à reserva legal e mata ciliar na micro bacia hidrográfica.

Mapa de uso e ocupação do solo da microbacia Arroio Califórnia – Foz do Iguaçu/PR

Mapa de uso e ocupação do solo da micro bacia Arroio Califórnia – Foz do Iguaçu/PR

As principais atividades praticadas na micro bacia são a agricultura, no plantio das culturas de soja e milho, a silvicultura, com cultivo de Pinus nas proximidades da foz do rio principal, e a pecuária nas pastagens existentes na micro bacia.

É importante ressaltar que nas proximidades da micro bacia está localizado o aterro sanitário do município. Essas informações contribuem para o entendimento dos aspectos ambientais, culturais e sociais levantados sobre essa região.

Geração de Mapas

A delimitação da micro bacia Arroio Califórnia, área piloto nesse trabalho que estamos comentando, foi realizada através do Modelo Digital do Terreno (MDT). Este modelo permitiu gerar a altimetria do terreno, auxiliando na demarcação da área de influência da microbacia em estudo. Para a finalização do processo, utilizou-se o gestor de geoprocessos do gvSIG, no uso da extensão SEXTANTE.

A partir do Google Earth, na base de visualização do mapa, foram desenhadas as linhas de transporte e hidrografia, os polígonos referentes ao uso e ocupação do solo, incluindo a área de mata ciliar, e também o ponto indicando a nascente, gerando arquivos em KML, os quais, pelo gvSIG, foram convertidos para o formato shapefile.

Para a demarcação das áreas de APP diagnosticadas como ausente empregou-se a ferramenta de buffer, do gvSIG. O geoprocesso foi aplicado duas vezes, 50 m para a nascente e 30 m para o rio. Esse procedimento originou um polígono com as dimensões solicitadas, demonstrando a projeção de como deveria ser a mata ciliar do entorno.

Com base no mapa de uso e ocupação do solo (mapa já mostrado acima) notou-se a ausência de mata ciliar ao redor da nascente, localizada ao norte da micro bacia, onde o solo encontra-se exposto. Futuramente, pode ocorrer erosão no local, pois a vegetação ciliar funciona como filtro de escoamento superficial, garantindo a qualidade e quantidade da água e melhorando as condições hidrológicas do solo.

Diagnóstico Ambiental e Delimitação de APP com gvSIG

Diagnóstico Ambiental e Delimitação de APP com gvSIG

Como demonstrado no mapa acima, deve-se adequar o local, reflorestando-o, como estabelecido na legislação vigente na época, 50 m de vegetação no entorno da nascente.

Em todo o percurso foi feita a projeção da área de mata ciliar necessária. Com o emprego do gvSIG, obteve-se um valor total de 16,07 ha de mata ciliar para que a micro bacia atenda a legislação . A quantidade desse tipo da mata existente corresponde a 11,28 ha, equivalente a 70,19% do total de mata ciliar que deveria existir.

Não deixe de ler o artigo na íntegra, disponível no link abaixo:

Deve-se ressaltar a eficiência do software gvSIG para levantamento do diagnóstico ambiental e cálculo das áreas de MC, tanto existentes quanto a restaurar. Por meio dessas informações, foi possível propor intervenções ambientais na micro bacia.

Aproveitamos para parabenizar ao grupo de autores Taciana Rodrigues de Oliveira, Tuliany Aparecida Ronconi, Nyara Chandoha Camilo, Luis Henrique Weiss de Carvalho, Andressa Crystina Coutinho da Silva, Cristiane Fracaro, Rafael Hernando de Aguiar González e Leidiane Mariani por este excelente trabalho publicado durante as 3as Jornadas de Latinoamérica e do Caribe de gvSIG, em 2011.

Seguem algumas dicas de leitura relacionadas com o tema que aqui foi abordado:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Saulo disse:

    post muito útil, obrigado por compartilhar

  2. José Carlos disse:

    Muito bom o trabalho. Falta ainda, se é que já não existe, uma rotina para a determinação de APP Topo de Morro em sig livre. Só vi no Arcview 9.3.

    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *