Explorando a Ferramenta DATA no gvSIG

Explorando a Função DATA no gvSIG

Este tutorial faz parte de uma série sobre as ferramentas do gvSIG. Abordaremos o uso da função DATA. A praticidade desta ferramenta é observada quando se deseja listar, de forma detalhada, todas as camadas de informação (vetorial, matricial e tabular) inseridas em um projeto no software.

Caso você deseje fazer o download gratuito de todos os dados geográfico utilizados no exemplo deste tutorial a fim de fazer o procedimento como exercício, baixe os arquivos disponíveis no site da AESA.

UTILIZANDO A FERRAMENTA DATA

Imagine a situação onde você possua em um mesmo projeto dados geográficos de diferentes formatos, por exemplo, arquivos shapefiles e suas tabelas de atributos, imagens de satélite, tabelas armazenadas em um banco de dados geográficos, e assim por diante. A figura abaixo ilustra esta situação.

Explorando a Função DATA no gvSIG

Nesta situação pode ser interessante listar detalhes sobre os dados carregados no programa, quer eles estejam visíveis (ativos) ou não. Veremos como é simples e útil realizar este procedimento.

Com vários dados carregados em um mesmo projeto, clique no ícone DATA (Função DATA no gvSIG). Na janela que será aberta (figura abaixo) note que os dados são agrupados de acordo com o tipo.

DATA no gvSIG

  • Na categoria vetorial (Vector Layers) estão incluídos tanto arquivos (SHP, DWG, KML, etc) como também tabelas espaciais em banco de dados geográficos (PostGIS, MySQL Spatial, etc).
  • Na categoria raster (Raster Layers) serão agrupadas as imagens de satélite, produtos de fotogrametria e dados similares do modelo matricial.
  • As Tables incluem as tabelas de atributos dos dados vetoriais e outros arquivos tabulares.

Clicando sequêncialmente nos sinais (+) você terá a informação sobre as camadas, conforme exemplificado abaixo. Note, por exemplo, que no caso do dado matricial (Hilshade_PB.tif) há descrição do retângulo envolvente e das bandas espectrais.

No caso de dados em formato shapefile, como é o caso da camada Estados Vizinhos, são exibidos número de feições, número e nome dos campos da tabela de atributos, além do tipo de dado presente nestas colunas.

Explorando a Função DATA no gvSIG
Veja ainda na imagem acima que, para tabela de atributos da camada Municípios (que estava propositalmente aberta), aparece o número de feições e o número e tipo de campos.

Pronto! Aprendemos como utilizar a ferramenta DATA. Em muitos casos é bem mais vantajoso usar esta função do que visualizar o gestor de projetos para saber o que está ou não aberto, pois pelo caminho mostrado aqui obtermos bem mais informações (veja a imagem abaixo).

Explorando a Função DATA no gvSIG

Faça o download deste material/tutorial na versão PDF. Para tal, clique aqui.

E você? Já conhecia esta ferramenta? Deixem seus comentários e aproveitem para ler as seguintes matérias relacionadas e já publicadas aqui no blog:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo. Atualmente trabalha como pesquisador no Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Cursos de Linux - 100% Online

3 Responses to Explorando a Ferramenta DATA no gvSIG

  1. [...] background-position: 50% 0px; background-color:#222222; background-repeat : no-repeat; } andersonmedeiros.wordpress.com (via @ClickGeo) – Today, 7:32 [...]

  2. Buen artículo! Solo un comentario: la herramienta que tratas es una herramienta de SEXTANTE (podrás ver que está en su barra de herramientas). Estamos trabajando en integrarla en un nuevo gestor de proyectos dentro de gvSIG CE, ya que como tu dices proporciona mucha información

    Un saludo!

    Victor Olaya

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo