Explorando a Ferramenta DATA no gvSIG

Este tutorial faz parte de uma série sobre as ferramentas do gvSIG. Abordaremos o uso da função DATA. A praticidade desta ferramenta é observada quando se deseja listar, de forma detalhada, todas as camadas de informação (vetorial, matricial e tabular) inseridas em um projeto no software.

Caso você deseje fazer o download gratuito de todos os dados geográfico utilizados no exemplo deste tutorial a fim de fazer o procedimento como exercício, baixe os arquivos disponíveis no site da AESA.

UTILIZANDO A FERRAMENTA DATA

Imagine a situação onde você possua em um mesmo projeto dados geográficos de diferentes formatos, por exemplo, arquivos shapefiles e suas tabelas de atributos, imagens de satélite, tabelas armazenadas em um banco de dados geográficos, e assim por diante. A figura abaixo ilustra esta situação.

Explorando a Função DATA no gvSIG

Nesta situação pode ser interessante listar detalhes sobre os dados carregados no programa, quer eles estejam visíveis (ativos) ou não. Veremos como é simples e útil realizar este procedimento.

Com vários dados carregados em um mesmo projeto, clique no ícone DATA (Função DATA no gvSIG). Na janela que será aberta (figura abaixo) note que os dados são agrupados de acordo com o tipo.

DATA no gvSIG

  • Na categoria vetorial (Vector Layers) estão incluídos tanto arquivos (SHP, DWG, KML, etc) como também tabelas espaciais em banco de dados geográficos (PostGIS, MySQL Spatial, etc).
  • Na categoria raster (Raster Layers) serão agrupadas as imagens de satélite, produtos de fotogrametria e dados similares do modelo matricial.
  • As Tables incluem as tabelas de atributos dos dados vetoriais e outros arquivos tabulares.

Clicando sequêncialmente nos sinais (+) você terá a informação sobre as camadas, conforme exemplificado abaixo. Note, por exemplo, que no caso do dado matricial (Hilshade_PB.tif) há descrição do retângulo envolvente e das bandas espectrais.

No caso de dados em formato shapefile, como é o caso da camada Estados Vizinhos, são exibidos número de feições, número e nome dos campos da tabela de atributos, além do tipo de dado presente nestas colunas.

Explorando a Função DATA no gvSIG
Veja ainda na imagem acima que, para tabela de atributos da camada Municípios (que estava propositalmente aberta), aparece o número de feições e o número e tipo de campos.

Pronto! Aprendemos como utilizar a ferramenta DATA. Em muitos casos é bem mais vantajoso usar esta função do que visualizar o gestor de projetos para saber o que está ou não aberto, pois pelo caminho mostrado aqui obtermos bem mais informações (veja a imagem abaixo).

Explorando a Função DATA no gvSIG

Faça o download deste material/tutorial na versão PDF. Para tal, clique aqui.

E você? Já conhecia esta ferramenta? Deixem seus comentários e aproveitem para ler as seguintes matérias relacionadas e já publicadas aqui no blog:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

3 respostas

  1. Buen artículo! Solo un comentario: la herramienta que tratas es una herramienta de SEXTANTE (podrás ver que está en su barra de herramientas). Estamos trabajando en integrarla en un nuevo gestor de proyectos dentro de gvSIG CE, ya que como tu dices proporciona mucha información

    Un saludo!

    Victor Olaya

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: