Uso do gvSIG para Planejamento de Condomínios de Agroenergia

Uso do gvSIG para Planejamento de Condomínios de Agroenergia

No artigo que vamos destacar aqui o gvSIG foi utilizado como software de Geoprocessamento para projetos de planejamento de condomínios de agroenergia a partir de biogás de biomassa residual. A metodologia aplicada pode ser replicada em outros nichos.

GVSIG E SENSORIAMENTO REMOTO

O trabalho em questão discute como o cadastro técnico multifinalitário e sensoriamento remoto foram usados para o planejamento, gerenciamento, monitoramento e controle dos resultados obtidos em dois projetos.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasNa geração dos mapas temáticos foram empregados o gvSIG, Google Earth, um Modelo Digital de Elevação (MDE) SRTM e imagens de satélite e dados de hidrografia e rede viária.

Artigo: Uso do gvSIG para Planejamento de Condomínios de Agroenergia

Para estimar a produção de dejetos e biogás nas propriedades foi utilizado como base de cálculo as metodologias específicas do Painel de Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, com ajustes nos parâmetros para adequá-los ao nível tecnológico de produção do sul do Brasil.

É interessante destacar que os autores destacam que o uso do gvSIG aumenta a qualidade da gestão territorial pois democratiza o acesso aos softwares de manipulação de dados geográficos.

DOWNLOAD DE ARTIGO SOBRE USO DO GVSIG

O artigo tem o título A utilização do sensoriamento remoto para o planejamento de condomínios de agroenergia a partir de biogás de biomassa residual foi publicado nos Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (2011).

Para fazer o download do artigo para ler na íntegra, acesse o link abaixo:




Aproveitamos para parabenizar aos autores da publicação Janaina Camile Pasqual, Leidiane Mariani, Cícero Bley Júnior, Paola May Rebollar e Rafael Hernando de Aguiar Gonzalez pelo trabalho.

Leia as seguintes dicas relacionadas:

Aguardamos agora os seus comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *