Artigo: Integração do software i3Geo com o gvSIG

Nas publicações da III Jornada Latinoamericana e do Caribe do gvSIG podemos encontrar um interessante artigo, escrito por Edmar Moretti, sobre o uso do software i3Geo integrado ao programa gvSIG. O i3Geo é um aplicativo para a criação de mapas interativos para internet que baseia principalmente no Mapserver. Qual o objetivo da integração do i3Geo com o gvSIG?

Conforme explicado no resumo do artigo, a integração do i3Geo com o gvSIG objetiva facilitar a administração de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) e oferecer um ambiente integrado aos usuários finais.

Curso Online de Linux

Para isso foram implementadas duas formas de integração: um plugin para o gvSIG e uma classe em PHP para o i3Geo. Em conjunto, o i3Geo e o gvSIG oferecem uma solução bastante completa para o processamento e disponibilização e dados geográficos.

INTEGRAÇÃO ENTRE GVSIG E I3GEO

USO DE PLUGIN

De acordo com o artigo, se uma camada no i3Geo é montada com base em uma conexão com um banco de dados PostGIS, no gvSIG essa camada fará a mesma conexão. No entanto, o usuário pode optar por acessar os dados por meio de um Web Service no padrão WMS, fazendo uso do gerador de serviços OGC disponível no i3GEO.

Plugin do i3Geo para o gvSIG

Plugin do i3Geo para o gvSIG

GVSIG2MAPFILE

Para o i3Geo foi desenvolvida uma classe em PHP que faz a tradução do arquivo de projeto, de extensão GVP para um arquivo mapfile que pode então ser lido pelo i3Geo. Na prática o usuário pode construir um projeto gvSIG e publicar um mapa na web com base no i3Geo.

Exemplo de camada existente em um projeto gvSIG

Exemplo de camada existente em um projeto gvSIG

Exemplo de publicação no i3Geo

Exemplo de publicação no i3Geo

Com certeza você deseja ler na íntegra este interessante artigo de oito páginas, preparado pelo pai do i3Geo. Faça o download no link abaixo:

Moretti comenta em suas conclusões que as opções existentes de integração entre o i3Geo eu o gvSIG possibilitam que se aproveite características desses dois softwares de forma que um complemente o outro.

Os usuários finais e os administradores de IDEs são os maiores beneficiados com isso, uma vez que a publicação de mapas fica facilitada e o acesso aos dados corporativos se dá de uma forma mais organizada e padronizada.

Leia nos links abaixo mais matérias sobre i3Geo e gvSIG:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

1 Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *