Como Exportar Camadas do QGIS para o OpenLayers

Como Exportar um Projeto do QGIS para o OpenLayers

É simplesmente impressionante o grande poder que o QGIS, como projeto open source de SIG, vem demonstrando em vários nichos das Geotecnologias. Sabia que já é possível exportar o conteúdo de seu projeto do QGIS para uma interface que usa a API do OpenLayers para posterior publicação de dados na internet? Veja como usar este recurso que está disponível através de um plugin.

QGIS E INTEGRAÇÃO COM SERVIDORES WEB

Não é de hoje que o QGIS vem se mostrando amigável para a integração entre as tecnologias SIG e WebGIS. Você já conhece os dois complementos do programa que são mais usados neste contexto? Recomendo que leia as seguintes dicas:

Neste tutorial vamos abordar o uso de um complemento que neste momento ainda é experimental: Export to OpenLayers 3. Entenda para que ele serve observando os passos a seguir.

COMO USAR O PLUGIN EXPORT OPENLAYERS 3

Considere a seguinte situação: Em um projeto do QGIS, temos duas camadas (veja a imagem abaixo). Uma delas é de geometria pontual e está exibindo como rótulos os nomes de alguns bairros da cidade. O outro layer representa o polígono das quadras.

Nossa intenção é visualizar estes dados no navegador web através da interface do OpenLayers.

Como Exportar um Projeto do QGIS

Para começar, instale o complemento Export to OpenLayers 3. Para isso, o caminho é através dos menus e em seguida clicando em Instalar Complemento:

  • Complementos → Gerenciar e Instalar Complementos…

Instalação do Complemento Export to OpenLayers 3

Depois de instalado, acesse o plugin pelo menu Web, conforme ilustrado na figura:

Acesso ao Plugin Export to OpenLayers 3

O passo mais importante vem agora quando a interface da ferramenta é aberta (clique na imagem para ampliar).

Note que a janela é organizada em três áreas: Layers (camadas), Preview (pré-visualização) e Settings (configurações).

Interface do QGIS Plugin Export to OpenLayers 3

Na imagem acima não fizemos alterações em relação às configurações padrão da ferramenta, com exceção ao fato de que na área de Layers para a camada Quadras escolhemos a opção “Show all attributes“.

Perceba que nas configurações usadas, no parâmetro Appearance (aparência) há uma opção para escolher qual será o layer base, ou seja, o tipo de mapa que ficará ao fundo de sua aplicação. Neste caso, mantivemos o padrão OSM, que corresponde ao OpenStreetMap.

Note na área de baixo da janela que você pode atualizar a pré-visualização através do botão Update preview para que seu mapa apareça na área adequada, com as configurações escolhidas.

Exportar ou Visualizar

Quando concluir as alterações desejadas, clique em Export as OpenLayers 3 (mostrado na imagem acima). O programa pedirá para você escolher uma pasta onde os arquivos resultantes serão salvos.

Tudo ocorrendo conforme esperado, aparecerá na tela a seguinte mensagem que pergunta se você deseja visualizar o resultado em seu navegador padrão. Clique em Sim.

Mensagem de Exportação com Sucesso

O resultado é ilustrado na imagem a seguir. Note que a interface oferece recursos para ativação/desativação de camadas conforme o gosto ou necessidades do usuário (clique na imagem para acessar online).

Exportar Dados do QGIS para OpenLayers

Você poderá observar que, na pasta que foi selecionada para geração dos arquivos foram criados os seguinte diretórios: layers, resources e styles; além de um arquivo HTML nomeado por index.html (que pode ser renomeado).

Como Exportar um Projeto do QGIS para o OpenLayers

Subindo estes arquivos e pastas para seu servidor web seu mapa ficará publicado na internet!

Acesse online o exemplo que construímos neste nosso tutorial:

O que acharam deste tutorial? Colocaram em prática? Seus comentários são muito importantes para continuidade de nosso trabalho.

Acesse também as seguintes dicas sobre webmapping e Sistemas de Informação Geográfica:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Josemar Braga do nascimento disse:

    Boa tarde, fui atualizar meu qgis 2.8.1 e danificou o open layer plugin o que acontece é o seguinte:
    abro o qgis, coloco o shape vou em open layers plugin, google satellite ai a imagem aparece, quando dou um zoom a imagem desaparece e dá essa mensagem.
    This page didn’t load Google maps correctly. See the javascript console for tecnical detals.
    você pode me ajudar?
    grato.

    • Nicole Fonseca disse:

      Tenho um arquivo vetorial muito pesado, e demora na hora de abrir no open layer plugin.

      E quando abre, dá um erro e fecha.
      O que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *