Projeto JUMP e seus frutos: Kosmo SIG e Open JUMP

Em um artigo recentemente publicado, explicamos na matéria sobre alguns programas para Sistemas de Informação Geográfica que são pouco conhecidos. Lembram? Você conhece estes softwares livres para SIG? Agora, nesta postagem, quero apresentar para o software JUMP e destacar dois excelentes frutos que resultaram deste projeto. No final, conto com seus comentários.

SOFTWARE DE SIG: CONHEÇA O JUMP

O JUMP (Java Unified Mapping Plataform) é um software de origem Canadense, resultante de uma iniciativa conjunta entre governo e entidades privadas, que possui um conjunto de ferramentas de visualização e utilização originalmente desenvolvido para servir de interface gráfica para algoritmos de integração de dados espaciais.

Desenvolvido em Java, o JUMP possui uma concepção modular preparada para visualização, edição e processamento de dados espaciais. Acesse o site oficial de download do JUMP, de sua documentação e plugins:

  • JUMP – Java Unified Mapping Plataform

O que acham de um tutorial breve de introdução ao JUMP? Considerei importante abordar este tópico para documentar o procedimento de inicialização de um projeto neste programa com um material em português.

INTRODUÇÃO AO JUMP

1°. Passo: Em ambiente Windows, após o download da pasta compactada jump-1.2.zip (JUMP Workbench), extraia todo seu conteúdo em um diretório de sua escolha.

Acesse a pasta jump-1.2bin e execute o arquivo JUMPWorkbench.bat. Será aberta uma janela como a ilustrada na figura abaixo:

Janela Inicial do JUMP

2°. Passo: Para carregar dados geográficos para visualizar no programa, acesse o menu File > Load Dataset(s)…

Carregar Dados no JUMP

3°. Passo: Na janela que será aberta, é importante que você filtre o formato de dados de acordo com o tipo de arquivo que deseja carregar. Neste caso, escolhi o ESRI Shapefile.

Filtro do Tipo de Dado

Observe na imagem abaixo o resultado do carregamento de multiplus arquivos de dados geográficos para visualização no JUMP.

Dados Visualzados no JUMP

Logicamente, podemos dar zoom para uma área de destaque (interesse) em nosso mapa. Para alterar as cores e outros parâmetros visuais utilize o ícone Change Style (Style). Veja no mapa algumas alterações que fiz em relação a forma em que os dados apareceram ao ser carregados no software.

Dados no JUMP

Para salvar sua área de trabalho (projeto), acesse o menu File > Save Task. Nomeie e grave o arquivo de extensão *.jmp.

Salvar projeto

Infelizmente, o projeto JUMP sofreu certas dificuldades financeiras que tem atrapalhado a evolução tecnológica do programa. A versão mais recente (1.2) data de novembro de 2006.

Entretanto, esse projeto persiste hoje “renascido”, por assim dizer, por meio de pelo menos outros dois projetos. Quais são eles?

OS PROJETOS KOSMO E OPEM JUMP – “FILHOS” DO JUMP

Sim, muitos não sabem, mas o Kosmo Desktop foi desenvolvido tendo por base para sua plataforma o antigo JUMP. Hoje, o “filho” tem se mostrado mais poderoso que o “pai”. Além disso, o Kosmo é um dos programas open source  para SIG mais utilizados aqui no Brasil e em vários outros países.

Para ler e aprender mais sobre o Kosmo, recomendo que acesse os links abaixo:

 O OpenJUMP, foi uma iniciativa lançada por um grupo de voluntários.  A versão mais recente (1.4.2) é de Setembro de  2011.

Pretendo publicar uma série de matérias sobre este programa de SIG, mas por hora, recomendo que acessem os links abaixo:

Você já conhecia o JUMP? Deixe seus comentários sobre este software e seus “filhos”, Kosmo e OpenJUMP.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

4 respostas

  1. Acredita que eu pensava que o JUMP, Kosmo e OpenJUMP eram todos a mesma coisa? Sua postagem clareou essa minha dúvida. Grato.

  2. É uma pena quando projetos promissores como este são descontinuados.
    Pessoalmente já trabalhei alguma vezes (embora poucas) com o JUMP/OpenJUMP e gostaria de ver mais tutoriais sobre ele publicado.
    Parabéns pelo blog e pela postagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: