Comparativo de Krigagem no ArcGIS e R

Comparativo de Krigagem no ArcGIS e R

Você sabe o que é Krigagem? Dito de forma simples, é um método comum de regressão, muito utilizado em Geoestatística, para realizar a interpolação espacial. Um artigo publicado recentemente fez um comparativo entre os resultados obtidos pela Krigagem em três softwares: ArcGIS 9.3, 10.1 e o sistema estatístico R.

ARTIGO SOBRE GEOESTATÍSTICA NO R E ARCGIS

O título do artigo que iremos divulgar aqui é: Krigagem – Um estudo comparativo entre duas versões do ArcGIS e o R. Como de costume, no final desta matéria indicamos o link para download da publicação.

O trabalho visou comparar mapas interpolados por Krigagem no programa estatístico R, no ArcGIS 9.3 e no ArcGIS 10.1 para a mesma base de dados e a mesma configuração analítica, ou seja, mesmas estimativas de parâmetros, modelos e métodos.

Conforme comentado no artigo, dentre os resultados houve significativas diferenças em toda a região de estudo ao se comparar o mapa gerado no R com o do ArcGIS. Entretanto, quando comparadas as duas versões do programa da Esri, a diferença foi melhor percebida apenas nas regiões oeste e sudoeste da área de estudo.

Na imagem abaixo podemos ver, respectivamente, os mapas gerados pela krigagem ordinária usando o ArcGIS 9.3, 10.1 e R:

Apresentação dos mapas gerados pela krigagem ordinária usando o ArcGIS e R

Para surpresa de muitos, após analisar diversos critérios, a conclusão dos autores do artigo é que o software R mostrou-se bastante superior às duas versões testadas do ArcGIS (9.3 e 10.1) na tarefa de utilizar a Geoestatística.

Certamente você está interessado em ler este artigo na íntegra para poder analisar em detalhes a metodologia empregada. No tópico a seguir informaremos como fazer isso.

DOWNLOAD COMPARATIVO ENTRE ARCGIS E SISTEMA R

O artigo em questão foi publicado nos anais do IV Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias, realizado em maio de 2015.

Para fazer o download a partir do site do evento, clique no link a seguir e aproveite para conferir os nomes dos autores desta interessante publicação:

Você usa o sistema R e o ArcGIS para aplicações em Geoestatística? Recomendamos que veja as seguintes dicas relacionadas com nossa postagem de hoje:

Por favor, deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Reurysson disse:

    Anderson, muito boa essa postagem. Qual a sua impressão quanto aos resultados apresentados no artigo? Fiz a leitura e não achei a metodologia apresentada suficiente para determinar que o R e melhor que o ArcGis no processo de krigagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *