Função Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

Função Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

O plugin MMQGIS possui um grande leque de funções. Uma delas permite a combinação de feições geométricas de camadas diferentes formando um novo arquivo vetorial único. Vamos aprender neste tutorial como realizar a operação de Merge.

UNIÃO DE VETORES: MERGE NO QGIS

Existe mais de uma maneira de realizar este procedimento no QGIS. Uma delas é através do plugin MMQGIS. Antes de começar os procedimentos, recomendamos que veja este links abaixo indicados:

ClickGeo: Cursos de Geotecnologias

Neste tutorial vamos unir como uma nova camada vetorial shapefile dois arquivos distintos onde cada um deles é formado por várias geometrias poligonais que representam quadras. A imagem abaixo ilustra a representação destes dados.

Função Merge no QGIS

Caso você ainda não tenha instalado o plugin MMQGIS, faça isso. Como comentamos em outras ocasiões, este complemento do QGIS é um verdadeiro canivete suíço, com vários recursos para manipulação de dados espaciais.

Depois da instalação, acesse o menu MMQGIS que será criado. Vá na opção Combine e em seguida em Merge Layers.

Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

Na janela que será aberta, selecione as camadas que deseja unir. Vale lembrar que a união só é possível para geometrias do mesmo tipo, ou seja não é possível criar camadas híbridas (unir, por exemplo, pontos e linhas, ou polígonos com pontos).

Em Output Shapefile indique onde o arquivo será salvo e escolha um nome para ele. Depois clique em OK para realizar o processamento.

Tutorial: Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

Na imagem abaixo temos a representação do resultado obtido. Fácil, não é?

Função Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

O que você achou desta dica? Tem alguma outra sugestão de tema de tutorial sobre uso do software QGIS?

Nos links abaixo você confere outros materiais sobre este programa tão poderoso:




Aguardamos seus valiosos comentários.

feedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *