4 Comments

Por que Utilizar o i3GEO? – Parte 1

Por que Utilizar o i3GEO?Quando se fala em Geotecnologias, uma das mais atraentes, tanto para os desenvolvedores de soluções geoespaciais como para os usuários finais, é a disponibilização de dados geográficos na internet por meio de mapas interativos. O software brasileiro i3GEO tem tido um destaque especial neste sentido. Listamos a seguir alguns dos motivos para usar este programa, que está mais robusto à cada versão.

A Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento, mas conhecida pelo nome do software i3GEO, foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como seu principal desenvolvedor, considerado o pai do programa, o Geográfo Edmar Moretti.

Para efeito didático, vamos dividir este artigo em uma série de duas partes. Neste primeiro momento iremos comentar 5 (cinco) de 10 (pontos) que podem ser considerados fortes motivos para adoção do i3GEO em seu projeto.

1. INFRAESTRUTURA EM SOFTWARE LIVRE

O i3GEO é um software livre, e para ser classificado como tal, atende às chamadas “quatro liberdades” dos SL, definidas pela Free Software Foundation (FSF), a saber:

  • Liberdade 0: Executar o programa, para qualquer propósito;
  • Liberdade 1: Estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
  • Liberdade 2: Redistribuir cópias do programa de modo que seja possível possa ajudar ao seu próximo;
  • Liberdade 3: Modificar o programa e distribuir estas modificações, em beneficio de toda a comunidade.

Logicamente, para estudar o programa (L1) e modificá-lo (L3) é necessário que se tenha acesso aos códigos fontes do i3GEO, e é isso o que ocorre.

2. CUSTOMIZAÇÃO DO FRAMEWORK

Customizando o i3Geo

Esta é uma das características mais interessantes do i3GEO. A vasta possibilidade de customização das aplicações com ele desenvolvidas podem ser consideradas um fator bastante útil para se atender as demandas de seu projeto.

Por sinal, aqui no site já apresentamos tutoriais que ensinam como fazer isso. Por exemplo:

3. UMA COMUNIDADE ORGANIZADA E FORTE

Há uma comunidade organizada no portal do Software Público Brasileiro (SPB), criado pelo governo federal. Conforme comentado no próprio sítio da comunidade, você poderá colaborar com o desenvolvimento do i3GEO e obter informações importantes sobre sua instalação e uso.

Acesse a comunidade do i3GEO, e se cadastre agora mesmo:

Caso você queira conhecer melhor o SPB e entender como seus recursos podem ser úteis para você em suas atividades profissionais, recomendo que leia também a matéria:

4. INTEGRAÇÃO COM SISTEMAS EXTERNOS

Resumindo este ponto, o i3GEO oferece a potencialidade de integrar sua aplicação do serviços de mapas e softwares existentes, como a API do Google Maps, OpenLayers, entre outros.

Por sinal, recentemente foi anunciada integração entre o i3GEO e o software livre para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) chamado gvSIG. Veja detalhes em:

5. CONEXÃO REMOTA COM OUTRAS BASES

Sim, com o i3GEO é possível a conexão remota a outras bases de dados geográficas via protocolo Web Map Service (WMS). Para saber mais o que isso significa, leia o artigo:

Ou seja, através de webservices geográficos você terá acesso, por exemplo à bases de órgãos públicos e privados que oferecem este tipo de serviço.

HÁ MUITOS MOTIVOS PARA USAR O I3GEO

Nesta primeira parte do artigo sobre motivos para usar o i3GEO para o desenvolvimento de webmapping consideramos apenas 5 (cinco) razões para adotá-lo. Não deixe de ler também a segunda parte desta matéria.

O que acharam do que foi visto até aqui? Deixem seus comentários.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

4 comments on “Por que Utilizar o i3GEO? – Parte 1

  1. Aquecimento para o Curso ^^ !!!

  2. Parabéns caro amigo Anderson. Estou dando meus primeiros passos práticos neste ambiente! Espero poder compartilhar novas ferramentas e avançar neste espaço! Obrigado por me ajuadar nesta caminahada!

    • Fico feliz Leonardo por saber que o material aqui publicado é útil para os leitores. Amanhã à noite será publicada à parte 2!
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo