Por que Utilizar o i3GEO? – Parte 2

i3GEO

A Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento, nosso popular i3GEO nos oferece muitos motivos para adotá-lo como software para criação de soluções geoespaciais para internet. Na primeira parte desta série de artigos comentamos cinco dessas fortes razões. O que acharam dos pontos levantados até aqui? Vejamos a partir de agora a segunda metade desta lista!

Como estamos numerando motivos para utilizar o i3GEO em seu projeto, vamos seguir a numeração de onde paramos na matéria anterior. Conto desde já com seus comentários!

6. VERSÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Esta versão possibilita a consulta a mapas interativos direto do seu celular. Apresenta na tela as mensagens de boas vindas e a lista de mapas que o usuário pode abrir.  Mostra também um campo de formulário para busca de lugares. A lista mostrada na tela é obtida do cadastro de mapas existente no sistema de administração do i3GEO.

O i3Geo Mobile faz o cálculo do tamanho da tela do dispositivo e repassa a variável para o programa inicia.php. Obtenha mais informações publicadas sobre esse fator no link abaixo:

7. FERRAMENTAS AMIGÁVEIS

Isso é indiscutível. As ferramentas de navegação e interação com a aplicação do i3GEO são plenamente amigáveis e intuitivas. Além disso podem ser customizadas, como já comentado na primeira parte desta série e explicado em um de nossos tutoriais publicados.

8. RODA EM AMBIENTE WEB

i3GEO na Internet

Isso pode parecer lógico, e realmente é. Mas este ponto deve ser lembrado em especial quando se questione o motivo de se partir de uma aplicação desktop mapping para algo em nível de webmapping. Para entender as vantagens e desvantagens desta tecnologia tão popular, leia:

9. SEM INSTALAÇÃO NO CLIENTE

Este fator está diretamente relacionado com o link citado no ponto acima. Por não requerer a instalação prévia de nenhum software no computador do cliente (usuário que acessa a aplicação) ganha-se, por exemplo, na compra e/ou aprendizado para uso de outras ferramentas, o que em alguns caso chega a ser inviável. A única exigência é a utilização de um navegador web com acesso à internet.

10. RÁPIDA APRENDIZAGEM

Praticamente todo o código dos arquivos de configuração do i3GEO estão comentados, em bom português, e são autoexplicativos. Isso com certeza facilita a aprendizagem de uso, tanto em nível de desenvolvimento como de utilização da aplicação final.

A comunidade de usuários do i3GEO no SPB disponibiliza também muitos materiais em apoio a quem deseja trabalhar com essa ferramenta.

Por exemplo, foi um arquivo extraído de lá que serviu de inspiração e referência principal para produção deste artigo que você está lendo e do anterior. Acesse o link abaixo e confira:

Em breve estaremos oferecendo um curso online sobre como desenvolver soluções webmapping com o i3GEO. Você teria interesse em participar do treinamento?

O que acharam destas 10 (dez) razões para utilizar o i3GEO? Deixem seus comentários com sugestões, opiniões e outras observações que considerarem pertinentes.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

4 Responses to Por que Utilizar o i3GEO? – Parte 2

  1. Sérgio T. Nakahara disse:

    sou servidor público, e vejo grandes possibilidades de aplicação do I3GEO na divulgação de dados públicos. Fazer um curso seria muito interessante, seja presencial ou à distância.

    • Olá Sérgio, obrigado pelo comentário. Em breve publicarei aqui no blog novidades sobre esse curso.
      Onde você trabalha?
      Abraço!

  2. Antonio Carlos disse:

    Sim seria muito interessante esse curso. Parabéns

  3. Luiz Sergio disse:

    Anderson,

    Achei os artigos muito bons, principalmente pelo motivo que por meio da leitura criamos uma outra visão do desenvolvimento de trabalhos em webmapping, que a principio era quase impossível. Acredito que por meio do i3geo será mais fácil trabalhar nesta perspectiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo