Como calcular NDVI no QGIS com SCP

Como calcular NDVI no QGIS com SCP

O Semi-Automatic Classification Plugin (SCP) é um dos complementos mais poderosos do QGIS. Embora seu uso mais comum seja a Classificação Supervisionada de Imagens, ele possui vários outros recursos. Neste tutorial veremos como usar esta extensão do QGIS para cálculo de NDVI.

NDVI COM SEMI-AUTOMATIC CLASSIFICATION PLUGIN

O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) é amplamente usado nos estudos sobre vegetação, pois indica, a partir do uso de imagens de satélite, o vigor e a caracterização da vegetação de uma determinada região.




Para realizar o cálculo de NDVI, é necessário ter as bandas do infravermelho próximo e vermelho visível da imagem de satélite.

Bandas Raster no QGIS

O cálculo do NDVI é feito a partir da diferença entre as reflectâncias da banda do infravermelho próximo e a do vermelho visível dividido pela soma das reflectâncias dessas duas bandas. Em boa parte dos sistemas de satélites de Sensoriamento Remoto Orbital, inclusive Landsat e Rapideye, estas imagens correspondem as bandas 4 e 3, respectivamente (indicadas na imagem acima pelas camadas B4 e B3).

Então, para começarmos, vamos instalar o SCP. Para isso, acesse a primeira opção do menu Complementos e instale o plugin indicado na imagem a seguir.

QGIS: Instalação do Semi-Automatic Classification Plugin

Depois de instalar o plugin aparecerá um menu SCP. Acesse a opção Band calc.

Band Calc: Plugin SCP no QGIS

Na janela que será aberta, verifique se está realmente na aba Band calc. Se as camadas raster que estão carregadas em seu projeto ainda não apareceram na lista de bandas, clique em Refresh list.

Semi-Automatic Classification Plugin: NDVI

Quando aparecerem as bandas raster na lista, digite a expressão para o cálculo do NDVI. Neste caso, como pode-se ver na figura, a expressão usada foi:

(“B4” – “B3”) / (“B4” + “B3”)

Cálculo de NDVI: Semi-Automatic Classification Plugin

Ainda na imagem acima, clique em Calculate. Será aberta uma janela para gravar o novo arquivo matricial gerado. Por alguns instantes a janela ficará bloqueada até que será emitido um breve som indicando que o processamento foi concluído.

Como calcular NDVI no QGIS

O arquivo gerado no processo está ilustrado na imagem abaixo. O resultado da leitura dos pixels varia de -1 a 1, de modo que quanto mais próximo do 1, maior indício de presença de vegetação, e quanto mais próximo do -1, maior indício de presença de solos descobertos e rochas.

QGIS: Cáculo de NDVI com Band Calc do SCP

O que achou deste processo? Nos links abaixo você encontra outros materiais relacionados com NDVI:

ClickGeo: Cursos de Geotecnologias

Envie sua sugestão de tema para os próximos tutoriais sobre QGIS deixando um comentário nesta postagem.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. […] O Semi-Automatic Classification Plugin (SCP) em mutio é usado para a Classificação Supervisionada de Imagens, ele possui vários outros recursos. Neste tutorial  […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *