PhilCarto: Um Programa de Cartomática

philcarto

Você já ouviu falar no programa PhilCarto? Antes de explicar o que é o PhilCarto e como obtê-lo, vamos ter bem em mente o que ele não é.

O PhilCarto não é um software de SIG (Sistema de Informações Geográficas) nem tem o objetivo de ser.

O PhilCarto é um programa gratuito de cartomática. Por exemplo, o programa não possui sistema de Georreferenciamento.

O SOFTWARE PHILCARTO

O SOFTWARE PHILCARTO

O PhilCarto é um programa de cartomática (cartografia + automática) desenvolvido pelo geógrafo francês Philippe Waniez e está disponível em quatro idiomas: francês, inglês, espanhol e português. O software não é de código aberto/livre, mas é de uso livre, ou em outras palavras, ele é gratuito. Mas vale salientar que não é dada autorização para se distribuir cópias do programa a outras pessoas ou instituições sem autorização prévia por escrito do autor (philcarto@free.fr).

São dois os módulos do Philcarto, a saber, o Basic (Básico) e o Pro (Avançado).

O módulo Basic permite a elaboração de mapas de círculos proporcionais, isopléticos, coropléticos, de isolinhas e de ligações. No contexto deste módulo as variáveis são representadas assim como estas estão na base de dados e as análises são referenciadas à distribuição e variação das informações pelas unidades espaciais.

Já o módulo Pro possibilita analises bem mais aprofundadas a partir do cruzamento e exploração das variáveis e da base cartográfica. São empregadas técnicas de análises estatísticas e espaciais como análise de agrupamentos, análise fatorial, diagrama triangular, análise de superfície de tendência e etc.

De acordo com o autor de um importante manual em português do programa, três características que atribuem qualidade ao Philcarto são:

  • Total liberdade e versatilidade na elaboração/adaptação das bases cartográficas e de dados;
  • Diversidade de funções de mapeamento e análise dos dados;
  • Qualidade do mapa final, exportado em formato vetorial.

DOWNLOAD DO PHILCARTO E TUTORIAIS

O software pode ser obtido através do site oficial, o qual pode ser acessado neste link. Além do Philcarto,também são disponibilizados no site alguns programas que também auxiliam na elaboração da base cartográfica. Para fazer o downlod de todos estes programas é necessário fazer um cadastro, especificamente neste seção do site.

O manual em português citado acima, de autoria de Eduardo Girardi pode ser baixado através deste link. Neste material você poderá ainda mais informações sobre o programa.

Você também pode baixar alguns slides elaborados pelo Prof. Dr. Jorge Gustavo Raffo sobre o PhilCarto , acessando esta página.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo. Atualmente trabalha como pesquisador no Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Cursos de Linux - 100% Online

16 Responses to PhilCarto: Um Programa de Cartomática

  1. Georges disse:

    Anderson,

    O link para o manual do Professor Eduardo é:

    http://docs.fct.unesp.br/nera/atlas/downloads/Girardi_Ap%EAndice_02-A_Manual%20do%20Philcarto.zip

    Este link encontra-se no site do Atlas da Questão Agrária que ele desenvolveu:

    http://docs.fct.unesp.br/nera/atlas/downloads.htm

  2. Edson Aguiar disse:

    Oi,

    Eu não estou conseguindo baixar o manual em português do professor Girardi. Tem como consertar o link?

  3. Roberta Oliveira da Fonseca disse:

    Olá Anderson,

    Baixei o Philcarto e as bases básicas para os mapas não foram baixadas, não sei se é necessário ter algum outro programa para baixa-las, gostaria de saber. Agradeço desde já.

  4. André disse:

    Olá,

    Estou tentando fazer o download da versão 4.5 do Philcarto, mas só encontro a versão 5.x no site indicado. Você saberia indicar onde consigo uma versão anterior?

    Obrigado,

    André

    • Olá André, tudo bem?
      Bom ter você visitando o blog.
      Acredito que o desenvolvedor tenha retirado as versões anteriores por motivos técnicos em vista da disponibilização da nova versão.
      Infelizmente não sei informar onde obter os arquivos da versão mais antiga. Abraço!

  5. Geovanne disse:

    Cara faz um que rode em Ubuntu 10.10 porra a gente é de faculdade na pode usar Windows XP.

    • Olá Geovanne,
      Na verdade eu não sou o desenvolvedor do PhilCarto, mas você pode entrar em contato com o desenvolvedor por e-mail e dar sua sugestão que é muito importante e interessante. Concordo com você!
      Abraço e obrigado por seu comentário.

  6. celestino disse:

    como eu faço para colocar nomes e informaçoes no mesmo mapa?

    • Oi Celestino,
      Infelizmente não poderei te ajudar pois apenas divulguei a ferramenta, mas não tenho conhecimento prático sobre ele. Você não achou nada sobre isso no material de apoio indicado na postagem?
      Abraço!

  7. Severino disse:

    Olá, quero agradecer a ajuda e també informar como concegui contornar o problema que ainda existe.
    1 – salvei o mapa mesmo de cabeça para baixo (mudo);
    2 – re-fiz toda a digitalização de cabeça para baixo e então funcionou…
    “bem simples”
    só não existe jeito pra morte porque ela já é o jeito…

  8. severino disse:

    Olá, Anderson!!
    Estou com um problema, digitalisei uma figura do município de João Pessoa no PHILDIGT, e quendo mando rodar o programa ela fica de “cabeça” para baixo. você ja teve um problema assim? como resouvel?
    preciso muito dessa resposta!!!

    Atenciosamente

    Severino dos Ramos Alves da Silva.

    • Olá Severino, bem vindo ao blog!
      Siceramente (e infelizmente) não tive este problema nas ocasiões onde trabalhei com o PhilCarto. Gostaria de poder lhe ajudar.
      Poste sua dúvida lá no fórum do Geo.NET (http://www.geoprocessamento.net/), pode ser que alguém que tenha passado por isso possa te dar alguma idéia de como resolver.
      Um Abraço!

  9. emanol messias disse:

    ótimo site de instruções. você está de parabens.NOTA 10

  10. [...] This post was mentioned on Twitter by Luís Carlos Madeira, Anderson Medeiros. Anderson Medeiros said: PhilCarto – Um Programa de Cartomática http://andersonmedeiros.wordpress.com/2010/06/23/philcarto-programa-cartomatica/ [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo