PostgreSQL Prático: E-book Gratuito em Português

E-book Gratuito em Português: PostgreSQL Prático

O PostgreSQL é um robusto sistema de gerenciamento, armazenamento e acesso aos dados em um banco, com a finalidade de tornar ágil e eficiente a manipulação da base. Lendo esta postagem você conhecerá um livro digital, gratuito, para aprender mais sobre esse programa para banco de dados.

E-BOOK POSTGRESQL PRÁTICO EM PORTUGUÊS

O e-book, publicado em português, tem o título: PostgreSQL Prático. O livro está disponível desde setembro de 2006 e é baseado na versão 8.4.1 do PostgreSQL.

ClickGeo: Cursos de Geotecnologias

Embora hoje estejamos em versões bem mais recentes do programa, esse manual poderá ser muito útil em seus estudos sobre banco de dados com software livre.

PostgreSQL Prático: E-book Gratuito em Português

O conteúdo inclui, entre outros, os seguintes tópicos: instalação do PostgreSQL, criação e exclusão de bancos, esquemas, tabelas, views, constraints, Data Definition Language (DDL), Data Manipulation Language (DML), metadados, administração, etc.

DOWNLOAD DO E-BOOK SOBRE POSTGRESQL

Como citado acima, o livro também está disponível para download gratuito. Para baixar o arquivo PDF, clique no link a seguir. São 161 páginas de muita informação!




O que acharam desta dica? Já conheciam este livro digital? Deixem seus comentários, por favor!

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Comentários via Facebook

comments

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

9 Resultados

  1. handrei petersen disse:

    Bom noite Anderson. Achei muito pratico a forma como voce descreveu para fazer a importacao de um arquivo .txt. Ja o apliquei !!

    Mas a minha dúvida é a seguinte: existe uma tabela de usuario e de clientes. Sendo que uma aponta para a outra com o foreign key. Em suma não consigo eliminar os registros. Ja tentei os seguintes comandos (abaixo), alguns dão erros tecnios outros nao possuim o efeito esperado.
    Estou com o postgres 9.2. Voce poderia me dizer como eu posso desabilitar todas as chaves para que eu possa eliminar os registros sem fazer a verificação da integrade relacional ? É possivel isto ?

    Desde já agradeço.

    –ALTER TABLE task DISABLE trigger ALL;
    –SET FOREIGN_KEY_CHECKS=false ;
    –SET FOREIGN_KEY_CHECKS=0;
    –ALTER TABLE fr_usuario DISABLE KEYS;
    –SET FOREIGN_KEY_CHECKS=0; TRUNCATE fr_usuario; SET FOREIGN_KEY_CHECKS=1;
    –SET FOREIGN_KEY_CHECKS=false; TRUNCATE fr_usuario; SET FOREIGN_KEY_CHECKS=true;
    –SET CONSTRAINTS ALL DEFERRED;

  2. Carlos Augusto disse:

    Parabéns pelo site e obrigado pela dica

  3. Gean Carlos disse:

    Bom dia anderson, primeiro eu te parabenizo pelo seu trabalho, eu estou fazendo meu trabalho de TCC na faculdade e gostaria de colocar este livro como referencial bibliografico mas os dados estão incompletos, por favar me mande os dados ou mesmo a referencia pronta para qeu eu possa colocar no meu trabalho, obrigado.

  4. Lucas Alexandre disse:

    Bom dia Anderson.

    Muito bom esse material, como todos que você posta.
    Abraço e parabéns pelo trabalho.

  5. karl disse:

    opa!

    Não consegui fazer o download do PDF, não sei se não é problema no servidor deles..
    Vc tem como me mandar por e-mail?

    Obrigado!

    Karl

    karlkoerner@gmail.com

  6. Lucas disse:

    Pode contar comigo.
    Qual o nome do novo?
    Abraço!

  7. Lucas disse:

    Muito bom esses conteúdos Anderson.
    Abraço e obrigado pela força.

    • Anderson Medeiros disse:

      Obrigado Lucas por seu comentário. Fique atento. Nos próximos dias irei lançar o novo blog, fora do .wordpress.com. Espero conta com seus comentários no novo espaço, dando sugestões e outras contribuições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *