QCAD – Um Software Livre para CAD

A sigla CAD vem do inglês Computer-Aided Design, ou traduzindo Desenho Auxiliado por Computador. Existem muitos programas proprietários para CAD, entre os mais conhecidos estão o AutoCAD e o MicroStation.

Hoje irei apresentar 4 características de um software livre para CAD – O QCAD. A empresa responsável por programa é a RibbonSoft.

O QCAD É:

  1. Um sistema multiplataforma disponível para ambiente Linux, MacOS, e Windows;
  2. Gera e reconhece os arquivos com a extensão DXF um padrão de intercâmbio dos softwares de CAD;
  3. A interface do Qcad é intuitiva e amigável;
  4. Permite a geração de todas as entidades em 2D normais aos softwares de CAD.

O projeto QCAD começou em outubro de 1999. Você pode fazer download da versão gratuita do CAD clicando aqui.

Para acessar a página oficial do projeto QCAD, clique nas figuras no topo desta postagem. Para mais informações sobre o programa baixe o manual de referência do usuário (Em português).

Para ampliar seu conhecimento sobre nosso tema de hoje, leia também:

Você já conhece nosso perfil no Twitter (@ClickGeo)? Siga para saber de todas as novidades do mundo das Geotecnologias!

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Willame Medeiros disse:

    Meu querido parabéns pelo blog, gostei muito, que bom que existem pessoal como você com a vontade enorme de compartilhar conhecimento!!!

  2. Outra boa notícia que recebi hoje foi o anúncio da versão para linux do DraftSight, um CAD muito bom, com linguagem em português e um estilo muito parecido com o famosãoCAD. É gratuito mas não open source, porém uma ótima alternativa pra quem trabalha com .dwg e .dxf, além de gerar bons resultados diretamente em .pdf, fica ai a dica.

    • Opa! Obrigado por mais essa. Pode confiar que quando preparar a postagem, creio que semana que vem, citarei seu nome.
      Aquele Abraço!

  3. O QCad faz milagres! Bom, isso que muitos usuários linux acham. Por muito tempo me serviu muito bem, porém tem suas limitações e o projeto (versão gratuita) encontra-se estagnado. Talvez como uma forma de solucionar isso e impulsionar o desenvolvimento do QCad aberto surgiu o LibreCAD (CADuntu) baseado no próprio CAD da Ribbonsoft. A versão disponível deste software é muito semelhante ao QCad em sua versão paga e com os mesmos poderes. A diferença agora é que há pessoas com vontade de melhorá-lo e de maneira open source. Mais sobre o LibreCAD está na página do projeto http://www.librecad.org. Abraços

    • Olá Arlindo, tudo bem?
      Bem vindo ao blog e muito obrigado por seu comentário. Vou divulgar numa postagem sobre o LibreCad, obrigado pela dica.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *