QGIS: Apostila de SIG do IBGE

QGIS: Apostila de SIG do IBGE

É muito bom observar cada vez mais órgãos públicos fazendo bom uso de softwares livres para Geoprocessamento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) é um excelente exemplo neste sentido. Tanto é assim que foi publicado um excelente trabalho sobre uso do Quantum GIS (QGIS) relacionado com o processo de coleta de nomes geográficos. O material está disponível para download.

ASPECTOS PRÁTICOS DA COLETA DE NOMES GEOGRÁFICOS

Como parte do material didático utilizado no Programa Anual de Treinamento – PAT, de 2010, promovido pelo IBGE, foi elaborada uma apostila com o título destacado acima. No material é dado ênfase à importantes conceitos na área de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e ao uso do QGIS.

Eu achei particularmente interessante a explicação dada no primeiro capítulo onde é feita a delimitação das diferenças entre SIG e CAD (Desenho Auxiliado por Computador, no inglês). Quanto à parte prática podemos dizer que é praticamente um manual de uso do Quantum GIS, onde são apresentados aspectos básicos sobre o aplicativo e suas ferramentas para manipulação de dados geográficos, inclusive daqueles oriundos de receptores GPS.

Recomendo que leia também: IBGE – Revista Ponto de Referência

DOWNLOAD APOTILA DE QUANTUM GIS

A versão do programa utilizada nos exemplos é o QGIS 1.5.0 Tethys. O e-book está no formato PDF e possui um total de 97 páginas.

A pesquisa e elaboração do material didático foi feita por Claudio João Barreto dos Santos, Luís Antônio Xavier, Márcia de Almeida Mathias, e Rafael Balbi Reis. Um trabalho muito bem feito, com toda certeza.

QGIS: Apostila de SIG do IBGE

Para fazer o download gratuito da apostila, utilize o link abaixo:

TUTORIAIS, DICAS E MANUAIS DO QUANTUM GIS

Navegando aqui em nosso site você encontrará um amplo leque de dicas de tutoriais e materiais sobre o QGIS, tanto para acesso online como para download. Apenas para citar alguns exemplos, destam-se entre as postagens mais acessadas relacionadas com este tema:

Fiquem atentos! Em breve publicaremos mais artigos sobre este software de SIG notável, que é o Quantum GIS. Agora conto com seus comentários referentes ao nosso tema de hoje.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

3 Responses to QGIS: Apostila de SIG do IBGE

  1. André Dicatti disse:

    Olá. Primeiro parabéns pelo site. Sou novato no assunto, mas gostaria de saber o seguinte. Trabalho em uma usina e temos os mapas de todas as fazendo no AutoCad, tem como amarrarmos uma planilha a esses mapas e gerar resultados de pesquisas no mapa? Por exemplo, dentre todas as áreas dá usina quero que pinte no mapa geral apenas as áreas que estão entre 0 e 5 km e que tiverem 12 meses de idade (data do último corte ou plantio – data atual). Desde já agradeço, grande Abraço.

    Dicatti

  2. ELIEZER disse:

    olá anderson bom dia acompanho suas publicações que já me ajudaram muito nesta caminhada de se tornar um profissional de SIG, baixei um arquivo shp do brasil. que está com as coordenadas geograficas graus decimais EPSG:4326, porém preciso converter ou visualizar em GMS para o piloto de helicoptero sobrevoar as areas de cana da bunge com o presidente da empresa , estou realizando o trabalho no QGIS , se voce puder me ajudar mais uma vez eu agradeço

  3. José disse:

    Saudações professor,
    sempre acompanho os artigos aqui contigo e com o professor Jorge também.
    Como sou iniciante no geoprocessamento,cada dica por mais simples acaba sendo valiosa. Algumas fizeram evoluir um bocado o trato das informações georáficas dos relatórios que apresento na fundação onde trabalho.
    Quanto ao artigo, estou paquerando o QGIS há um tempo mas ainda não consegui me livrar daquele privado mais famoso qual acabamos usando pirata. Ele parece ser mais veloz e.. na verdade sou fã desse negócio de software livre mas sou fraco de informática. mas o meu trabalho exige, vou levando na marra e já me dei conta da utilidade dessa grande ferramenta e de que não terei como escapar dessa. (Sorte a minha. Geoprocessamento é massa!)
    Ainda não fiz nada com o qgis mas já tenho a versão 1.7.4 baixada e vou estudar essa apostila de hoje. Agradeço mais essa ajuda do site. Espero um dia poder retribuir a vocês esse excelente serviço social. Ciência livre! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo