Como fazer Separação de Bandas RGB no QGIS

Como fazer a Separação de Bandas RGB no QGIS

Em determinadas situações surge a necessidade de realizar a separação ou divisão das bandas espectrais de uma composição colorida RGB. O QGIS possibilita realizar este procedimento de forma simples e adequada através de um dos muitos algoritmos adicionado ao programa através de sua integração com o SAGA GIS. Neste tutorial vamos aprender como trabalhar com esta operação.

SEPARAÇÃO DE BANDAS ESPECTRAIS COM QGIS

Para aprender como gerar uma composição colorida no ambiente do QGIS, não deixe de ler o seguinte tutorial:

Agora vamos explicar o procedimento inverso ao ensinado no tutorial indicado acima [Temos um outro tutorial sobre este mesmo tema, veja: Separação de Bandas Espectrais pela Calculadora Raster].

Imagine a seguinte situação: Temos uma composição colorida RGB – 432, conforme ilustrada abaixo numa visualização no QGIS. Nossa intenção é gerar novos arquivos matriciais por meio da extração das bandas espectrais que formam a imagem composta.

Composição Colorida RGB no QGIS

Acesse o menu: Processamento →  Caixa de Ferramentas.

QGIS: Divisão de Bandas Espectrais - Menu Processamento (Sextante)

Na caixa que será aberta na lateral direita da interface do QGIS, pesquise pela palavra Split e escolha a opção Split RGB bands, como mostrado na figura abaixo. Execute o comando com um duplo clique.

Processamento (Sextante) no QGIS

Na janela que será aberta indique em Input layer qual é a camada da composição colorida (neste exemplo, Composicao_RGB). Nos três campos seguintes indique como e onde serão gravados os arquivos das bandas individuais (apenas salvos em memória ou de forma permanente).

Para este exemplo, nomeamos, respectivamente, as camadas como Banda_R, Banda_G e Banda-B. Não esqueça de marcar a opção de carregar na tela cada arquivo de saída gerado. Por fim, clique em Run.

QGIS: Divisão de Bandas Espectrais

A imagem a seguir exemplifica o resultado obtido. Na tela é possível visualizar a Banda R, que corresponde a banda 4 usada na composição colorida anterior.

Como fazer a Separação de Bandas RGB no QGIS

O que acharam do tutorial? Já conheciam este processo? É importante lembrar que é importante que o usuário verifique depois do processo se as imagens geradas estão de acordo com o esperado, analisando suas propriedades espectrais.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasPara aprender mais sobre QGIS e processamento digital de imagens, acesse as seguintes dicas:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *