QGIS: Combinar Geometrias usando o SAGA

QGIS: Combinar Geometrias no usando Ferramenta SAGA

A dica deste tutorial é simples, mas muito prática. Aprenderemos como utilizar os algoritmos do SAGA integrados ao QGIS para unir, ou seja, combinar diferentes arquivos vetoriais em uma única camada nova. Este recurso faz uso das ferramentas que ficam disponíveis no QGIS através de sua instalação completa ou avançada.

UNIR FEIÇÕES USANDO FERRAMENTA DO SAGA

Temos um tutorial em vídeo sobre União de Camadas Vetoriais, mas por um outro método, que está disponível em nosso Canal no Youtube. Quer receber nossas atualizações de vídeo? Inscreva-se gratuitamente!

Tenha em mente que o método que iremos apresentar aqui não é o único disponível para união de feições. Inclusive, já temos um tutorial que ensina um outro caminho para atingir este objetivo. Confira:

Nesta ocasião, vamos considerar inicialmente 5 (cinco) camadas do tipo shapefile que representar municípios adjacentes, da região metropolitana de João Pessoa/PB (veja a imagem abaixo). Nossa intenção é unir estes dados em um único arquivo vetorial.

Combinar Geometrias no usando Ferramenta SAGA

Acesse o menu Processar → Caixa de Ferramentas.

Na caixa que será aberta, navegue até encontrar a opção destacada na imagem abaixo ou use a opção de busca para encontrar as ferramentas relacionadas com o termo “Merge” ou mesmo o nome completo do módulo: “Merge layers“.

SAGA: Merge Layers

Na janela a seguir, clique sobre o ícone com indicação de reticências, destacado na imagem abaixo.

Combinar Geometrias no usando Ferramenta SAGA

Será aberta uma nova janela onde você deve selecionar apenas os nomes das camadas que deseja unir. Neste exemplo selecionamos todos os 5 layers. Depois, clique em OK.

Merge no QGIS Usando Ferramenta do SAGA

Note que agora no parâmetro Input Layers indica que o número de elementos a ser unidos.

Em seguida, em Merged Layer clique no ícone em forma de reticências (como na imagem abaixo) e escolha se o resultado da operação será gravado em um arquivo temporário ou permanente.

QGIS: Combinar Geometrias

Para este tutorial, escolhemos gravar o arquivo de forma permanente numa pasta, como ilustrado na figura. Por fim, clique em Run.

QGIS: Combinar Geometrias no usando Ferramenta SAGA GIS

O resultado da operação de união de layers está exemplificado na imagem abaixo. Agora você pode exercitar os procedimentos deste tutorial utilizado seus dados geográficos que precisam ser combinados.

Tutorial de QGIS: Combinar Geometrias no usando Ferramenta SAGA GIS

Já conheciam este método de combinação de dados vetoriais? Temos outros materiais sobre este tipo de atividade e outras relacionadas com o QGIS. Confira:

Aguardamos os seus comentários.

feedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *