Spatial Join: Unir Atributos por Localização no QGIS

Spatial Join: Unir Atributos por Localização no QGISO recurso de junção ou união espacial (spatial join) de atributos é um interessante recurso para gestão de dados geográficos vetoriais e suas tabelas com informações alfanuméricas. Neste tutorial iremos considerar um exemplo prático sobre como unir tabelas pela localização espacial no ambiente do software livre QGIS. Certamente esta dica será muito útil para diversos de nossos leitores, pois ela aborda uma dúvida bastante comum.

Este tutorial é um Guest Post, elaborado por Leonardo Figueiredo de Meneses, graduado em Geografia pela UFPB (2006) e em Tecnologia Em Geoprocessamento pelo IFPB (2007). É Mestre em Engenharia Urbana pela UFPB (2007). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal da Paraíba – Campus Litoral Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento aplicado a estudos ambientais, tecnologias de mapeamento de áreas e estudos sobre geodiversidade e geoconservação.

UNIÃO DE ATRIBUTOS A PARTIR DA LOCALIZAÇÃO

Imagine a seguinte situação: Temos duas camadas, uma com a divisão do Estado do Acre (do tipo polígono) em seus 22 municípios e um conjunto de 60 pontos representando a localização de casos de determinada doença ao longo desta região região geográfica (veja a imagem).

Caso queira realizar os passos deste tutorial como exercício, baixe os dados geográficos clicando aqui (32 KB).

Spatial Join no QGIS

Na tabela de atributos da camada Acre temos duas colunas, uma com o nome do estado e outra que contém o nome dos municípios (NOME_MUN). Na tabela da camada Ocorrencias_Doenca temos apenas um código identificador (ID) para cada um dos pontos.

Nossa demanda é importar, por assim dizer, os nomes dos municípios presentes na tabela da camada Acre como uma nova coluna na camada Ocorrencias_Doenca, para que possamos consultar em qual cidade ocorreu determinado caso de doença.

Spatial Join no QGIS

É interessante que este é um recurso básico e nativo do QGIS, não é necessário instalar nenhum complemento nem fazer uso da integração com outros programas.

Acesse, como ilustrado na imagem abaixo, o menu VetorGerenciar dados → Unir atributos por localização.

Spatial Join: Unir Atributos por Localização no QGIS

Em Camada vetorial alvo, indique a camada para onde deseja que os dados tabulares sejam copiados (neste exemplo, Ocorrencias_Doenca). Indique a camada vetorial usada como base para importação dos dados (camada Acre).

Escolha o local onde os novos dados gerados serão salvos e execute a ferramenta clicando em OK.

Unir Atributos por Localização no QGIS

Para o exemplo em questão, chamados a camada de saída de Spatial_Join (shapefile). O QGIS perguntará de você deseja carregar imediatamente o dado processado.

QGIS

A imagem abaixo mostra um exemplo de visualização da camada pontual gerada após o processo de união de atributos por localização.

Spatial Join: Unir Atributos por Localização no QGIS

Para conferir o resultado, veja a tabela de atributos da camada pontual. Note na imagem abaixo que na tabela da camada Spatial_Join temos agora as colunas NOME_UF e NOME_MUN, originárias da camada Acre.

Spatial Join: Unir Atributos por Localização no QGIS

Você entendeu a aplicabilidade desta funcionalidade oferecida pelo QGIS? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

Como dicas extras, recomendo que não deixe de ler as seguintes matérias onde há destaque para outros trabalhos desenvolvidos pelo autor deste tutorial:

Sobre o QGIS, creio que seja significativo consultar também os seguintes tutoriais que publicamos anteriormente no site:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Renato disse:

    Oi Anderson,
    Tenho uma dúvida quando envolve polígono com polígono. Acaba que as vezes a informação que é trazida é de um polígono adjacente, porém não o correto. Já se deparou com esse tipo de join e como resolver de forma automática?

    abs

  2. André Brunckhorst disse:

    Caro Anderson, grato pelo tutorial, bastante útil.
    No caso de ter dois shapes de polígonos, por exemplo, “imóveis rurais” e “municípios”. Quero unir na tabela de atributos dos “imóveis rurais” o atributo “nome do município”.
    No caso do imóvel rural sobrepor dois municípios, tem como ele adicionar o nome dos dois na tabela?

  3. Débora Helena disse:

    Boa tarde!

    Quando uso essa ferramenta, aparece que o SRC não é transmissivel. Oq seria isso?

  4. Welington disse:

    Grande Anderson, salvou mais uma!
    Muito obrigado!

  5. F.Silva disse:

    Estávamos aqui com uma grande demanda, e esse tutorial resolveu nossos problemas.
    Obrigado e parabéns!

  6. sadeck disse:

    Esse função é uma mão na roda na hora de agregar valor a um dado específico.

    Bom Tuts!

  1. […] Neste tutorial iremos considerar um exemplo prático sobre como unir tabelas pela localização espacial no ambiente do software livre QGIS.  […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *