Como Reclassificar Dados Raster no QGIS

Cursos de Linux - 100% Online

16 Responses

  1. Ivan disse:

    Anderson,
    Muito útil o tutorial, parabéns.
    Tenho usado as imagens SRTM para trabalhos em escala regional (município, bacia hidrográfica, por exemplo), mas minha dúvida é se posso utilizá-las em trabalhos em nível de propriedade rural? Qual a melhor maneira de gerar mapas de declividade para propriedades usando o QGIS?
    Muito obrigado.
    Att,
    Ivan

  2. Abraão Alves disse:

    Mais uma vez me ajudando com trabalhos do escritório. Excelente material. Obrigado!!!

  3. diego morroni disse:

    olá anderson, moro na cidade de cananeia- litoral sul de são paulo. meu grande problema é que minha cidade está em dois fusos o 23 e o 22.

    trabalho com o gvsig. recentemente recebi imagens aerofotogrametricas da secretaria estadual de planejamento daqui. estão no datum sirgas2000 e em utm 23 sul e 22 sul. gostaria de saber se preciso abrir dois projetos no GVSig( um em cada fuso) pra poder visuar meu município por inteiro. ou se ha alguma transformação nos raster que eu devo fazer?

    grato

  4. Edson Fumio Kuwakino disse:

    Seus tutoriais tem sido uma forte referencia nos meus trabalhos.
    Parabéns e obrigado por sua dedicação

  5. Fred Ribeiro disse:

    Olá Helder, muito bom e prático o seu tuto.

  6. Patrick S. Leite disse:

    Estou fazendo os exercícios da apostila do INCRA versão 5.0 e na reclassificação eu venho sentindo dificuldade. Tentei pelo processo da calculadora raster, consegui apenas um nível de classificação, mesmo excluindo e adicionando novamente, como a apostila recomenda, não obtive sucesso. Pelo r.reclass também não consegui, aparece uma mensagem de erro

    ascii codec can’t encode character u”\xed in position 61: ordinal not in range(168)

    gostaria de alguma informação a respeito.
    Obrigado

    • Hélder disse:

      Olá Patrick,

      Quanto à tentantiva do mapa de declividade pela apostila, certifique-se que você converteu o Sist. de Coord. da imagem para Coord. Planas e que a Declividade foi calculada em percentuais, utilize a fórmula como na apostila e deverá funcionar.

      Quanto à tentativa pelo Sextante, certifique-se que o Sextante está corretamente instalado e configurado: http://andersonmedeiros.com/2012/04/04/extensao-sextante-para-quantum-gis/ e verifique se as observações que eu fiz anteriormente também foram feitas.

      Um detalhe é que para que o plugin do GRASS pelo Sextante funcione adequadamente precisa ter instalado o GRASS no seu computador e configurado o “SEXTANTE options and configuration”.

      Quanto ao erro específico não sei te dizer o que ele significa.

      Espero ter ajudado,

  7. Harlan Rodrigo disse:

    Perfeito tutorial!

  8. Leonardo Melo disse:

    Helder, parabéns pelo seu tutorial e ao Anderson por abrir este espaço para divulgação deste material tão rico em informações.
    Já adicionei o post aos meus favoritos e baixei o PDF.
    Abraço!

    • Obrigado Leonardo. Em breve teremos muitas novidades aqui no site. Aguarde!

      • Hélder Gramacho disse:

        Olá Leonardo,

        Obrigado, fico feliz que o tutorial tenha sido útil.
        Obrigado também ao Anderson pela oportunidade.

        Abraço a todos!

        AgroHélder

  1. […] Para criar as classes de declividade tomaremos como base o tutorial criado pelo perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Hélder Gramacho dos Santos, publicado no blog QGIS Brasil e republicado no blog ClickGeo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo