QGIS: Reclassificação de Dados Raster com Sextante + GRASS

Reclassificacao no QGIS

Dois dos complementos mais interessantes do software Quantum GIS (QGIS) são os que permitem sua integração com a extensão Sextante e com o módulo do GRASS, que tornam esse programa bastante completo em termos de algorítmos para tratamento da informação geoespacial.

Confira neste tutorial como realizar a reclassificação de dados raster com estas ferramentas.

Este é um Guest Post. O tutorial foi elaborado por Hélder Gramacho dos Santos. Natural de Salvador/BA. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliações e Perícias de Imóveis Rurais, Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais, Manejo e Conservação do Solo, Geotecnologias aplicadas ao estudo de imóveis rurais, softwares para Sistema de Informações Geográficas (SIG) de licença livre, como o QGIS.

RECLASSIFICAR DADOS RASTER

A criação do complemento que permite acessar o Sextante através do QGIS foi uma ótima surpresa, foram adicionados vários módulos com centenas de algoritmos que irão facilitar muito a nossa vida. Entre eles destaca-se o módulo do GRASS com o algoritmo de reclassificação de dados raster r.reclass; até então, o usuário que quisesse reclassificar dados raster teria que utilizar a Calculadora Raster do GDAL Tools o que nem sempre é uma tarefa fácil para muitos usuários. Sendo assim, neste tutorial mostraremos como realizar a reclassificação de dados raster usando o algoritmo r.reclass.

Aprenda a Trabalhar com AutoCAD 2D e 3D com Cursos Online

Como ponto de partida você poderá fazer o download de uma imagem radar SRTM-TOPODATA com as informações de altitude. Não sabe como fazer isso? Veja a dica em:

Para este tutorial escolhi o arquivo 16_495ZN e adicionei o raster ao QGIS. Será necessário instalar e ativar o plugin GDAL Tools que aparecerá como o menu Raster na barra de menus.

Altere o Sistema de Coordenadas de Geográficas para UTM 22S SIRGAS 2000, (caso tenha escolhido outro raster, altere para o fuso correspondente) através do menu Raster > Projeções > Trocar Projeção, e ajuste os parâmetros na janela que será aberta, de acordo com na figura abaixo.

Trocar Projeção

Em seguida calcule a declividade através do menu: Raster > Análise > MDE (Modelo Digital de Elevação). Preencha a tela que irá aparecer com as informações de acordo com a figura abaixo:

Menu MDE

MDE

Por padrão, a declividade é calculada em graus. Como precisamos dela em porcentagem, não se esqueça de marcar a caixa “Declividade expressa em porcentagem ao invés de graus”. Feito isso clique no botão “OK” e o raster de declividade em percentual será criado e carregado na tela.

Para a elaboração de mapas de declividade, frequentemente esta é dividida em classes que facilitam compreensão de como é o relevo da região, como a que é mostrada abaixo:

Classes de Declividade
Precisamos então definir com base nestas classes as regras que o algoritmo “reclass” utilizará para realizar o fatiamento do raster de declividade. Copie o texto abaixo para um arquivo do bloco de notas e salve como “Classes_declividade”.

0.0000 thru 2.0000    = 1    PLANO (0-2%)
2.0001 thru 5.0000    = 2    SUAVE ONDULADO (2-5%)
5.0001 thru 10.0000    = 3    MODERADAMENTE ONDULADO (5-10%)
10.0001 thru 15.0000    = 4    ONDULADO (10-15%)
15.0001 thru 45.0000    = 5    FORTE ONDULADO (15-45%)
45.0001 thru 70.0000    = 6    MONTANHOSO (45-70%)
70.0001 thru 100.0000    = 7    ESCARPADO (70-100%)
100.0001 thru 150.0000  = 8    AREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (>100%)
end

Em seguida instale e ative o plugin do Sextante. Após isso, observe que no painel do Sextante do lado direito da sua tela existe um campo para a busca de algoritmos, digite reclass e aparecerá no módulo do GRASS o algoritmo “r.reclass”, clique duas vezes sobre o mesmo para que a janela onde faremos a reclassificação seja aberta.

r.reclass

Preencha com as informações de acordo com a figura abaixo:

Janela r.reclass

Observe que no primeiro item “input” deve indicar o raster com a declividade calculada em percentuais; no segundo item “rules” você deve indicar o caminho onde salvou o arquivo do bloco de notas com as regras para o fatiamento das classes de declividade e finalmente no terceiro item “output” deve indicar o nome do raster que será criado e a pasta onde será salvo.

Clique em “OK”, para que seja criado e adicionado o raster com os pixels reclassificados de 1 a 8, para conferir você pode clicar com o cursor de informação sobre o raster e verificar o valor do pixel como na figura abaixo:

Identificar Resultados

O que acharam do tutorial? Gostaram? Alguma dúvida? Deixem seus comentários e se desejarem entrar em contato com o autor deste material, Helder Gramacho, poderão fazê-lo também pelo e-mail: agrohelder@gmail.com.

DOWNLOAD DO TUTORIAL

Este tutorial está disponível para download na versão PDF, no site oficial da comunidade brasileira do QGIS. Clique no link abaixo para baixar o arquivo.

Agradecemos mais uma vez ao Helder por sua contribuição com nosso site, e com a inteira comunidade open source GIS. Ficamos aguardando seus comentários, leitor, sobre este tutorial.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

14 Responses to QGIS: Reclassificação de Dados Raster com Sextante + GRASS

  1. Abraão Alves disse:

    Mais uma vez me ajudando com trabalhos do escritório. Excelente material. Obrigado!!!

  2. […] Para criar as classes de declividade tomaremos como base o tutorial criado pelo perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Hélder Gramacho dos Santos, publicado no blog QGIS Brasil e republicado no blog ClickGeo. […]

  3. diego morroni disse:

    olá anderson, moro na cidade de cananeia- litoral sul de são paulo. meu grande problema é que minha cidade está em dois fusos o 23 e o 22.

    trabalho com o gvsig. recentemente recebi imagens aerofotogrametricas da secretaria estadual de planejamento daqui. estão no datum sirgas2000 e em utm 23 sul e 22 sul. gostaria de saber se preciso abrir dois projetos no GVSig( um em cada fuso) pra poder visuar meu município por inteiro. ou se ha alguma transformação nos raster que eu devo fazer?

    grato

  4. Edson Fumio Kuwakino disse:

    Seus tutoriais tem sido uma forte referencia nos meus trabalhos.
    Parabéns e obrigado por sua dedicação

  5. Fred Ribeiro disse:

    Olá Helder, muito bom e prático o seu tuto.

  6. Patrick S. Leite disse:

    Estou fazendo os exercícios da apostila do INCRA versão 5.0 e na reclassificação eu venho sentindo dificuldade. Tentei pelo processo da calculadora raster, consegui apenas um nível de classificação, mesmo excluindo e adicionando novamente, como a apostila recomenda, não obtive sucesso. Pelo r.reclass também não consegui, aparece uma mensagem de erro

    ascii codec can’t encode character u”\xed in position 61: ordinal not in range(168)

    gostaria de alguma informação a respeito.
    Obrigado

    • Hélder disse:

      Olá Patrick,

      Quanto à tentantiva do mapa de declividade pela apostila, certifique-se que você converteu o Sist. de Coord. da imagem para Coord. Planas e que a Declividade foi calculada em percentuais, utilize a fórmula como na apostila e deverá funcionar.

      Quanto à tentativa pelo Sextante, certifique-se que o Sextante está corretamente instalado e configurado: http://andersonmedeiros.com/2012/04/04/extensao-sextante-para-quantum-gis/ e verifique se as observações que eu fiz anteriormente também foram feitas.

      Um detalhe é que para que o plugin do GRASS pelo Sextante funcione adequadamente precisa ter instalado o GRASS no seu computador e configurado o “SEXTANTE options and configuration”.

      Quanto ao erro específico não sei te dizer o que ele significa.

      Espero ter ajudado,

  7. Harlan Rodrigo disse:

    Perfeito tutorial!

  8. Leonardo Melo disse:

    Helder, parabéns pelo seu tutorial e ao Anderson por abrir este espaço para divulgação deste material tão rico em informações.
    Já adicionei o post aos meus favoritos e baixei o PDF.
    Abraço!

    • Obrigado Leonardo. Em breve teremos muitas novidades aqui no site. Aguarde!

      • Hélder Gramacho disse:

        Olá Leonardo,

        Obrigado, fico feliz que o tutorial tenha sido útil.
        Obrigado também ao Anderson pela oportunidade.

        Abraço a todos!

        AgroHélder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo