Comparação entre SGBD com Extensão Espacial

Quem trabalha com Geoprocessamento sabe que existe uma certa “rivalidade” bastante salutar entre programas computacionais de mesmo foco, ocorrendo isso tanto entre os sistemas comercializados e como com os open source. Por exemplo, muito se discute sobre qual é o “melhor” ou mais completo servidor de mapas para internet quando se compara o MapServer com o GeoServer.

No que se refere ao ramo de banco de dados (BD) com extensões geográficas os nomes mais citados em debates em geral são Oracle Spatial, PostgreSQL/PostGIS e MySQL Spatial. Hoje quero deixar como dica de leitura um interessante artigo que compara esses e outros módulos espaciais desenvolvidos para BD.

Há tempos que eu estava procurando esse artigo para indicar a sua leitura. O título da matéria é SGBD com Extensão Espacial e Sistemas de Geoinformação: Um Casamento Perfeito.

SGBD COM EXTENSÃO ESPACIAL E SIG

Os autores são Cleber H. Melo e Márcio A. de M. Guerra. O artigo foi publicado em 2005, na Revista Fonte. De lá para cá muita coisa mudou, os programas evoluiram, mas não deixa de ser um material interessante para consulta e pesquisa.

BDG

O artigo descreve as arquiteturas básicas para se implementar a gerência de dados em sistemas de informação geográfica (SIG) apresentando um estudo comparativo bastante interessante. Para fazer o download clique no link abaixo:

Como você poderá perceber, mesmo após a comparação o artigo não dá um veredicto sobre qual extensão é melhor. Na sua opinião, qual é a aplicação mais madura para banco de dados geográficos? Você costuma trabalhar com qual ou quais delas? Deixem seus comentários sobre o assunto nos comentários!

ARTIGOS SOBRE BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS

Matérias relacionadas com nosso tema de hoje:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 respostas

  1. Olá Anderson, tudo bem? Estou fazendo Mestrado em Ciência da Computação, linha de pesquisa Banco de Dados Geográficos/Espaciais e trabalhei com todos estes BDs que você citou e com o MS SQLServer da Microsoft. Na minha opinião todos estão bastante evoluídos, mas gosto muito do MS SQLServer pois já realizo o Geoprocessamento no próprio BD, sem precisar de uma ferramenta de terceiros. Abraço. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: