Descrição Técnica do Formato Esri Shapefile

Esri Shapefile

O shapefile é o formato vetorial mais amplamente utilizado no mundo inteiro. Você provavelmente já utilizou por inúmeras vezes este formato que foi originalmente desenvolvido pela empresa Esri, criadora do ArcGIS. Você sabia que há um documento oficial produzido por esta desenvolvedora que detalha a descrição técnica do shapefile? Sempre é bom ter este documento em mãos (mesmo que em meio digital) para uma consulta que se fizer necessária.

ARCGIS – O SOFTWARE DESKTOP GIS DA ESRI

O primeiro software para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) que ofereceu suporte ao shapefile foi, logicamente, o ArcGIS. Separamos abaixo alguns links que podem lhe ajudar a começar a construir ou ampliar seus conhecimentos sobre este programa:

Hoje o formato shapefile é suportado por diversos programas de Geoprocessamento, como o Quantum GIS, SuperGIS, gvSIG, entre tantos outros.

CONHEÇA MELHOR O FORMATO SHAPEFILE

É digno de nota que o shape é considerado praticamente um formato universal, embora já esteja defasado tecnologicamente e não seja mais a melhor opção de armazenamento de dados geográficos em estruturas vetoriais (Dica: Pesquise sobre bancos de dados geográficos).

Descrição Técnica do Formato Esri Shapefile

Faça o download do material (34 páginas) elaborado em 1998 pela Esri, utilizando o link abaixo:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

4 Responses to Descrição Técnica do Formato Esri Shapefile

  1. Anderson

    Desenvolvi uma aplicação no Google e sei como criar um KML (pt,Linha e area), estudei esse formato.

    Mas tenho que salvar esse KML gerado na página em SHP.

    tem algum “pgm” que posso adicionar/ativar na página para fazer isso, assim eu posso salvar na pasta em SHP.

    Ou seja converter KML em SHP na própria página

    Obrigado antecipadamente

    abçs

    Gilson

  2. Maurílio Queirós Nepomuceno disse:

    Se o formato shapefile está defasado, qual seria então o melhor formato para substitui-lo e porque?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo