Faça Download de Shapefiles dos Continentes, Estados e Países

Download Shapefiles

Quem trabalha com Geoprocessamento sabe bem da importância de sempre utilizar dados confiáveis, de qualidade e isso vale também para os dados geográficos.

Nesta matéria você conhecerá um um site onde se pode fazer gratuitamente o download de shapefiles dos continentes, estados e países do mundo inteiro (ou pelo menos de boa parte dele)!

DOWNLOADS DADOS GEOESPACIAIS

Download de Shapefiles dos Continentes, Estados e PaísesEsta dica foi publicada originalmente no excelente blog Geobrainstorms, que entre seus autores conta com nosso amigo Murilo Cardoso. Como o Murilo bem comentou, estes arquivos são interessantes, por exemplo, se você precisa montar um mapa de localização da sua área mapeada.

Para acessar direto a página você pode clicar aqui.

Não é necessário fazer qualquer cadastro para realizar o download, basta simplesmente indicar o nome do continente, país ou estado (se disponível) e clicar no botão download que fica ao lado da caixa correspondente, conforme destacado na figura abaixo.

Download shapefiles

O que acharam da dica de hoje? Deixem seus comentários e aproveitem para ler também outras postagens relacionadas com este assunto, por exemplo:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo. Atualmente trabalha como pesquisador no Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Cursos de Linux - 100% Online

20 Responses to Faça Download de Shapefiles dos Continentes, Estados e Países

  1. MARCIO VIEIRA SILVA disse:

    Anderson,
    Gostaria que enviasse shape do semiárdo brasileiro.
    Caso seja possível, shapefile enviar do nordeste ou indicar alguma fonte para baixá-lo.
    Agradeço!

  2. Stanrley Peixoto disse:

    Boa noite!

    Desculpa a demora no retorno. Vi sim Anderson, e revi agora novamente e suas colocações. Infelizmente ainda sem sucesso.

    Att.

  3. Futi Pedro dos Santos disse:

    oI. pessoal, será que poço contar com ajuda vosso para dar-me dicas de como devo fazer para baixar shape files das localidades e estradas de angola?

  4. Murilo Cardoso disse:

    Pessoal…. Encontrei a solução quanto ao problema dos shapes que não estão sendo acessados. Fiz uma atualização que pode ser acessada aqui (http://geobrainstorms.wordpress.com/2011/01/18/continente-paises-e-estados-shape/) onde se pode baixar os shapes de Continentes, Regiões, Países e Estados do mundo.

    Abraços

  5. kerlen disse:

    Ok Anderson!
    Vou dar uma olhada com calma.
    Muito Obrigada!

  6. kerlen disse:

    Sim Anderson,

    Estou precisando de alguns países…. Conhece outro site que disponha para baixar?

  7. kerlen disse:

    Anderson,
    Alguma resposta em relação ao download das shapes?

  8. Dascostas Damba disse:

    GOstei imenso desta forma de apresentar, de quando em vez, as dicas do Quantum GIS. Gostaria que apresentassem o Tutorial de Q GIS para facilitar a aprendizagem dos principiantes neste software!

    Nós em Angola estamos nos adaptando a estas tecnologias e, pouco a pouco, estamos adaptar a nossa forma de fazer o Mapeamento em Quantum GIS copiaco

    Grato – Davi Mbangui

  9. Murilo Cardoso disse:

    É, realmente não esta funcionando. Deve ser problema no servidor deles.

  10. Eric disse:

    Oi,

    tentei fazer o download mas não responde. Fiz a prova com diferentes browsers (Firefox, IE e Chrome) sem succeso.

    • Pessoal, realmente é estranho.
      Esta postagem estava agendada há alguns dias. Antes de publicar eu baixei os shapefiles normalmente.
      Vou entrar em contato com os responsáveis pelo site.
      Abraço!

  11. Luis disse:

    Não descarrega as shapes
    cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo