SocialMap: Como Unir o Foursquare, ArcGIS Online e o Facebook? – Parte 3

SocialMap III

Continuamos com a série sobre o SocialMap e a integração das Geotecnologias com as Redes Sociais. Na primeira parte aprendemos a exibir dinamicamente os nossos Check-ins do Fousquare no ArcGIS Online. Na segunda parte aprendemos como integrar o Mapa e Check-ins à uma página do Facebook.

Como obter os mesmos dados do Foursquare e visualiza-los no ArcGIS for Desktop 10.1?

Este é um Guest Post. O tutorial foi elaborado por Luiz Amadeu Coutinho, Geógrafo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em SIG e Sensoriamento Remoto pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente trabalhar como Consultor de Soluções GIS na Sinfic Angola. Além disso é autor do website Geoinformação Online e participante ativo da comunidade GIS nas Redes Sociais.

Caso não tenha uma licença do ArcGIS for Desktop 10.1, não se preocupe, você pode utilizar o uma versão de avaliação, o ArcGIS Explorer que é inteiramente gratuito ou mesmo uma excelente solução Opensource como o QuantumGIS (links no fim do texto).

DOWNLOAD DO KML

Volte na sua página de Feeds do Foursquare e faça download do arquivo KML com a quantidade que desejar, lembre-se que por padrão, o Foursquare apenas exibe os últimos 25 check-ins.  Se tem dúvidas sobre como fazer isso, leia a parte 1 desse tutorial.

IMPORTAR KML PARA ARCGIS FOR DESKTOP

Com o ArcMap aberto, abra a caixa Search e pesquise por “KML”, sem aspas. Serão listados os comandos do ArcToolbox para arquivos KML.

Search
Abra a Toolbox KML to Layer. Na caixa Input KML Layer você deve inserir o KML que fez download no passo anterior.

Em Output Location escolha a pasta onde serão armazados os dados. Escreve “My_Checkins” em Output Data Name ou aceite o nome padrão.

Clique em OK para executar a ferramenta (clique na imagem abaixo para ver ampliado).

KML2Layer
Os dados foram convertidos para uma Geodatase criada na pasta indicada no Output Location e adicionados ao ArcMap com a Simbologia padrão do formato KML.

GDB Output

ALTERAR A SIMBOLOGIA DO FOURSQUARE NO ARCGIS DESKTOP

Como eu quero apresentar uma Simbologia que tenha mais a ver com o Tutorial, resolvi buscar um Ícone muito comum para quem usa o Foursquare, na página da empresa.

Visite a página – https://foursquare.com/about/logos e salve em seu computador a imagem “icon-16×16.pngicon-16x16.

No ArcMap, clique sobre o Símbolo do Pin para abrir o Symbol Selector e em seguida clique em Edit Symbol.

Symbol Editor
Em Type escolha Picture Marker Symbol, e no botão Picture, procure a imagem “icon-16×16.png” (já mostrada acima). Clique em OK para confirmar, altere o tamanho da imagem caso necessário.

Icon ArcMap

UTILIZAR UM BASEMAP DO ARCGIS ONLINE

Como meus check-ins estão localizados em 3 continentes diferentes, precisamos de um mapa de fundo. Podemos utilizar os Basemaps do ArcGIS Online diretamente no ArcGIS for Desktop.

Para isso basta clicar na seta ao lado do Botão Add Layer e escolha Add Basemap… e escolha o Basemap que preferir. Lembre-se que você precisa ter conexão a internet para carregar o Basemap.

BaseMapEscolha um BaseMap, clique em OK.

BaseMap Layers

Basemap Result

Navegue pelo mapa para ver o resultado com mais detalhes. Dica utilize o Botão HTML-Popup para exibir os atributos de cada Check-in.

HTML POPUP
COMPARTILHAR O MAPA NO ARCGIS ONLINE

Uma interessante maneira de partilhar um mapa direto do ArcGIS for Desktop para o ArcGIS Online ou mesmo para enviar por email, é com a utilização do Map Package.

Clique no Menu File > Share as > Map Package.

A janela Map Package é exibida. Escolha Upload Package.

Upload Package

Em Item Description preencha as informações requeridas.

Upload Package

Você pode clicar no Botão Analyze no topo da janela para que ArcMap analise seu mapa antes da publicação.

Caso não encontre nenhum erro clique na opção Sharing e faça Login com sua conta do ArcGIS Online, caso tenha criado alguma.

Login AG online

Escolha Everyone (Public) ou Members of these groups, caso queria partilhar apenas com um grupo de membros previamente escolhidos. Clique então no Botão Share para efetuar o upload do Map Package.

Share PublicSe tudo correu bem, você verá a imagem a seguir.

Pronto agora seu mapa aparece no ArcGIS Online e pode ser baixado por qualquer pessoa para visualização no ArcGIS for Desktop ou mesmo no ArcGIS Explorer.

Um Map Package funciona como um arquivo .zip e guarda todo o conteúdo do seu mapa em um único arquivo, desde à simbologia até os atributos, escala, etc.

Para abrir um Map Package, após o download,  basta arrasta-lo para dentro do ArcMap ou utilizar a Toolbox Extract Map Pachage (Pesquise na caixa Search, por “Package” para encontra-la).

Extract Package

LINKS COM EXEMPLOS

LINKS DE APLICATIVOS CITADOS QUE PODEM LER ARQUIVOS KML

Dúvidas e comentários são bem-vindos, espero que tenham gostado deste tutorial. Fiquem à vontade para baixar a versão em PDF deste tutorial.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

5 Responses to SocialMap: Como Unir o Foursquare, ArcGIS Online e o Facebook? – Parte 3

  1. […] Continuamos com a série sobre o SocialMap e a integração das Geotecnologias com as Redes Sociais. Na primeira parte aprendemos a exibir dinamicamente os nossos Check-ins do Fousquare no ArcGIS Online.  […]

  2. simon disse:

    interessante o seu post, o problema é que o que eu quero é mais complexo. eu quero pegar os check ins de vários usuários em uma determinada área para analisar o comportamento de consumo do consumidor a partir das suas rotas, eu já vi que dá pra exportar listas para kml, mas e como conseguir os vários check ins e qual check in o usuário fez depois em um intervalo de tempo?

  3. [...] Continuamos com a série sobre o SocialMap e a integração das Geotecnologias com as Redes Sociais. Na primeira parte aprendemos a exibir dinamicamente os nossos Check-ins do Fousquare no ArcGIS Online.  [...]

  4. [...] Continuamos com a série sobre o SocialMap e a integração das Geotecnologias com as Redes Sociais. Na primeira parte aprendemos a exibir dinamicamente os nossos Check-ins do Fousquare no ArcGIS Online.  [...]

  5. [...] Continuamos com a série sobre o SocialMap e a integração das Geotecnologias com as Redes Sociais. Na primeira parte aprendemos a exibir dinamicamente os nossos Check-ins do Fousquare no ArcGIS Online.  [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo