41 Comments

Softwares Livres para CAD

Muitos ainda confundem os conceitos que constituem a diferença entre um software de CAD e um software de SIG (Sistemas de Informações Geográficas). Você entende a diferença? Em resumo, os programas de CAD são focados em ferramentas para desenho. Aqui iremos apresentar uma definição de programas de CAD e indicar alguns programas open source ou gratuitos deste nicho.

O QUE É UM SOFTWARE DE CAD

A própria sigla CAD  destaca o objetivo do software. Ela vem do inglês computer-aided design, que significa desenho auxiliado por computador. Para entender as características dos programas para SIG, leia a seguinte matéria:

Os nomes mais comentados no universo CAD são ainda de softwares proprietários, principalmente o AutoCAD e o MicroStation. Mas isso logicamente não significa que são as únicas boas opções existentes.

DraftSight

Esta postagem é fruto de uma sugestão do leitor Arlindo Corrêia que publicou em uma das postagens um comentário indicando algumas das soluções livres e/ou gratuitas para CAD com as quais ele tem mais contato. Vamos conhecer as principais alternativas neste sentido.

QCAD

QCAD

O QCAD é um dos mais conhecidos softwares gratuitos para CAD. Seu projeto começou em outubro de 1999, mas como o Arlindo comentou, anda um tanto estagnado. Já fiz uma breve apresentação sobre ele nesta postagem.

O programa está disponível para as plataformas Linux, Mac OS, e Windows. A versão para Linux é totalmente gratuita podendo ser executada livremente. Já a versão para Windows é encerrada a cada seção de 10 minutos (com um certo limite máximo de seções de uso).

A geração e reconhecimento de arquivos DXF ocorre sem maiores problemas. Você pode fazer download da versão gratuita do CAD clicando aqui. Para mais informações sobre o programa baixe o manual de referência do usuário (em português).

LIBRECAD

LibreCAD

O LibreCAD é distribuido sobre os termos da licença GNU/GPL. Ele gera, suporta e permite alterações em diferentes formatos de arquivos CAD em 2D. Ele é baseado no já citado QCAD.

Apesar de ser um projeto bem recente, ainda em suas primeiras versões, o LibreCAD está disponível já em diversos idioma. A comunidade é bastante ativa e seu desenvolvimento vem se mostrando consistente. Mais detalhes e download na página oficial.

DRAFTSIGHT

O DraftSight é o último de nossa lista. Este não é open source mas é de uso livre, gratuito. Recentemente teve sua versão para sistema Linux liberada.  Trabalha com arquivos DWG e DXF e gera produtos diretamente em PDF.

Você pode baixar o DraftSight no site oficial, clicando aqui. Já neste PDF você pode encontrar informações sobre os requisitos para instalação no linux. A interface pode ser configurada para o português.

Recomendo que leia também o artigo Qual é o melhor CAD livre? Escrito por Rodrigo Rodrigues da Silva.

Vocês já conheciam todos estes programas? Conhece outro software de CAD livre e/ou gratuito que poderia entrar na lista? Deixem seus comentários.

Também não deixem de conhecer o Dxf2xyz, um interessante conversor de dados altimétricos no formato CAD para texto.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Cursos de Linux - 100% Online

41 comments on “Softwares Livres para CAD

  1. Excelente software o DraftSight, show de bola.

  2. Anderson,

    Muito bons e elucidativos, os seus posts.

    Amigo, gostaria, se possível, de uma pequena ajuda.
    Estou querendo comprar o QCAD, que abre direto arquivos dwg dxf. O que não consigo com o LibreCAD, que ainda estou estudando.

    Seria possível dizer-me algo a respeito do LibreCad(no aspecto abertura e manuseio direto de arq. DWG?

    Poderia me informar a quem devo me dirigir para adquirir uma licença do QCad?

    Grato

    JoséVictor

  3. Olá anderson, parabés pelo site e pelos serviços prestados a comunidade.
    Estou avaliando opções de GIS Livre ja fez alguma avaliação da ferramenta MapWindow GIS, tem algum review sobre esta ferramenta?

    Desde já agradeço pela disponibilidade.

    Att,

    Jorge Campelo

    • Oi Jorge, como vai?
      Nunca trabalhei com o MapWindow GIS, dos que tenho vivência, indico o QGIS.
      Qualquer coisa, entre em contato.
      Abraço!

  4. Bom dia Sr. Arlindo, sou geógrafo e fiz uma especialização em Geoprocessamento aqui na UFRN, mas o curso ficou muito a desejar.As instalações eram precárias, computadoes velhos e vários sem programas Gis.gostaria de saber se existe algum programa Gis na rede grátis para que eu possa treinar mais um pouco esta ferramenta.

  5. Atualmente tenho utilizado um software alternativo chamado Cadian.
    Muito bom e com preço favorável ao mercado brasileiro. Vale a pena

  6. Boa tarde Anderson. Muito boas suas dicas.
    Já trabalho com o DraftSight a algum tempo, mas tive que desinstalá-lo e agora retornei a instalar, é um programa muito bom, eu me adaptei bem com ele. Mas estou com um problema nessa última instalação. Simplesmente não consigo mais desenhar coisa alguma, não sei se é alguma configuração de meu computador, mas o fato é que está instalado no mesmo computador de antes e eu não consigo executar uma linha sequer, na verdade o desenho é criado sÓ que fica invisível, ao fazer uma seleção das entidades elas aparecem com aqueles pontos azuis e tracejada, já relatei esse fato em outros fóruns, mas até agora nada me ajudou.

    • Olá José! Será que a layer não está configurada com a linha na mesma cor que a da sua área de trabalho? Experimenta criar uma layer em, por exemplo, cor vermelha e faça o teste. Se for isto, é preciso que vc abra o arquivo Standart.dwt e configurar no menu pop-up, na janela de cores, onde está escrito “by layer”. Selecione a cor que deseja, salve e feche o arquivo. Agora, todo desenho novo que fizer, a cor de linha default será a que vc definiu no arquivo standart.dwt.

      Espero poder ter lhe ajudado.

      Abraço

      Ricardo

  7. Quem tiver interesse pode consultar essa lista: http://alternativeto.net/tag/cad/?license=free

  8. Olá Anderson! Eu, após ter lido aqui sobre o Draft Sight, resolvi baixa-lo. Eu usava uma versão do Autocad com tapa-olho, perna de pau, gancho e papagaio no ombro (Se é que me entende). Um dia, ela resolveu não funcionar mais. Eu tinha urgência por conta do trabalho e pesquisando, achei este site e sua dica do Draft Sight. Fiquei bem entusiamado. Ele é bem semelhante ao Autocad. É claro, não idêntico, mas muito parecido, inclusive nos comandos. Uso mais linha de comandos. O leitor que desejar baixar o Draft Sight, com um pouquinho de boa vontade e paciência, não sentirá falta do Autocad. E ele lê até arquivos das ultimas versões do Autocad. Estou usando na empresa que eu trabalho. O melhor, sem “tapa-olho”! Valeu pela dica.

    • Realmente o Draft é muito bom se usarem a versão em Ingles melhor ainda, porem existem algumas peculiaridades mas nada que não viabilize seu uso.
      Fez uma ótima escolha Ricardo.

      • Olá,

        Instalei o DraftSight para no windows XP. Contudo, o ponteiro do mouse não aparece na tela de desenho, a não ser quando clico. Desinstalei, baixei novamente, reinstalei. Com o mesmo resultado.

        O que poderá ser?

        Grato
        Victor

  9. Bom dia Arlindo
    sabe aonde posso encontrar algum software para desdobramento de caldeiraria alem do caldsoft que seja gratuito (obrigado)

  10. Olá Anderson, por favor me ajude a entender uma coisa. Quando você diz: “software gratuito” quer dizer exatamente o que?
    A origem da minha dúvida não é se preciso pagar para usar para fins pessoais, mas se posso comercializar projetos desenvolvidos nessa ferramenta.
    Queria entender se eu desenvolver um projeto no draftsight, e vende-lo para meu cliente, não precisarei pagar por isso.
    Grato

    • Oi Bruno, como vai?
      Você pode vender o projeto sim. O que você não pode é vender o programa, como se fosse o dono da licença dele.
      Entendeu?
      Abraço!

  11. Já viu o NanoCad,….

  12. Olá Anderson se puder de uma olhada na ferramenta “Solid Edge 2D Drafting” desenvolvida pela Siemens ferramenta bem simples pode ser encontrada neste endereço(http://www.plm.automation.siemens.com/en_us/products/velocity/solidedge/free2d/index.shtml) testei e bem simples se assemelha em seu uso ao Microstation versões mais antigas, a interface é bem limpa e intuitiva.
    Vale a pena dar uma olhada.

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho.

  13. Prezado Anderson,
    Antes de mais nada,parabéns peço site. Boas matérias e dicas. Aproveitando-me da ocasião,como trabalho com vetorização de dados cartográficos para construção de bases urbanas para SIG e com tratamento de imagens raster e de satélites,gostaria de saber se existe programa stand-alone para esta finalidade já que o top (AutoDesk Raster Design) trabalha “debaixo” do AutoCAD.
    Um abração.
    Artur Fonseca

  14. Bom dia.

    Queria saber se o soft ZWCAD da QiCAD se vale a pena comprar,se é bom.

    Obrigado.

    Aguardo resposta.

    Paulo Cunha.

    • Paulo,
      Sinceramente não conheço estes programas ao ponto de poder fazer uma avaliação.
      Abraço!

    • Sobre as ferramentas questionadas, depende de sua objetivo de uso, conheço a ZWCAD é uma ferramenta, relativamente estável e diria bastante parecida ao AutoCAD no critério interface e comandos com algumas ressalvas porem, porem não saberia dizer sobre a robustez (capacidade de manipulação de grande quantidade de dados vetorias) desta ferramenta pois fiz análises da mesma para fins básicos, porem analisando custo beneficio e suporte é uma opção interessante.

      Espero ter ajudado.

      Parabéns ao Anderson Medeiros pelo Site é um dos melhores na categoria.

      Jorge Campelo

  15. Anderson, socorro!

    Por favor, me ajude, na hora de salvar em PDF, usando Draftsight, dá mensagem Erro de PDF 2001c. O q faço?
    Sheila Figueiredo

    • Sheila, recomendo que você instale o aplicativo gratuito PDF Creator [http://pdfcreator.softonic.com.br/]. Assim a exportação deve dar certo. Abraço!

  16. Perhaps the Open SIG Software is very mature, even better than the privative, the CAD is so far to be.

  17. Boas, Pessoal

    Agora tem mais um, e este é mesmo muito bom e livre “SOLID EDGE 2D”

    http://www.cadflow.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=58&Itemid=115

    • Obrigado pela dica Virgilio, eu não conhecia este programa.
      Notei que no link que você passou a noticia é de 2009, mas vou pesquisar mais sobre esse programa.
      Forte abraço e agradeço pelo comentário bem oportuno.

  18. interessante o post, nunca tinha ouvido falar em um software livre para CAD, vou procurar saber mais

  19. Olá. Descobri este site numa busca sobre o LibreCAD e verifiquei que aqui há muito material para pesquisa. Estarei sempre o acompanhando. Obrigado e parabéns pela iniciativa.

  20. Bom dia, Não comsigo imprimir no DraftSight, É uma limitação do programa ou é só uma questão de configuração?

    Um Abraço,

  21. Otimas dicas pra quem quer sair da pirataria.

    • É verdade Rodrigo. Embora como qualquer software estes programas tenham limitações, estão melhorando a cada versão.
      Obrigado por seu comentário.
      Grande Abraço!

  22. Parabéns pelo conteúdo Anderson. Essa é uma lacuna que aos poucos vai sendo preenchida e as opções que surgem são cada vez melhores. Abraços

    • Olá Arlindo! Muito obrigado, mais uma vez por sua indicação que gerou este post.
      Aproveito para incentivar os demais visitantes para fazer seus comentários com sugestões de temas.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta: Portal ClickGeo