Como Gerar Perfis de Elevação no QGIS (Profile Tool)

Como Gerar Perfis de Elevação no QGIS (Profile Tool)

Este tutorial ensina como gerar perfis de elevação no QGIS usando o plugin Profile Tool. Esta operação é útil, por exemplo, quando se deseja ter uma visão geral da variação de relevo/elevação de uma determinada área.

O PLUGIN PROFILE TOOL E OS DADOS DE ENTRADA

Você já está sabendo do Workshop de Geoprocessamento com Software Livre? Será um evento 100% Gratuito que será realizado dias 23 – 31 de Janeiro de 2017. O Software QGIS terá grande destaque nas aulas online. Confira os detalhes clicando no banner abaixo:

Workshop de Geoprocessamento com Software Livre

O primeiro passo, logicamente, é instalar o plugin Profile Tool. O procedimento para realizar a instalação já foi explicado em um outro tutorial de nosso blog (acesse aqui).

Você pode usar como dados de entrada os arquivos raster que tenham dados das cotas, ou seja, que sejam Modelos Digitais de Elevação (MDE). Uma dica especial sobre isso está disponível no link abaixo:




Neste exemplo estamos trabalhando com o arquivo que está ilustrado na tela abaixo.

Gerar Perfis de Elevação no QGIS

Depois da instalação do complemento Profile Tool você poderá acessá-lo pelo menu Complementos → Profile Tool → Terrain Profile.

Como exemplificado na imagem abaixo você pode ativar esta ferramenta clicando no ícone que estará disponível na barra de ferramentas.

Gerar Perfis de Elevação no QGIS (Profile Tool)

Será aberto um painel na área inferior da tela do QGIS, como demonstrado na figura a seguir.

Veja que ela é composta basicamente de uma região para plotagem de um gráfico do lado esquerdo e uma lista de camadas raster na direita. A camada matricial que deixamos selecionada será adicionada na lista de camadas.

Geração de Perfis de Elevação no QGIS (Profile Tool)

Observe no painel onde há escrito “Selection“. Deixe escolhida a opção Temporary polyline. Depois, dê um clique com o botão esquerdo do mouse para iniciar o desenho de uma linha temporária. Para encerrar o traçado, clique duas vezes com o mesmo botão.

Você poderá observar em seu computador que na barra de status (no canto esquerdo) do QGIS vão aparecendo as instruções de como criar o perfil.

Quando terminar o desenho da linha (vermelha na tela abaixo), como já explicado acima, o gráfico é renderizado e o QGIS mostra o perfil.

Como Gerar Perfis de Elevação no QGIS (Profile Tool)

Na figura a seguir você poderá conferir “mais de perto” como fica o gráfico do perfil.

Profile Tool: Como Gerar Perfis de Elevação no QGIS

Você já conhecia esta ferramenta? Nos links abaixo você vai ter acesso a mais dicas sobre uso do QGIS relacionado à manipulação de dados de elevação:

O que achou desta dica? Por favor, deixe seu comentário sobre este tutorial!

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Elias Alves da Silva Junior disse:

    Muito boa ferramenta, costumo utilizar em programas de topografia, quanto mais conheço, mais utilizo o QGIS como substituto para outros programas, inclusive de topografia, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *