Geoestatística e Sensoriamento Remoto na Agricultura

Geoestatística e Sensoriamento Remoto na Agricultura

A agricultura é uma dos ramos de atividade humana que interessa a praticamente todos nós. Afinal, todos precisamos nos alimentar dos seus produtos. Isso faz com que a agricultura seja um dos mais amplos nichos de aplicação prática das Geotecnologias. Veja nesta matéria alguns comentários sobre uma Tese de Doutorado envolvendo Sensoriamento Remoto e Geoestatística no contexto  da agronomia.

SENSORIAMENTO E GEOESTATÍSTICA NA AGRONOMIA

A tese de doutorado com o título Geoestatística, simulação estocástica e Sensoriamento Remoto na Estimativa de Produção do Café Conilon é uma excelente dica de leitura para quem quer entender melhor a aplicação das tecnologias do Geoprocessamento na agronomia.

Cursos de GeoprocessamentoO autor, Waylson Zancanella Quartezani, teve por objetivo estimar e simular a produção de café maduro por meio de técnicas Geoestatísticas e de Sensoriamento Remoto (SR). Foram usadas imagens de satélite para a predição da produção e determinação de áreas de incerteza.

Mapas dos Índices de Vegetação usados como dados secundários

No tocante a aspectos conceituais o trabalho apresenta fundamentos em SIG, comportamento espectral e índice de vegetação, variogramas, krigagem, simulação estocástica, aplicação do Geoprocessamento na cafeicultura, variabilidade espacial, entre outros.

TESE SOBRE GEOTECNOLOGIAS NA AGRICULTURA

Para fazer o download gratuito desta publicação científica, publicada em 2012, clique no link abaixo.

O programa escolhido para análise geoestatística foi o geoMS. O Idrisi foi empregado para o pré-processamento da imagem de satélite e para os cálculos de índices de vegetação. A parte gráfica visual dos mapas e modelo digital de elevação da malha irregular, foram construídos nos programas Surfer.

Para aprender mais sobre Sensoriamento, Geoestatística e Agricultura, leia as seguintes matérias:

Aguardamos os seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Consultor em Geotecnologias, graduado em Geoprocessamento. Instrutor de diversos cursos, presenciais e online, sobre Geotecnologias com Softwares Livres com ênfase em QGIS, gvSIG, PostgreSQL/PostGIS, MapServer e i3Geo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *